Cirurgia para pólipo uterino: como é feita e recuperação

Atualizado em dezembro 2022

A cirurgia para retirar os pólipos uterinos é indicada pelo ginecologista quando os pólipos surgem várias vezes ou são identificados sinais de malignidade, podendo ser também recomendado nesses casos a remoção do útero.

Além disso, a cirurgia para pólipos uterino pode também ser recomendada para prevenir o aparecimento de sintomas, no entanto nesses casos é importante que a realização da cirurgia seja conversada entre médico e paciente, especialmente quando não há dor nem sangramento, porque depende do estado de saúde da mulher e se existe ou não historia de câncer anterior ou na família.

Os pólipos uterinos ou endometriais são, na sua maioria, lesões benignas, ou seja, não cancerosas, que em muitos casos não provocam sintomas, e que são formados devido ao crescimento excessivo de células na parede interna do útero. Saiba mais sobre os pólipos uterinos.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A cirurgia para pólipo uterino é indicada para mulheres que estejam em idade reprodutiva e possuem desejo de engravidar, mulheres que possuem pólipos endometriais pós-menopausa e mulheres em idade reprodutiva que apresentam sintomas como sangramento vaginal após o contato íntimo e entre cada menstruação e dificuldade para engravidar, por exemplo. Veja mais sobre o pólipo uterino.

Como é feita a retirada do pólipo

A cirurgia para pólipo uterino é simples e dura em média 1 hora, devendo ser feito no hospital pelo ginecologista. O procedimento é simples e é feita sem cortes na região abdominal, já que os instrumentos necessários para o procedimentos são introduzidos por meio do canal vaginal e do colo do útero, sendo então realizada a remoção do pólipo.

Uma porção do pólipo removido é normalmente enviado para o laboratório para que seja analisado e sejam avaliadas as suas características, confirmando a benignidade.

Por ser um procedimento simples, é comum que a mulher receba alta após a cirurgia, no entanto pode ser necessário que a mulher permaneça mais tempo no hospital dependendo da sua idade, tamanho do pólipo e quantidade de pólipos retirados.

Como é a recuperação

A recuperação após a cirurgia de retirada do pólipo é geralmente rápida, porém existem alguns cuidados que devem ser mantidos durante o período pós operatório, como:

  • Evitar ter contato íntimo durante as primeiros 6 semanas de recuperação;
  • Tomar banhos rápidos, e não colocar água quente em contacto com a região íntima;
  • Manter uma higiene íntima adequada, devendo lavar-se 3 a 4 vezes por dia, usando água fria e sabonete íntimo. 
  • Trocar diariamente a calcinha de algodão e substituir o protetor diário 4 a 5 vezes por dia.

No caso da mulher sentir dor e desconforto depois da cirurgia, o médico pode prescrever analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno. 

Possíveis complicações

Algumas das possíveis complicações que podem ocorrer após a cirurgia para pólipo uterino são infecção e sangramentos internos ou externos, o que pode ser acompanhado por desmaio, dor e desconforto intensos, náuseas e vômitos. 

Embora complicações após a retirada dos pólipos uterinos sejam raras, o aparecimento destes sintomas, assim como febre, inchaço na barriga ou corrimento com cheiro desagradável, também podem ser sinais de alerta para voltar ao médico.

O pólipo no útero pode voltar?

O pólipo no útero pode voltar, porém o seu reaparecimento é pouco frequente, não estando somente associado à idade da mulher e menopausa, mas também a outros fatores, como obesidade e pressão alta.

Assim, para prevenir o aparecimento de outros pólipos uterinos, deve manter uma alimentação equilibrada com redução do açúcar, gorduras e sal, e rica em legumes, verduras e frutas. Além disso, a prática de exercício físico também é muito importante, pois ajuda não só a reduzir ou a manter o peso, como também ajuda a manter a pressão sob controle.