Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Adenoide

A adenoide é um conjunto de tecido que cresce entre o nariz e a garganta, acima do céu da boca, como mostra a imagem. Ela faz parte do sistema imune, produzindo anticorpos que defendem o indivíduo de infecções, como rinite e sinusite, antes dos 6 anos.

Adenoide

A adenoide não provoca sintomas, porém, em casos de adenoide hipertrofiada, os sintomas podem ser:

  • Surgimento excessivo de infecções;
  • Roncos;
  • Dificuldade para respirar ou dormir.

Quando a criança apresenta estes sintomas, o otorrinolaringologista ou o pediatra podem iniciar o tratamento que pode ser feito com antibióticos orais ou cirurgia para a retirada das adenoides. Assim, a inflamação da adenoide tem cura.

Tratamento para adenoide

O tratamento para adenoide inflamada pode ser feito em casa com o uso de antibióticos, como amoxicilina, azitromicina ou penicilina, durante cerca de 7 dias, nos casos mais leves.

Porém, nos casos em que o tratamento com remédios não produz efeitos, o médico pode indicar cirurgia para adenoide, que consiste na sua retirada.

Quando retirar a adenoide

Saber quando retirar a adenoide pode ser útil para que o tratamento seja realizado corretamente. A cirurgia de adenoide pode ser realizada em crianças a partir dos 2 anos.

Adenoide pode voltar?

A adenoide pode voltar a crescer, mas é uma situação muito rara que acontece, principalmente, em pacientes com muita alergia ou após a cirurgia para adenoide em bebê, já que esta ainda se encontra em fase de crescimento.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...