O que é Codeína e para que serve

Revisão clínica: Mafalda Abreu
Farmacêutica
setembro 2018

A Codeína é um analgésico potente, do grupo dos opioides, que pode ser usado para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral.

Ela pode ser comercializada com os nomes Codein, Belacodid, Codaten e Codex, e além de ser utilizado separadamente, pode ser também consumido em conjunto com outros analgésicos simples, como Dipirona ou Paracetamol, por exemplo, para potencializar o seu efeito.

Este medicamento pode ser comprado em farmácias, sob a forma de comprimidos, xarope ou ampola injetável, por um preço de cerca de 25 a 35 reais, mediante a apresentação de receita médica.

Para que serve

A codeína é um remédio analgésico da classe dos opioides, que está indicada para:

  • Tratamento da dor de intensidade moderada ou que não melhora com outros analgésicos mais simples. Além disso, para potencializar seu efeito, a Codeína costuma ser comercializada em conjunto com dipirona ou paracetamol, por exemplo. 
  • Tratamento da tosse seca, em alguns casos, pois tem como efeito a diminuição do reflexo da tosse.

Veja outros remédios que podem ser usados para o tratamento da tosse seca.

Como usar

Para efeito analgésico em adultos, a Codeína deve ser usada na dose de 30 mg ou a dose indicada pelo médico, a cada 4 a 6 horas, não devendo-se ultrapassar a dose máxima de 360 mg por dia.

Já para crianças, a dose recomendada é de 0,5 a 1 mg/kg de peso corporal a cada 4 a 6 horas.

Para alívio da tosse, é utilizada uma dose menor, que pode ser entre 10 a 20 mg, a cada 4 ou 6 horas, para adultos e crianças acima de 6 anos.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais do uso de Codeína incluem sonolência, prisão de ventre, dores abdominais, suores e sentidos confusos.

Quem não deve usar

O uso de Codeína esta contra-indicado em pessoas alérgicas a qualquer um dos componente da fórmula, na gravidez, em crianças menores de 3 anos, pessoas com depressão respiratória aguda, diarreia causada por envenenamento e associada com colite pseudomembranosa ou em caso de tosse com expectoração.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em setembro de 2018. Revisão clínica por Mafalda Abreu - Farmacêutica, em setembro de 2018.
Revisão clínica:
Mafalda Abreu
Farmacêutica
Ex-colaboradora formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 2013 e membro nº19685 da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.