Coceira nas mãos: 6 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em fevereiro 2024

A coceira nas mãos é um sintoma que pode ser causado por algumas situações, como disidrose, dermatite atópica, pele seca ou reação alérgica, por exemplo.

Dependendo da causa da coceira nas mãos, essa condição também pode ser acompanhada de sinais e sintomas como inchaço, ressecamento, bolhas, feridas, coceira no nariz e  manchas vermelhas na pele.

Por isso, na presença de coceira nas mãos, é aconselhado consultar o dermatologista, ou clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de medicamentos antialérgicos e anti-histamínicos, o uso de cremes hidratantes e a realização de fototerapia.

Imagem ilustrativa número 1

As principais causas de coceira nas mãos são:

1. Disidrose

A disidrose, ou eczema disidrótico, é uma doença da pele que causa o surgimento de pequenas bolhas e intensa coceira nas mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés. Conheça melhor sobre os sintomas da disidrose..

O que fazer: Geralmente, o tratamento é feito com a aplicação de compressas frias, ou mergulhando-se as mãos em água fria, para diminuir o desconforto ou a coceira. É recomendado também aplicar hidratantes, que devem ser indicados pelo médico para tratar o ressecamento.

Além disso, o uso de remédios como antialérgicos e corticoides orais, cremes com corticoides e a fototerapia também podem ser recomendados pelo médico.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dermatite atópica

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é a inflamação crônica da pele que causa coceira nas mãos, bochechas, pescoço ou pés, além de ressecamento, placas e bolhas, que pode causar o surgimento de feridas.

O que fazer: O tratamento pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas corticoides que devem ser prescritos pelo dermatologista. Além disso, o uso de cremes hidratantes e a realização de fototerapia também podem ser recomendados pelo médico. Veja como é feito o tratamento da dermatite atópica.

3. Pele seca

A coceira nas mãos, a pele áspera e as rachaduras são alguns dos sintomas que podem surgir com a pele seca, uma condição que pode ser causada devido a mudanças de temperatura, baixa ingestão de água ou lavar as mãos com água muito quente, por exemplo. Confira outras causas da pele seca e saiba o que fazer.

O que fazer: Algumas dicas para tratar a pele seca são: evitar lavar as mãos e tomar banhos muito quentes, usar sabonete hidratante, usar creme hidratante e beber bastante água por dia.

4. Reação alérgica

A reação alérgica pode causar sintomas como coceira ou inchaço nas mãos, espirros, manchas vermelhas na pele e coceira no nariz, olhos ou garganta. Veja uma lista com os sintomas da reação alérgica.

Estes sintomas aparecem quando o organismo apresenta uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias como ácaros, pólen, pelos de animais ou certos tipos de alimentos como leite, camarão ou amendoim.

O que fazer: O tratamento deve ser prescrito pelo médico, podendo incluir o uso de corticoides, anti-histamínicos e terapia biológica, para aliviar os sintomas.

Já nos casos mais graves, o tratamento é feito num hospital, com injeção de adrenalina, anti-histamínicos ou corticoides, além da desobstrução das vias aéreas.

5. Colangite

A colangite é a inflamação do ducto biliar, provocando o surgimento de sintomas como coceira nas mãos e em outras partes do corpo, inchaço dos pés e tornozelos, pele e olhos amarelados ou dor na parte superior direita do abdômen. Saiba reconhecer todos os sintomas da colangite.

O que fazer: O gastroenterologista, ou hepatologista, pode prescrever o uso de medicamentos como ácido ursodesoxicólico e colestiramina, para ajudar a bile a sair do fígado e aliviar as coceiras. Já nos casos mais graves, pode ser necessário fazer um transplante de fígado, especialmente quando os danos já estão muito avançados.

6. Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória da pele que provoca sintomas como sensação de coceira nas mãos, braços, cotovelos, pernas e couro cabeludo. Além disso, a psoríase também pode provocar o surgimento de manchas vermelhas e ressecadas, leve queimação e/ou dor. 

O que fazer: O tratamento que deve ser indicado pelo dermatologista ajuda a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, incluindo o uso de pomadas corticoides, a realização da fototerapia e uma dieta adequada. Conheça todos os tratamentos indicados para a psoríase.