Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e para que serve o Cipreste

O Cipreste é uma planta medicinal, conhecida popularmente como Cipreste Comum, Cipreste italiano e Cipreste do mediterrâneo, tradicionalmente usada para o tratamento de problemas circulatórios, como varizes, pernas pesadas, derrames nas pernas, úlceras varicosas e hemorroidas. Além disso, também pode ser usado como auxiliar no tratamento da incontinência urinária, problemas de próstata, colite e diarreia.

O seu nome científico é Cupressus sempervirens L. e pode ser comprada em alguns mercados e em lojas de produtos naturais, sob a forma de óleo essencial.

O que é e para que serve o Cipreste

Para que serve

O cipreste é tradicionalmente utilizado para o tratamento de problemas circulatórios, como varizes, pernas pesadas, derrames nas pernas, úlceras varicosas e hemorroidas.

Além disso, também pode ser usado como auxiliar no tratamento da incontinência urinária diurna ou noturna, problemas de próstata, colite, diarreia e gripes e resfriados, porque ajuda a baixar a febre, tem ação expetorante, antitússica, antioxidante e antimicrobiana.

Quais as propriedades

O cipreste tem propriedades febrífugas, expetorantes, antitússicas, antioxidantes e antimicrobianas.

Como usar

O Cipreste é usado sob a forma de óleo essencial, devendo ser sempre diluído.

  • Hidratante: Adicionar 8 gotas de óleo essencial de Cipreste em 30 ml de loção ou creme hidratante. Aplicar sobre edemas ou varizes.
  • Inalação: Inalar o vapor do óleo essencial de Cipreste é uma ótima maneira de diminuir a congestão nasal. Adicionar de 3 a 5 gotas em um recipiente com água fervente, fechar os olhos e inalar o vapor.
  • Compressas: Adicionar 8 gotas de óleo essencial de Cipreste em água fervente e umedecer uma toalha limpa. Colocar a compressa morna sobre o abdômen para conter a menstruação excessiva.
  • Chá: Esmagar 20 a 30 g de frutos verdes esmagados e ferver em um litro de água durante 10 minutos. Tomar uma chávena, 3 vezes ao dia, antes das refeições.

Possíveis efeitos colaterais

Não foram encontrados efeitos colaterais para o cipreste.

Quem não deve usar

O uso de cipreste está contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a esta planta e para mulheres grávidas.


Bibliografia

  • BOUKHRIS, Maher et. al.. Chemical Composition and Biological Potential of Essential Oil from Tunisian Cupressus sempervirens L.. Journal of Arid Land Studies. 22. 1; 329-332, 2012
  • CHAVES, A. J. L.. Viva melhor com as plantas medicinais. 7. Lisboa, Portugal: UNE, 2008. 126-127.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem