O tofacitinibe é um medicamento indicado para o tratamento de condições como artrite reumatoide, artrite psoriática, espondilite anquilosante e colite ulcerativa.
O tofacitinibe é um imunossupressor que age inibindo a ação de enzimas chamadas Janus quinases, impedindo, assim, a produção de proteínas inflamatórias e diminuindo a inflamação.
Leia também: Imunossupressores: o que são e quando são indicados tuasaude.com/imunossupressoresEste medicamento é comercializado na sua forma genérica, como citrato de tofacitinibe ou com o nome comercial Xeljanz, na forma de comprimidos de 5 mg. No entanto, o tofacitinibe deve ser usado somente com indicação e orientação de um médico.
Para que serve o tofacitinibe
O tofacitinibe é indicado para o tratamento de condições como:
- Artrite reumatoide ativa moderada a grave, em adultos que não responderam a outros tratamentos;
- Artrite psoriática ativa, que tiveram resposta inadequada ou intolerância a remédios que bloqueiam o fator de necrose tumoral;
- Espondilite anquilosante ativa, em pessoas que não responderam à terapia convencional;
- Colite ulcerativa ativa moderada a grave, com resposta inadequada, perda de resposta ou intolerância a corticosteroides, azatioprin, 6-mercaptopurina ou antagonistas do fator de necrose tumoral.
O citrato de tofacitinibe atua bloqueando a ação de enzimas chamadas JAK (Janus quinases), impedindo a produção de citocina inflamatórias e diminuindo a resposta inflamatória exagerada do sistema imunológico.
Os efeitos do tofacitinibe podem ser observados a partir da segunda semana de tratamento.
Para entender melhor como funciona o tofacitinibe, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.
Como tomar
Os comprimidos de citrato de tofacitinibe devem ser tomados com um copo de água, devendo estar inteiros, sem partir ou mastigar, com ou sem alimento.
De forma geral, deve-se tomar 1 comprimido de tofacitinibe 2 vezes por dia. Já nos casos de colite ulcerativa, a dosagem recomendada é de 2 comprimidos de tofacitinibe 2 vezes por dia, por pelo menos 8 semanas. Após estas semanas, deve-se tomar 1 comprimido duas vezes ao dia.
Cuidados durante o tratamento
Pessoas com comprometimento renal moderado ou grave devem tomar apenas 1 comprimido de 5 mg por dia. Se a pessoa estiver em hemodiálise, a dose deve ser tomada após a sessão.
Já nos casos de comprometimento hepático moderado, é recomendado tomar apenas 1 comprimido de 5 mg por dia para todas as condições, e um comprimido de 1 a 2 vezes ao dia nos casos de colite ulcerativa, conforme orientação médica.
Em casos de esquecimento, deve-se tomar o remédio assim que possível. Entretanto, se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e tomar a próxima, continuando o esquema normalmente.
Além disso, não é recomendado tomar o remédio em dobro para compensar a dose esquecida.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso do tofacitinibe são infecções do trato respiratório superior, nasofaringite, gripe, herpes-zoster, infecção do trato urinário, sinusite, bronquite e faringite.
Esse medicamento também pode causar diarreia, enjoo, dor abdominal, vômitos, gastrite, má digestão, dor de cabeça, pressão alta, tosse, dor nas articulações, inchaço nas extremidades do corpo, acne e urticária
De forma menos comum, o tofacitinibe também pode provocar:
- Tuberculose;
- Diverticulite;
- Pielonefrite;
- Celulite;
- Herpes simples;
- Gastroenterite viral;
- Infecção viral;
- Infarto do miocárdio, tromboembolismo venoso ou pulmonar;
- Insônia;
- Desidratação;
- Dormência e formigamento;
- Congestão dos seios da face;
- Vermelhidão e coceira na pele;
- Inchaço nas articulações;
- Tendinite;
- Febre;
- Cansaço;
- Distensão de ligamento e muscular.
Em casos mais raros, esse remédio pode causar infecção geral grave, urosepse, tuberculose disseminada, bacteremia, pneumonia por Pneumocystis jirovecii, pneumonia pneumocócica ou bacteriana, infecção por citomegalovírus, artrite bacteriana, linfoma, teste de função hepática anormal, dor musculoesquelética, alergia e angioedema.
Quem não deve usar
O tofacitinibe não deve ser usado por crianças e adolescentes com menos de 18 anos e pessoas com alergia ao princípio ativo ou qualquer outro componente do medicamento.
Pessoas com infecções ativas ou graves, ou tuberculose, insuficiência hepática grave também não devem usar esse remédio.
Além disso, esse remédio não deve ser usado sem a indicação do médico por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
A administração de vacinas vivas não deve ser feita junto com este medicamento. Da mesma forma que o uso do tofacitinibe deve ser evitado por pessoas que usam remédios biológicos, como inibidores de TNF e de receptor de IL-1, e imunossupressores potentes, como azatioprina, ciclosporina e tacrolimo.