6 dicas para aumentar a imunidade do bebê

Artigo de opinião

Algumas dicas importantes para aumentar a imunidade do bebê são amamentar exclusivamente a criança até os 6 meses, garantir o sono adequado e oferecer uma alimentação saudável.

Dar todas as vacinas conforme a orientação do pediatra, também é fundamental para aumentar a imunidade do bebê. Isso porque as vacinas estimulam a produção de anticorpos, ajudando o sistema imune a reconhecer e combater diversas doenças.

Leia também: Vacinas: para que servem, tipos e calendário de vacinação tuasaude.com/tudo-sobre-vacinas

Além disso, o sistema imunológico do bebê também fica mais forte ao entrar em contato com vírus e bactérias presentes normalmente nos ambientes, estimulando a produção de células de defesa.

Imagem ilustrativa número 2

Algumas dicas simples para aumentar a imunidade do bebê são:

1. Amamentar o bebê

Amamentar o bebê de forma exclusiva até os 6 meses e, quando possível, até os 2 anos ou mais, é uma boa maneira de aumentar a imunidade do bebê.

Isso porque o leite materno tem anticorpos, proteínas, probióticos, gorduras e glóbulos brancos que ajudam a reduzir o risco de infecções e doenças.

Leia também: Amamentação: o que é, benefícios, como amamentar e cuidados tuasaude.com/amamentacao

2. Dar todas as vacinas

Uma ótima forma de aumentar a imunidade do bebê e protegê-lo contra doenças graves é dar todas as vacinas, conforme a orientação do pediatra. Conheça o calendário de vacinação do bebê.

As vacinas preparam o organismo do bebê, estimulando a produção de anticorpos e ajudando, assim, o sistema imune a reconhecer e combater diversas doenças.

3. Garantir o sono adequado

Garantir o sono adequado ajuda a aumentar a imunidade do bebê, porque dormir horas suficientes de sono de qualidade favorece o equilíbrio das funções do sistema imunológico.

4. Oferecer uma alimentação saudável

Oferecer uma alimentação saudável, a partir dos 6 meses, é importante para aumentar a imunidade do bebê.

Alimentos como frutas, legumes, cereais integrais, leguminosas, laticínios e proteínas magras, são boas fontes de nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes, por exemplo, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico.

Da mesma forma, é importante evitar oferecer alimentos ultraprocessados, com adição de açúcar e gorduras saturadas ao bebê.

Leia também: Alimentação do bebê: 0 aos 12 meses tuasaude.com/alimentacao-do-bebe-dos-0-aos-12-meses

5. Manter uma higiene adequada

Outra forma simples de aumentar a imunidade do bebê é manter uma higiene adequada por toda a família.

Alguns hábitos de higiene adequados são: escovar os dentes, lavar as mãos após ir ao banheiro, antes de preparar as refeições e de comer, manter a casa limpa e higienizar os utensílios e roupas da criança.

6. Oferecer água

Para aumentar a imunidade do bebê a partir dos 6 meses, é recomendado também oferecer água ao longo do dia. Saiba quando dar água para o bebê.

A água participa do transporte dos glóbulos brancos, um composto do sangue que é responsáveis pelas defesas do organismo, ajudando, por isso, a evitar e combater infecções, doenças e alergias.