Pressão alta ou baixa: como diferenciar os sintomas?

Atualizado em janeiro 2024

Uma forma de diferenciar os sintomas de pressão alta ou de pressão baixa é que, na pressão baixa, é mais comum sentir-se fraco e com a sensação de desmaio, enquanto que na pressão alta é mais frequente sentir palpitações ou uma dor de cabeça persistente.

Porém, a forma mais eficaz de diferenciar é mesmo medir a pressão arterial em casa, utilizando um aparelho eletrônico, ou na farmácia.

Na presença de sinais e sintomas frequentes e possivelmente indicativos de pressão alta ou baixa, é importante que o cardiologista ou clínico geral seja consultado para que seja feito o diagnóstico e seja possível iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de pressão alta e baixa

Os sintomas que podem ajudar a distinguir a pressão alta da pressão baixa incluem:

Sintomas de pressão alta Sintomas de pressão baixa
Visão dupla ou embaçada Visão turva
Zumbido nos ouvidos Boca seca
Dor na nuca Sonolência ou sensação de desmaio
Dor de cabeça persistente Fraqueza
Palpitação Respiração rápida, pulso fraco e baixo

Existem ainda casos em surge sensação de desmaio, mas que está associada a uma queda dos níveis de açúcar no sangue, sendo facilmente confundida com uma queda de pressão. Veja como como diferenciar pressão baixa da hipoglicemia.

Veja, no vídeo a seguir com o Dr. Ronaldo Gismondi, como medir a pressão arterial:

youtube image - Sintomas de PRESSÃO ALTA e o que fazer para controlar

Como saber se é pressão alta ou baixa

Além de avaliar os sintomas, é importante medir a pressão arterial para saber se está alta ou baixa:

Para saber se a sua pressão arterial está normal ou alta, por favor insira os dados na nossa calculadora:

mmHg
Erro
mmHg
Erro

O que fazer em caso de pressão alta

Em caso de pressão alta, deve-se tomar um copo de suco de laranja e tentar se acalmar, pois a laranja ajuda a regular a pressão por ser diurética e rica em potássio e magnésio. Caso se esteja tomando algum remédio para pressão alta prescrito pelo médico, deve-se tomá-lo.

Se após 1 hora a pressão ainda continuar alta, ou seja, superior a 140 x 90 mmHg, é aconselhado ir ao hospital para tomar um remédio para baixar a pressão, pela veia.

O que fazer em caso de pressão baixa

Já nos casos de pressão baixa, é importante deitar em um local arejado e manter as pernas elevadas, afrouxar as roupas e elevar as pernas, de forma a aumentar a circulação do sangue para o cérebro e regular a pressão arterial.

Quando os sintomas de pressão baixa passarem, a pessoa pode levantar-se normalmente, no entanto, deve repousar e evitar fazer movimentos bruscos.