Como descolorir os pelos: passo a passo (e cuidados essenciais)

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
março 2022
  1. Como preparar o descolorante
  2. Passo a passo
  3. Opção natural com camomila 
  4. Cuidados essenciais

Para descolorir os pelos corretamente é fundamental escolher os produtos certos e de boa qualidade, respeitando o tipo de pele e a área do corpo a ser tratada. A água oxigenada volume 10 ou 20 e o pó descolorante são os produtos principais para descolorir os pelos, mas é possível acrescentar à preparação outros ingredientes, como produtos calmantes e hidratantes que vão suavizar a pele, deixando-a mais macia.

Apesar de ser um procedimento estético que não traz riscos à saúde, algumas pessoas podem apresentar irritação na pele e reações alérgicas, e por isso, é recomendado que, antes de aplicar o produto em todo o corpo, seja feito um teste de contato, que consiste em aplicar uma pequena quantidade do produto no antebraço e aguardar por 15 minutos e, caso não haja reações, é possível realizar o tratamento. 

A água oxigenada e o pó descolorante podem ser encontrados na farmácia e a proporção ideal é de 2 partes de água oxigenada para 1 de pó descolorante. O procedimento dura, em média, 30 minutos e pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, com exceção do rosto, sendo os braços, pernas, costas e barriga os locais em que é mais utilizado.

Como preparar o creme descolorante

Para preparar a receita do creme descolorante, é preciso alguns ingredientes:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de água oxigenada;
  • 1 colher de sopa de pó descolorante;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco orgânico.

Modo de preparo:

Misturar em um recipiente de plástico, limpo e seco, a água oxigenada volume 10 ou 20, o pó descolorante e o óleo de coco, até obter um creme homogêneo. É possível substituir o óleo de coco por 2 colheres de sopa de chá de camomila ou 1 colher de creme hidratante, por exemplo.

Antes de iniciar o tratamento é indicado aplicar uma pequena quantidade da mistura no antebraço e esperar 15 minutos. Caso não haja reações na pele, como vermelhidão, coceira ou surgimento de bolhas, o procedimento é seguro para realizar no corpo, com exceção do rosto e partes íntimas. 

Passo a passo para descolorir pelos em casa

Para descolorir os pelos em casa de forma correta, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Aplicar um óleo hidratante sobre a pele que se deseja descolorir por 2 dias antes do procedimento, para proteger a pele e diminuir o risco de irritação. Uma opção é o óleo de amêndoas doces ou de coco, por exemplo;
  2. Aplicar sobre a pele uma camada grossa da mistura descolorante, com um pincel de cerdas macias, e deixar agir por 30 minutos;
  3. Retirar todo o produto em um banho de água morna, com sabão neutro e sem esponjas de banho.

Para finalizar o processo e manter a saúde da pele, é recomendado fazer uma hidratação profunda sobre o local da descoloração, com óleo de coco ou amêndoas, por exemplo. Confira 5 receitas de hidratação natural para o corpo

Este procedimento também pode ser feito em clínicas de estética, e leva o nome de banho de lua, onde o esteticista realiza o processo em todo o corpo. Veja como é feito o banho de lua.

Opção natural com chá de camomila 

Uma opção natural para descolorir os pelos do corpo é o chá de camomila que, além de clarear os fios de forma gradual e proporcionar um efeito calmante, não agride a pele e a estrutura dos fios. 

O uso da camomila para descolorir o pelo é especialmente eficaz em fios de tom naturalmente mais claro. Conheça mais benefícios da camomila.

Ingredientes:

  • 1 xícara de flores secas de camomila ou 3/4 sachês de chá;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as flores secas de camomila à água fervente, tampar e deixar repousar até esfriar, durante aproximadamente 1 hora. Aplicar o chá, em temperatura ambiente, por toda a região que se deseja clarear, utilizando uma gaze limpa ou algodão e deixar atuar por 20 a 25 minutos. Em seguida, lavar o corpo com água morna e secar com uma toalha macia, sem esfregar o corpo. Esta técnica pode ser feita 1 vez por semana para potencializar e manter o clareamento dos fios do corpo.

Cuidados durante e após o procedimento

Para que se tenha o resultado esperado, é necessário ter alguns cuidados durante e após o tratamento. Esses cuidados incluem:

  • Misturar os ingredientes em um recipiente de plástico, pois isso mantém a qualidade dos produtos;
  • Evitar a exposição ao sol, durante o procedimento, além de não utilizar nada que possa acelerar o processo de descoloração, como secadores de cabelo ou papel alumínio;
  • Manter a rotina diária de hidratação da pele, além de não tomar banhos muito quentes ou usar buchas de banho muito firmes, pois após o procedimento a pele fica mais sensível e pode ressecar e se romper facilmente;
  • Respeitar o intervalo de 30 dias para realizar o tratamento novamente;
  • Observar se, após o procedimento, a pele permanece irritada ou com descamação. Se isso ocorrer, é recomendado procurar um profissional para avaliação da pele. 

Além disso, não é indicado o uso de água oxigenada pura, seguida da exposição do sol, pois pode provocar irritação e lesões na pele.

Gestantes e lactantes podem descolorir os pelos?

Mesmo que seja um procedimento simples, a descoloração dos pelos não é indicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando, sendo necessário tirar as dúvidas relacionadas a quais produtos se pode usar com o obstetra ou ginecologista. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).