A codeína é um analgésico potente, do grupo dos opioides, que pode ser usado para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral.
Esse remédio pode ser encontrado com os nomes Codein, Belacodid, Codaten e Codex, podendo também estar associado com outros analgésicos simples, como dipirona ou paracetamol, por exemplo, para potencializar o seu efeito, encontrado com os nomes Tylex ou Paco, por exemplo.
A codeína, ou fosfato de codeína, pode ser comprado em farmácias ou drogarias, sob a forma de comprimidos, xarope ou ampola injetável, vendida somente mediante a apresentação de receita médica.

Para que serve
A codeína é um remédio analgésico opioide, indicado para:
- Tratamento da dor de intensidade moderada ou que não melhora com outros analgésicos mais simples;
- Tratamento da tosse seca, em alguns casos, pois tem como efeito a diminuição do reflexo da tosse.
Esse remédio age diretamente no cérebro, reduzindo a dor ou bloqueando o reflexo da tosse seca. Veja outros remédios que podem ser usados para o tratamento da tosse seca.
Além disso, para potencializar seu efeito, a codeína costuma ser encontrada em associação com dipirona ou paracetamol, por exemplo.
Como usar
Para efeito analgésico em adultos, a codeína deve ser usada na dose de 30 mg ou a dose indicada pelo médico, a cada 4 a 6 horas, não devendo-se ultrapassar a dose máxima de 360 mg por dia.
Já para crianças, a dose normalmente recomendada da solução oral de codeína é de 0,5 a 1 mg por cada kg de peso corporal, a cada 4 a 6 horas. A dose máxima não deve ultrapassar 60 mg por dia.
Para alívio da tosse, é utilizada uma dose menor, que pode ser entre 10 a 20 mg, a cada 4 ou 6 horas, para adultos e crianças acima de 6 anos.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a codeína são sonolência, tontura, prisão de ventre, dor abdominal, suores ou confusão mental.
Quem não deve usar
A codeína não deve ser usada por pessoas alérgicas a qualquer um dos componente da fórmula, na gravidez ou amamentação, em crianças menores de 3 anos, pessoas com depressão respiratória aguda, diarreia causada por envenenamento ou associada com colite pseudomembranosa, ou em caso de tosse com catarro.