Cisto unilocular: o que é, sintomas, causas e como tratar

O cisto unilocular é um tipo de cisto formado por uma bolsa de cavidade simples cheia de líquido, que se forma dentro ou na superfície do ovário.

Também chamado de cisto simples, o cisto unilocular geralmente se forma como parte do ciclo menstrual normal e costuma desaparecer sozinho. No entanto, pode ser causado também por desequilíbrio hormonal ou síndrome do ovário policístico, por exemplo.

Leia também: Cisto no ovário: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/cisto-no-ovario

O cisto unilocular geralmente não é grave e não exige tratamento, necessitando apenas acompanhamento regular com o ginecologista. No entanto, se o cisto aumentar de tamanho ou causar dor, a cirurgia de remoção pode ser indicada.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de cisto unilocular

Os possíveis sintomas de cisto unilocular são:

  • Dor na parte inferior do abdômen;
  • Sensação de pressão, peso ou desconforto na barriga;
  • Inchaço abdominal leve.

Além disso, alguns sintomas menos comuns podem surgir, como dor na parte inferior das costas, dificuldade para esvaziar completamente a bexiga ou o intestino, dor durante a relação sexual e sangramento vaginal fora do período menstrual.

No entanto, o cisto unilocular só causa sintomas ao se tornar grande.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do cisto unilocular é feito pelo ginecologista, por meio de exames de imagem, durante as consultas de rotina.

A ultrassonografia transvaginal é o exame normalmente solicitado para identificar, avaliar o formato, o tamanho e o conteúdo dos cistos.

Além disso, exames de sangue, como o marcador CA 125, podem ser indicados, especialmente em mulheres após a menopausa, para ajudar a excluir a possibilidade de câncer. Conheça mais sobre o CA 125.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o ginecologista mais próximo de você usando a ferramenta a seguir:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que causa o cisto unilocular

Algumas causas da formação do cisto unilocular são:

  • O ciclo menstrual, onde os ovários produzem folículos para a liberação do óvulo. Em alguns casos, os folículos não se rompem, acumulando líquido e formando o cisto, ou após a liberação do óvulo, este folículo acumula líquido;
  • Desequilíbrio hormonal, como uso de medicamentos para induzir a ovulação, por exemplo, clomifeno ou letrozol;
  • Gravidez, onde o cisto pode se formar nos estágios iniciais para ajudar a sustentar a gravidez até a formação da placenta;
  • Síndrome do Ovário Policístico, que é um distúrbio hormonal que leva a formação de vários pequenos cistos nos ovários;
  • Cistadenomas, que são cistos que se formam a partir das células da superfície do ovário.

Além disso, o cisto unilocular também pode se formar a partir de infecções pélvicas que podem se espalhar para os ovários.

Como é feito o tratamento 

O tratamento para o cisto unilocular normalmente não é necessário, uma vez que esse cisto normalmente é benigno e costuma desaparecer sozinho.

Entretanto, é recomendado fazer o  acompanhamento periódico com o ginecologista, para identificar possíveis alterações no tamanho e conteúdo do cisto.

Já  a cirurgia para remover o  cisto ou o ovário pode ser indicada em casos de mulheres com histórico familiar de câncer de ovário ou de mama.

Além disso, a cirurgia também pode ser indicada quando o cisto cresce ou provoca dor persistente e risco de torção do ovário ou ruptura.

Dúvidas comuns sobre cisto unilocular

Algumas dúvidas comuns sobre cisto unilocular são:

1. Cisto unilocular pode ser câncer?

O cisto unilocular geralmente é benigno, especialmente quando tem menos de 10 cm e aparece em mulheres mais jovens.

No entanto, alguns sinais podem aumentar o risco de câncer, como a presença de partes sólidas e de vasos sanguíneos visíveis no exame de imagem, cistos com mais de 10 cm ou o fato da mulher estar na menopausa. Por isso, mesmo sendo raro, é importante que o médico avalie cada caso.

2. Cisto unilocular pode ser gravidez?

O cisto unilocular não é o mesmo que uma gravidez, mas pode estar relacionado a ela. No início da gravidez é comum encontrar cistos uniloculares, que se formam para ajudar a sustentar a gravidez até que a placenta esteja totalmente formada. 

A maioria dos cistos associados à gravidez é benigna e desaparece sozinha no fim do primeiro trimestre. 

3. Cisto unilocular engorda?

Embora a maioria dos cistos uniloculares não cause ganho de peso diretamente, algumas mulheres podem perceber inchaço abdominal ou aumento do volume na região, o que pode ser confundido com ganho de peso. 

Em casos mais raros, quando o cisto é maior, pode haver um leve aumento de peso, porém não é um sintoma comum.

4. Cisto unilocular é perigoso?

Na maioria dos casos, o cisto unilocular não é perigoso, pois costuma ser benigno e desaparecer sozinho.

No entanto, mesmo cistos benignos podem causar complicações, especialmente se forem maiores que 10cm, levando a torção do ovário ou rompimento, que provoca dor intensa e exigem atendimento médico imediato.

5. Quem tem cisto unilocular pode engravidar?

Na maioria dos casos, mulheres com cisto unilocular podem engravidar normalmente. Isso porque  geralmente o cisto é benigno, não afeta a fertilidade e costuma desaparecer sozinho, sem causar problemas.

Entretanto, esse tipo de cisto é mais comum em mulheres que estão na pós-menopausa e que possuem a  fertilidade reduzida devido às alterações hormonais normais desta fase.

Leia também: 10 doenças que podem surgir na menopausa tuasaude.com/doencas-relacionadas-a-menopausa