Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como acordar cedo e com mais disposição

Acordar cedo e com disposição pode parecer uma tarefa muito difícil, especialmente para quem enxerga as manhãs como sendo o final do tempo de relaxamento e início do dia de trabalho. No entanto, quando se consegue acordar dessa forma, o dia parece passar mais rápido e com uma sensação de leveza maior.

Assim, existem algumas dicas simples que podem melhorar a disposição logo pela manhã, tornando mais fácil acordar cedo e preparando qualquer pessoa para um dia mais feliz e cheio de energia.

Antes de dormir

A manhã deve ser preparada desde a noite anterior, principalmente para deixar a mente mais relaxada e com vontade de acordar. Para isso:

1. Faça meditação por 10 minutos

Como acordar cedo e com mais disposição

A meditação é um excelente método para relaxar no final do dia, criar paz interior e preparar a mente para o sono. Para meditar deve-se reservar pelo menos 10 minutos antes de dormir e fazê-lo em um espaço calmo e confortável, tornando o quarto numa ótima opção. Veja o passo-a-passo para fazer meditação.

Para quem não deseja fazer meditação, outra solução consiste em fazer uma lista dos problemas que estão criando ansiedade e guardá-la para ser resolvida no dia seguinte. Dessa forma, a mente não fica estressada, é mais fácil pegar no sono e relaxar durante a noite, permitindo ter uma melhor manhã.

2. Prepare a roupa para a manhã seguinte

Como acordar cedo e com mais disposição

Antes de ir dormir, lembre de planear e separar a roupa para o dia seguinte. Assim, é possível ter mais tempo livre na manhã seguinte e reduz o estresse de ter de fazer uma decisão logo na primeira hora após acordar.

Além disso, caso seja necessário passar roupa, existe mais tempo para essa tarefa na noite anterior do que durante a manhã, quando é preciso se preparar para sair de casa.

3. Pense em algo positivo

Como acordar cedo e com mais disposição

Além de tentar evitar pensar nos problemas que estão criando estresse e ansiedade, experimente pensar em algo positivo para fazer no dia seguinte, seja preparar um café da manhã delicioso, sair para passear no final do dia com os amigos ou fazer uma corrida logo pela manhã.

Assim, a mente acorda ansiosa por iniciar essas atividades que a fazem sentir bem, produzindo uma maior sensação de bem-estar e energia logo ao acordar.

4. Planeje o café da manhã

Como acordar cedo e com mais disposição

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, pois é a refeição que nutre e prepara o seu corpo para as primeiras horas de trabalho. No entanto, essa refeição muitas vezes é pensada apenas de manhã, quando se está correndo para preparar e sair de casa rápido, o que faz com que a refeição seja substituída por um lanche rápido e menos saudável, como leite com cereais ou biscoito com café, por exemplo.

Ao pensar no que vai comer antes de dormir, diminui o número de decisões logo pela manhã e faz com que a mente acorde pensando no que tem de fazer e na recompensa da comida. Confira 5 opções de café da manhã saudável.

5. Durma 7 a 8 horas

Como acordar cedo e com mais disposição

Tentar acordar cedo pela manhã e com disposição pode se tornar uma tarefa extremamente difícil quando não se dorme o suficiente para relaxar o corpo e repor os níveis de energia. Assim uma das regras douradas consiste em dormir, pelo menos, 7 horas por noite, sendo importante calcular esse tempo com uma margem de 15 a 30 minutos, para permitir pegar no sono.

Ao acordar

Para manter a boa disposição criada antes de dormir, siga as seguintes dicas logo ao acordar:

6. Acorde 15 minutos mais cedo

Como acordar cedo e com mais disposição

Essa pode parecer uma dica complicada, mas acordar 15 a 30 minutos antes da hora habitual ajuda a descansar a mente e evitar o estresse, pois permite ter mais tempo para fazer as atividades que se tem para fazer antes de sair de casa. Assim é possível manter o relaxamento e  evitar andar correndo.

Com o tempo, acordar mais cedo vai-se tornando um hábito e, por isso, vai ficando mais fácil, especialmente depois de se perceber os benefícios sobre o humor e bem-estar.

7. Levante quando o despertador tocar

Como acordar cedo e com mais disposição

Um dos hábitos que mais diminui a disposição de acordar é ficar adiando o despertador. Isso acontece porque adiar o despertador não só cria uma falsa esperança de puder ficar dormindo por mais tempo, como também diminui o tempo que se tem de manhã, facilitando o surgimento de estresse.

Assim, coloque o despertador longe da cama e levante-se para o desligar. Pelo caminho aproveite e abra a janela, pois a luz do sol ajuda a regular o relógio interior, preparando a mente para o início do dia.

8. Beba 1 copo de água

Como acordar cedo e com mais disposição

Beber água pela manhã aumenta o metabolismo o que, não apenas ajuda a emagrecer, como tira o corpo do processo de sono, tornando mais fácil manter os olhos abertos e combatendo a vontade de voltar para a cama e dormir.

9. Alongue 5 minutos ou faça exercício

Como acordar cedo e com mais disposição

Alongar pela manhã ou fazer um pouco de exercício físico, como uma corrida ou caminhada, ajuda o corpo a acordar mais rapidamente, pois melhora a circulação sanguínea. Além do mais, fazer exercício físico também aumenta a produção dos hormônios do bem-estar, aumentando os níveis de energia e bem-estar.

Uma dica para aumentar a vontade de alongar durante a manhã consiste em colocar música para tocar. Esta música pode ser mantida durante todo o processo de preparar para sair de casa, pois garante um melhor humor. Veja alguns exercícios de alongamento para fazer pela manhã.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...