Como aplicar injeção intramuscular: passos, locais e dúvidas

outubro 2022

A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa e serve para administrar vacinas e alguns remédios, como o Voltaren ou o Benzetacil, diretamente no músculo.

Sempre que possível, a injeção intramuscular deve ser aplicada por um profissional de saúde, como um médico, enfermeiro ou farmacêutico, para garantir que a técnica é feita da forma mais correta.

Quando a injeção intramuscular é aplicada de forma errada pode atingir estruturas próximas, como nervos ou vasos sanguíneos, resultando em sintomas e complicações, como dor, alterações da pele, infecções e até paralisia.

Passo a passo da injeção intramuscular

Para aplicar uma injeção intramuscular devem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Passar uma gaze com álcool na pele no local da aplicação da injeção;
  2. Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo;
  3. Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega. No caso da aplicação da injeção no glúteo, deve-se inserir primeiro a agulha e só depois juntar a seringa;
  4. Puxar um pouco o êmbolo, para verificar se existe entrada de sangue na seringa. Caso isso aconteça, significa que se está dentro de um vaso sanguíneo e, por isso, é importante levantar ligeiramente a agulha e virar a sua direção um pouco mais para o lado, para evitar injetar o remédio diretamente no sangue;
  5. Empurrar o êmbolo da seringa lentamente enquanto se mantém a prega na pele;
  6. Remover a seringa e a agulha em um movimento único, desfazer a prega na pele e pressionar com uma gaze limpa durante 30 segundos;
  7. Colocar um band-aid no local da aplicação da injeção.

As injeções intramusculares, especialmente em bebês ou crianças pequenas, só devem ser aplicadas por um enfermeiro, farmacêutico ou médico treinados para evitar complicações graves, como infecção, abcesso ou paralisia.

Como escolher o melhor local

A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa, dependendo do tipo de medicamento e da quantidade a administrar:

1. Injeção no glúteo

Para saber qual o local exato da aplicação da injeção intramuscular no glúteo deve-se dividir o glúteo em 4 partes iguais e colocar 3 dedos, na diagonal, no quadrante superior direito, junto à interseção das linhas imaginárias, como mostra a primeira imagem. Desta forma é possível evitar ferir o nervo ciático que pode causar paralisia.

Quando administrar no glúteo: é o local mais utilizado na injeção de medicamentos muito espessos ou com mais de 3 mL, como Voltaren, Coltrax ou Benzetacil.

2. Injeção no braço

O local da injeção intramuscular no braço é o triângulo assinalado na imagem:

Quando administrar no braço: geralmente é usada para administrar vacinas ou medicamentos com menos de 3 mL.

3. Injeção na coxa

Para a injeção na coxa, o local de aplicação situa-se na parte lateral externa, um palmo acima do joelho e um palmo abaixo do osso da coxa, como mostra a imagem:

Quando administrar na coxa: este local de injeção é o mais seguro, pois o risco de atingir um nervo ou vaso sanguíneo é menor, e por isso deve ser o preferido para alguém que tem pouca prática em aplicar injeções.

O que acontece se a injeção for mal aplicada

A injeção intramuscular mal aplicada pode causar:

  • Dor intensa e endurecimento do local da injeção;
  • Vermelhidão da pele;
  • Diminuição da sensibilidade no local da aplicação;
  • Inchaço na pele no local da injeção;
  • Paralisia ou necrose, que é a morte do músculo.

Desta forma, é muito importante que a injeção seja aplicada, de preferência, por um enfermeiro, farmacêutico ou médico treinado, de forma a evitar estas complicações que, em casos graves, podem colocar em perigo a vida da pessoa.

Confira ainda algumas dicas para aliviar a dor da injeção:

Dúvidas comuns

A aplicação de uma injeção intramuscular pode levar ao surgimento de várias dúvidas:

1. O que fazer em caso de nódulo após a injeção?

O nódulo após a injeção intramuscular normalmente não é considerado um problema grave e tende a desaparecer em alguns dias sem necessidade de tratamento específico. 

No entanto, caso persista ou cause sintomas como, dor ou inchaço, é importante consultar um médico para avaliar a necessidade de um tratamento mais específico, que pode envolver antibióticos e analgésicos, por exemplo.

2. O que acontece se a injeção intramuscular pega um vaso?

Quando a injeção intramuscular pega um vaso pode causar complicações como sangramento, hematoma ou mesmo prejudicar a circulação de sangue. 

