Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chás que não pode tomar na amamentação

Alguns chás não devem ser tomados durante a lactação porque podem alterar o sabor do leite, prejudicando a amamentação ou provocar desconforto como diarreia, gases ou irritação no bebê. Além disso, alguns chás também podem interferir com a produção do leite materno, reduzindo a sua quantidade.

Assim, é importante que a mãe consulte o obstetra ou um fitoterapeuta antes de tomar qualquer tipo de chá durante a amamentação.

Chás que não pode tomar na amamentação

Chás que diminuem a produção de leite

Algumas das ervas que parecem reduzir mais a produção de leite materno incluem:

Erva-cidreiraOrégano
SalsinhaHortelã-pimenta
Erva PervincaSálvia
TomilhoMilefólio

Chás que podem passar para o leite

Os chás que podem passar para o leite materno podem não só alterar o sabor e dificultar a amamentação, mas também causar algum tipo de efeito no bebê. Alguns dos chás que geralmente são conhecidos por passar para o leite são:

  • Chá de Kava Kava: usado para tratar ansiedade e insônia;
  • Chá de Carqueja: utilizado para aliviar os sintomas da gripe ou tratar problemas digestivos e intestinais;
  • Chá de Angélica: indicado no tratamento de problemas digestivos e estomacais, ansiedade, cólicas e dor de cabeça;
  • Chá de Ginseng: usado para tratar o cansaço e a fadiga;
  • Chá de raiz de Alcaçuz: utilizado para aliviar os sintomas de bronquite, catarro, prisão de ventre e resfriado;
  • Chá de Palmeira-anã: indicado no tratamento da cistite, catarro e tosse.

Outros chás como o chá de feno-grego, erva-doce, aniz estrelado, alho e equinácea devem ser evitados durante a amamentação porque não há comprovação científica de que são seguros durante a lactação.

Estas listas não estão completas e, por isso, é sempre importante consultar o médico ou um fitoterapeuta antes de iniciar o uso de um novo chá durante a amamentação.

Chás que se pode tomar na amamentação

Alguns chás como o de camomila ou gengibre, por exemplo, podem ser usados na amamentação para tratar problemas na mãe ou no bebê. Por exemplo, caso o bebê tenha cólicas, a mãe pode beber o chá de alfazema que ao passar pelo leite, pode ajudar o bebê. Veja outras opções de remédio caseiro para cólica do bebê.

Outro exemplo é a Silimarina, que é extraída da planta medicinal Cardo-mariano, que pode ser utilizada para aumentar a produção de leite materno, sob indicação médica. Veja como usar este remédio natural para aumentar produção de leite materno.

Desta forma, o importante é a lactante ir experimentando alguns chás, sob indicação do médico ou fitoterapeuta, e parar de bebê-lo caso ela ou o bebê sentirem algum efeito colateral.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar