Codeína: o que é, para que serve e como usar

agosto 2022

A codeína é um analgésico potente, do grupo dos opioides, que pode ser usado para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral.

Esse remédio pode ser encontrado com os nomes Codein, Belacodid, Codaten e Codex, podendo também estar associado com outros analgésicos simples, como dipirona ou paracetamol, por exemplo, para potencializar o seu efeito, encontrado com os nomes Tylex ou Paco, por exemplo.

A codeína, ou fosfato de codeína, pode ser comprado em farmácias ou drogarias, sob a forma de comprimidos, xarope ou ampola injetável, vendida somente mediante a apresentação de receita médica.

Para que serve

A codeína é um remédio analgésico opioide, indicado para:

  • Tratamento da dor de intensidade moderada ou que não melhora com outros analgésicos mais simples;
  • Tratamento da tosse seca, em alguns casos, pois tem como efeito a diminuição do reflexo da tosse.

Esse remédio age diretamente no cérebro, reduzindo a dor ou bloqueando o reflexo da tosse seca. Veja outros remédios que podem ser usados para o tratamento da tosse seca.

Além disso, para potencializar seu efeito, a codeína costuma ser encontrada em associação com dipirona ou paracetamol, por exemplo. 

Como usar

Para efeito analgésico em adultos, a codeína deve ser usada na dose de 30 mg ou a dose indicada pelo médico, a cada 4 a 6 horas, não devendo-se ultrapassar a dose máxima de 360 mg por dia.

Já para crianças, a dose normalmente recomendada da solução oral de codeína é de 0,5 a 1 mg por cada kg de peso corporal, a cada 4 a 6 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 60 mg por dia.

Para alívio da tosse, é utilizada uma dose menor, que pode ser entre 10 a 20 mg, a cada 4 ou 6 horas, para adultos e crianças acima de 6 anos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a codeína são sonolência, tontura, prisão de ventre, dor abdominal, suores ou confusão mental.

Quem não deve usar

A codeína não deve ser usada por pessoas alérgicas a qualquer um dos componente da fórmula, na gravidez ou amamentação, em crianças menores de 3 anos, pessoas com depressão respiratória aguda, diarreia causada por envenenamento ou associada com colite pseudomembranosa, ou em caso de tosse com catarro.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • CRISTÁLIA PROD. QUÍM. FARM. LTDA. Codein (fosfato de codeina) comprimido 30 mg e 60 mg. Disponível em: <https://www.cristalia.com.br/arquivos_medicamentos/72/Bula_Codein_Com_Pac_AR_R019901.pdf>. Acesso em 31 ago 2022
  • MED LETT DRUGS THER. DEC 17;60(1562):206-208. Drugs for cough. 2018. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30625123/>. Acesso em 31 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • DRUG BANK. Codeine. 2005. Disponível em: <https://go.drugbank.com/drugs/DB00318>. Acesso em 31 ago 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.