Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cintilografia

A cintilografia é um exame de diagnóstico que avalia a função e forma dos órgãos através de uma pequena quantidade de uma substância radioativa chamada de radiofármaco, que ao emitir radiações para as câmeras e computadores são transformadas em imagens coloridas, com contraste, como mostra a imagem.

Cintilografia
Cintilografia

As cintilografias mais frequentes são a cintilografia óssea, a cintilografia do miocárdio, a cintilografia renal, a cintilografia da tireoide, a cintilografia cerebral e a cintilografia pulmonar, que servem para diagnosticar câncer ou tipos de infecções, por exemplo.

O radiofármaco pode ser administrado através da ingestão de um medicamento via oral, por inalação ou injeção pela veia e não é prejudicial para o organismo.

Antes do exame, o médico poderá dizer quais os alimentos que pode ou não ingerir e os medicamentos que precisa ou não de suspender. Depois do exame deve-se beber muita água e outros líquidos, exceto bebidas alcoólicas, para eliminar mais rapidamente a substância radioativa do organismo e evitar o contato com grávidas e bebês 24 horas depois.

Para fazer a cintilografia deve-se vestir roupas largas e confortáveis, não se deve usar jóias e deve-se levar sempre outros exames que tenha feito.

As grávidas e as mães que estejam amamentando devem consultar o médico antes de fazer o exame.

O resultado da cintilografia vem escrito num relatório que contém os locais do órgão com maior concentração do radiofármaco.

O exame de cintilografia normalmente dura 3-4 horas, mas pode demorar até 2 dias, como é o caso da cintilografia renal.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...