Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como diferenciar os sintomas de pressão alta e de pressão baixa

Uma forma de diferenciar os sintomas de pressão alta ou de pressão baixa é que, na pressão baixa, o indivíduo costuma sentir-se fraco e com a sensação que vai desmaiar, enquanto que na pressão alta é mais frequente sentir-se o coração a palpitar e dor persistente na cabeça.

Porém, a forma mais eficaz de diferenciar se está com sintomas de pressão alta ou com sintomas de pressão baixa é medir a pressão arterial. Caso a pressão arterial seja superior a 140 x 90 mmHg, a pressão está alta, por outro lado, se a pressão for inferior a 90 x 60 mmHg, a pressão está baixa. Saiba como medir corretamente a pressão arterial lendo o artigo: Como medir a pressão ou se preferir, assista:

Outros sintomas que podem ajudar a distinguir a pressão alta da pressão baixa incluem:

Sintomas de pressão altaSintomas de pressão baixa
Visão dupla ou embaçadaVisão turva
Zumbido nos ouvidosBoca seca
Dor na nucaSonolência

Desta forma, se o indivíduo apresentar dor de cabeça persistente, zumbido nos ouvidos ou palpitações no coração, provavelmente a pressão está alta. Porém, se apresentar fraqueza, sensação de desmaio ou boca seca, poderá estar com a pressão baixa.

O que fazer em caso de pressão alta

Em caso de pressão alta, o indivíduo deve tomar um copo de suco de laranja e tentar se acalmar, pois a laranja ajuda a regular a pressão por ser diurética e rica em potássio e magnésio. Caso o indivíduo tome algum remédio para pressão alta prescrito pelo médico, deve tomá-lo.

Se após 1 hora a pressão ainda continuar alta, ou seja, superior a 140 x 90 mmHg, o indivíduo deve ir ao hospital para tomar um remédio para baixar a pressão, pela veia.

O que fazer em caso de pressão baixa

Em caso de pressão baixa, o indivíduo deve deitar em um local arejado e manter as pernas elevadas, afrouxar as roupas e elevar as pernas, de forma a aumentar a circulação do sangue no cérebro e regular a pressão arterial.

Quando os sintomas de pressão baixa passarem, o indivíduo pode levantar-se normalmente, no entanto, deve repousar e evitar fazer movimentos bruscos.

Veja também: Como diferenciar pressão baixa da hipoglicemia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...