Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Codeína e para que serve

A Codeína é um analgésico potente, do grupo dos opioides, que pode ser usado para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral.

Ela pode ser comercializada com os nomes Codein, Belacodid, Codaten e Codex, e além de ser utilizado separadamente, pode ser também consumido em conjunto com outros analgésicos simples, como Dipirona ou Paracetamol, por exemplo, para potencializar o seu efeito.

Este medicamento pode ser comprado em farmácias, sob a forma de comprimidos, xarope ou ampola injetável, por um preço de cerca de 25 a 35 reais, mediante a apresentação de receita médica.

O que é Codeína e para que serve

Para que serve

A codeína é um remédio analgésico da classe dos opioides, que está indicada para:

  • Tratamento da dor de intensidade moderada ou que não melhora com outros analgésicos mais simples. Além disso, para potencializar seu efeito, a Codeína costuma ser comercializada em conjunto com dipirona ou paracetamol, por exemplo. 
  • Tratamento da tosse seca, em alguns casos, pois tem como efeito a diminuição do reflexo da tosse.

Veja outros remédios que podem ser usados para o tratamento da tosse seca.

Como usar

Para efeito analgésico em adultos, a Codeína deve ser usada na dose de 30 mg ou a dose indicada pelo médico, a cada 4 a 6 horas, não devendo-se ultrapassar a dose máxima de 360 mg por dia.

Já para crianças, a dose recomendada é de 0,5 a 1 mg/kg de peso corporal a cada 4 a 6 horas.

Para alívio da tosse, é utilizada uma dose menor, que pode ser entre 10 a 20 mg, a cada 4 ou 6 horas, para adultos e crianças acima de 6 anos.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais do uso de Codeína incluem sonolência, prisão de ventre, dores abdominais, suores e sentidos confusos.

Quem não deve usar

O uso de Codeína esta contra-indicado em pessoas alérgicas a qualquer um dos componente da fórmula, na gravidez, em crianças menores de 3 anos, pessoas com depressão respiratória aguda, diarreia causada por envenenamento e associada com colite pseudomembranosa ou em caso de tosse com expectoração.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...