Cheiro ruim no nariz: 6 causas (e o que fazer)

Atualizado em maio 2024

O cheiro ruim no nariz é um sintoma que pode ser causado por situações como sinusite bacteriana, COVID-19, rinite, cárie ou devido à presença de um objeto estranho no nariz, por exemplo.

Outros sintomas que também podem acompanhar o cheiro ruim no nariz, conforme a causa dessa condição, são dor de cabeça, mau hálito, sensação de peso e dor na cabeça, e tosse persistente.

Quando o cheiro ruim no nariz for persistente e/ou acompanhado de outros sintomas, é aconselhado consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de medicamentos orais, descongestionantes e, em alguns casos, a psicoterapia.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser cheiro ruim no nariz

As possíveis causas do cheiro ruim no nariz são:

1. Sinusite bacteriana

A sinusite bacteriana é uma inflamação dos seios nasais provocada por bactérias, causando sintomas como cheiro ruim no nariz e gosto ruim na boca, mau hálito, febre e sensação de peso e dor na cabeça. Conheça todos os sintomas da sinusite bacteriana.

O que fazer: o médico poderá recomendar o uso de antibióticos, como amoxicilina e cefalosporinas, antialérgicos orais, descongestionantes e analgésicos, para combater as bactérias, diminuir a inflamação, desentupir o nariz, aliviar a dor de cabeça e diminuir a coriza, por exemplo.

Além disso, o médico também pode recomendar a realização da nebulização, que é feita com soro fisiológico e/ou medicamentos, como corticoides ou broncodilatadores, que ajudam a umidificar as vias respiratórias, diluir as secreções e desentupir as vias aéreas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Sequela de COVID-19

Sentir cheiro ruim no nariz é uma das possíveis sequelas da COVID, sendo provocada por uma parosmia, um distúrbio do olfato que faz com que os cheiros que antes eram normais ou agradáveis, passem a ser sentidos como desagradáveis ou insuportáveis. Esse sintoma pode iniciar cerca de 3 meses após o início da infecção.

Outras possíveis sequelas da COVID-19 podem incluir perda do paladar e olfato, cansaço excessivo, dor muscular, tosse persistente e sensação de falta de ar.

Leia também: Sequelas da COVID-19: quais são e o que fazertuasaude.com/sequelas-covid-19

O que fazer: A parosmia na COVID-19 geralmente melhora sozinha ao longo do tempo, sem necessidade de tratamento. No entanto, o médico pode recomendar um treinamento olfativo, que consiste em inalar por 20 segundos, 2x/ dia, pó de café, essência de baunilha, suco concentrado de maracujá ou tangerina, vinagre de vinho tinto, cravo, pasta de dente de menta e mel.

3. Rinite

A rinite é uma inflamação na mucosa nasal que causa sintomas, como cheiro ruim no nariz, tosse, nariz escorrendo ou entupido, espirros frequentes, dor de cabeça e olhos vermelhos, lacrimejando e coçando.

Leia também: Rinite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamentotuasaude.com/rinite

O que fazer: Alguns cuidados durante o tratamento da rinite incluem manter os ambientes sempre limpos, evitar carpetes, cortinas e bichos de pelúcia e manter a casa arejada.

Além disso, o médico também pode indicar lavagem nasal com soro fisiológico ou solução salina de cloreto de sódio 0,9%, ou o uso de medicamentos orais, como corticoides e anti-histamínicos, por exemplo.

4. Objeto estranho no nariz

A presença de um objeto estranho no nariz pode provocar ferimentos internos, levando ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, secreção amarelada ou cheiro ruim no nariz.

O que fazer: é recomendado procurar um atendimento de emergência, onde o tratamento será feito com a retirada do objeto com curetas, pinças ou sondas. Além disso, o médico também poderá realizar a sucção do objeto com cateteres de sucção flexíveis.

5. Cárie 

A cárie é uma infecção dos dentes causada por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas. Os sintomas que podem estar presentes na cárie são dor de dente, mau hálito e cheiro ruim no nariz, presença de furinhos em um ou mais dentes e gengiva inchada.

Leia também: Cárie: o que é, sintomas, causas e tratamentotuasaude.com/carie-dentaria

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo dentista por meio de uma restauração do dente, para remover a cárie e de todo o tecido infectado, e da aplicação de resina.

Conforme o estágio da cárie, o dentista pode realizar um tratamento de canal ou retira o dente, que depois precisa ser substituído por uma prótese.

6. Transtorno de referência olfativa

O cheiro ruim no nariz pode estar presente no transtorno de referência olfativa, uma condição que é caracterizada por uma falsa crença de que alguém emite um odor corporal desagradável ou ofensivo. Embora as pessoas com essa condição acreditem que realmente cheiram mal, outras pessoas não conseguem sentir o odor.

Esse transtorno também pode provocar ansiedade social e comportamentos excessivos e repetitivos, como verificar repetidamente se existe mau odor corporal ou lavar as roupas diversas vezes.

O que fazer: o tratamento, indicado pelo médico, pode incluir o uso de medicamentos antipsicóticos e antidepressivos. Além disso, o médico também pode prescrever a realização de sessões de psicoterapia, como terapia cognitiva comportamental.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico, quando o cheiro ruim no nariz durar mais de 1 semana e/ou for acompanhado de sintomas como febre, nariz entupido, dor de cabeça e sangramento nasal.

Após a avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa, o médico consegue identificar a causa do cheiro ruim no nariz e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Vídeos relacionados