Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chás permitidos para emagrecer no pós parto

Tomar chá no pós-parto é uma ótima forma de emagrecer porque aumenta a produção de leite materno e com isso o gasto calórico do corpo da mãe que consume a gordura acumulada durante os 9 meses de gravidez como fonte de energia. Além disso, tomar bastante chá no pós-parto também favorece a circulação e ajuda a desinchar, principalmente após a cesária.

Mas nem todos os chás podem ser usados na amamentação porque podem alterar o sabor do leite ou provocar desconforto ou cólicas no bebê. Saiba quais não devem ser usados clicando aqui.

Melhores chás para mãe que amamenta

Assim, os chás mais indicados para perder peso após o parto, mas que não prejudicam a amamentação e nem o bebê são:

  • Cardo mariano: 

Um dos melhores chás indicados para emagrecer depois do parto pois possui uma substância chamada silimarina que potencia a produção de leite materno. O cardo mariano pode ser também utilizado como suplemento em forma de pó para aumentar a produção de leite materno, podendo ser encontrado nas farmácias. 

Para fazer o chá de cardo mariano basta colocar uma colher de chá de sementes de cardo mariano para cada xícara de água fervente, deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 30 minutos antes das refeições principais, almoço e jantar.

  • Erva-cidreira:

Ótimo porque melhora a digestão e combate os gases, o que pode ser uma das causas da barriga inchada nesta fase. Você pode tomar 2 ou 3 vezes por dia, nos horários entre as principais refeições ou 30 minutos antes do almoço e do jantar, de preferência sem adoçar.

Para preparar basta colocar uma saqueta de erva-cidreira numa xícara de água quente e deixar repousar por 3 minutos, devidamente tapado. Tomar morno.

  • Camomila:

Vai te manter calma e o bebê também, garantindo uma melhor recuperação no pós-parto. Pode ser útil para alcamar o estômago e te deixar mais serena, e como é secretado pelo leite, também deixa o bebê mais tranquilo. Pode ser útil tomar 1 hora antes de amamentar, perto da hora do bebê dormir.

Este chá ajuda a emagrecer porque dormindo bem, é mais fácil descansar e fazer as melhores escolhas alimentares, preferindo alimentos menos calóricos.

Melhores chás para mãe que não amamenta

Para aumentar a velocidade de emagrecimento após o parto quando a mãe não amamenta podem ser utilizados:

  • Chás com cafeína, como o chá preto, chá verde ou chá mate, que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.
  • Chás diuréticos, como chá de alecrim, arenária, cavalinha ou erva-doce, que ajudam a desinchar.

Esses chás não podem ser tomados quando a mulher amamenta porque a cafeína passa para o leite materno e pode provocar insônia no bebê e os chás diuréticos podem provocar desidratação e diminuir a produção de leite.

Assista o vídeo e veja outras dicas para emagrecer depois do parto:

Dieta para emagrecer no pós-parto

A dieta para emagrecer no pós-parto tem que ser balanceada, rica em alimentos naturais, como frutas, legumes, cereais integrais e peixe. Nessa dieta também é importante evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar, como frituras, embutidos, bolos e refrigerantes, por exemplo.

Porém, as transformações no corpo da mãe acontecem ao longo 9 meses de gravidez e deve-se esperar-se pelo menos esse tempo para voltar ao peso antes de engravidar. Porém, se após 6 meses a mulher ainda não se sente bem com o seu peso deve consultar um nutricionista para fazer uma dieta adequada sem prejudicar a produção de leite.

Se você quer saber mais sobre quantos quilos e em quanto tempo emagrecer depois de ter o bebê leia: Emagrecer no pós parto.

A dieta deve ser bem equilibrada, contendo boas quantidades de ferro, proteína, zinco e vitamina A para evitar e combater a queda de cabelo que acontece após o nascimento do bebê. Confira outras estratégias simples mas eficientes para manter os cabelos bonitos e sedosos em: 5 estratégias para combater a queda de cabelo no pós-parto.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...