Além disso, quando a injeção de um medicamento é feita dentro do vaso, pode levar à destruição de tecidos e músculos próximos. Assim, nos casos mais graves, a injeção pode levar até a perda de um membro, embora seja raro.

Se existir suspeita de que a injeção foi feita num vaso, é aconselhado ir ao hospital.

3. O que fazer em caso de dor após a injeção intramuscular?

A dor após a injeção intramuscular tende a melhorar sem necessidade de tratamento específico, em poucos dias. No entanto, aplicar gelo, evitar esforços e movimentar o membro em que a injeção foi aplicada podem ajudar a aliviar o sintoma.

Caso a dor seja intensa ou acompanhada de outros sintomas, como perda da força ou sensibilidade e alterações da cor da pele, é recomendado procurar uma emergência para avaliação. 

4. Como escolher a agulha para injeção intramuscular?

A escolha da agulha para injeção intramuscular geralmente depende do tamanho da pessoa, idade e tipo de medicamento a ser aplicado:

 Medicamento aquosoMedicamento oleoso/suspensões
Crianças magras20 x 0,6 ou 0,7 mm20 x 0,8 mm
Crianças25 x 0,6 ou 0,7 mm25 x 0,8 mm
Crianças obesas30 x 0,6 ou 0,7 mm30 x 0,8 mm
Adultos magros25 x 0,6 ou 0,7 mm25 x 0,8 ou 0,9 mm
Adultos30 x 0,6 ou 0,7 mm30 x 0,8 ou 0,9 mm
Adultos obesos40 x 0,6 ou 0,7 mm40 x 0,8 ou 0,9 mm

5. A necrose pode acontecer quanto tempo após uma injeção?

O tempo até que a necrose inicie varia de acordo com a substância injetada e pode demorar até horas após a aplicação da injeção intramuscular. Em algumas pessoas, os sintomas indicativos de necrose podem se desenvolver em até 14 horas após a injeção, podendo ser notada dor intensa, pele azulada ou acinzentada e perda da força ou sensibilidade.

6. Quais os melhores locais para aplicar a injeção intramuscular?

Os locais mais adequados para a aplicação de uma injeção intramuscular são na região glútea, coxa ou braço, por possuírem uma maior concentração de músculo.  

A técnica correta para a aplicação da injeção varia de acordo com o local selecionado e ajuda a evitar complicações envolvendo vasos e nervos.

7. O que fazer caso a injeção afete um nervo?

Caso se suspeite de lesão em um nervo após a aplicação de uma injeção intramuscular é importante consultar um clínico geral ou neurologista. No entanto, se existir paralisia logo após a injeção, é recomendado procurar uma emergência.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Manuel Reis - Enfermeiro, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • UNISEPE. Manual de Procedimentos Básicos de Enfermagem. 2017. Disponível em: <https://portal.unisepe.com.br/fvr/wp-content/uploads/sites/10003/2018/02/Manual-de-Procedimentos-Básicos-de-Enfermagem.pdf>. Acesso em 21 out 2022
  • CDC. Possible Side Effects After Getting a COVID-19 Vaccine. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/expect/after.html>. Acesso em 21 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • SILCOCK, Rowena; CRAWFORD, Nigel W; PERRETT, Kristen P. Subcutaneous nodules: an important adverse event following immunization. Expert Review of Vaccines. Vol.18, n.4. 405-410, 2019
  • SHAH, Bhavik S. et al. An unfortunate injection. BMJ Case Rep. 2016
  • DEVULAPALLI, Cris et al. Inadvertent Intra-Arterial Drug Injections in the Upper Extremity: Systematic Review. The Journal of Hand Surgery. Vol.40, n.11. 2262-2268, 2015
  • STATPEARLS. Acute Compartment Syndrome. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK448124/>. Acesso em 20 out 2022
  • STATPEARLS. Intramuscular Injection. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK556121/>. Acesso em 20 out 2022
  • GEYIK, Sirma et al. Preventing Sciatic Nerve Injury due to Intramuscular Injection: Ten-Year Single-Center Experience and Literature Review. Turk Neurosurg. Vol.27, n.4. 636-640, 2017
  • SAFAVI-ABBASI, S; FEIZ-ERFAN, I; SHETTER, A. G. Neurolysis. Encyclopedia of the Neurological Sciences. 2.ed; 406-407, 2014
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • BENZETACIL: como diminuir a dor da injeção

    04:00 | 196150 visualizações