4 chás para descer a menstruação atrasada (e como usar)

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

Os chás para descer a menstruação atrasada são aqueles que causam a contração do músculo uterino e que, por isso, estimulam a descamação do útero.

A maior parte dos chás usados para este fim não possuem comprovação científica em humanos, mas são utilizados muito frequentemente na medicina tradicional de alguns continentes, especialmente na América do Sul, África e Ásia. Além disso, algumas plantas também possuem resultados comprovados em investigações feitas em ratos.

Antes de tomar qualquer um destes tipos de chá, é necessário que a mulher faça um teste de gravidez para ter certeza que não está grávida, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê, pois qualquer chá indicado para descer a menstruação pode afetar gravemente a gestação.

Confira as 9 principais causas para a menstruação estar atrasada.

1. Chá de gengibre

Imagem ilustrativa número 1

O chá de gengibre é considerado seguro na gravidez, desde que utilizado em doses baixas de até 1 grama e por um máximo de 3 a 4 dias seguidos. Em doses mais altas, esta raiz parece ter a capacidade para levar o útero a contrair.

Dessa forma, o chá de gengibre pode ser utilizado perto do dia da menstruação para estimular o sangramento uterino.

Ingredientes

  • 2 a 3 cm de raiz fresca de gengibre fatiada;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as fatias de gengibre na xícara com água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

As fatias de gengibre podem ser reutilizadas para fazer 2 ou 3 xícaras de chá, sendo que, para isso, se pode fazer pequenos cortes nas fatias a cada utilização, para facilitar a liberação de mais substâncias.

2. Chá de sene

Imagem ilustrativa número 2

O sene é uma planta com alto poder laxante, mas que também causa a contração do útero. Isso acontece porque contém substâncias que estimulam a contração da musculatura lisa, que é o tipo de músculo presente no intestino, mas também no útero.

Assim, além de tratar a prisão de ventre, este chá também pode ser usado por mulheres que desejam estimular a menstruação.

Ingredientes

  • 2 gramas de folhas de sene;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas de sene na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Por ser laxante, é normal que o chá de sene cause diarreia, especialmente se a pessoa não estiver sofrendo com prisão de ventre. Idealmente, este chá não deve ser usado por mais do que 3 dias, já que pode causar muito desconforto abdominal, além de contribuir para a perda de água e minerais pela diarreia.

3. Chá frio de folhas de rabanete

Imagem ilustrativa número 3

Estudos feitos com o rabanete indicam que o chá frio das folhas tem ação estimulante do útero, facilitando a menstruação. Este efeito parece estar relacionado com a presença de saponinas e alcaloides que levam a musculatura lisa do estômago, intestino e útero a contrair.

Ingredientes

  • 5 a 6 folhas de rabanete;
  • 150 ml de água

Modo de preparo

Colocar as folhas de rabanete e a água num liquidificador. Depois bater bem até ficar com uma mistura homogênea e filtrar com um coador. Beber 2 a 3 copos por dia.

As folhas de rabanete são seguras para a saúde e bastante nutritivas, contendo grandes quantidades de vitamina C e outros antioxidantes que ajudam a manter o corpo saudável.

4. Chá de orégano

Imagem ilustrativa número 4

O orégano é uma erva aromática que é usada em algumas culturas para aumentar a circulação sanguínea no útero e estimular a contração uterina, sendo usado na fase final da gestação para facilitar o trabalho de parto. No entanto, e devido Às suas propriedades, o orégano também pode ser capaz de estimular a menstruação.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de orégano;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar 1 xícara de água fervente sobre as folhas de orégano durante 5 minutos. Depois, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Quem não deve tomar estes chás

Os chás para ajudar a descer a menstruação causam alterações no fluxo sanguíneo uterino ou na contração dos músculos do útero e, por isso, não devem ser utilizados quando existe suspeita de gravidez, já que podem causar graves alterações no desenvolvimento do bebê.

Além disso, como alguns chás podem ter efeito laxante, devido às alterações na contração dos músculos lisos, também não devem ser usados em crianças ou idosos, sem orientação de um médico.

Por que a menstruação pode atrasar

A principal causa da menstruação atrasada é a gravidez, mas as alterações hormonais, estresse excessivo e o grande consumo de alimentos com cafeína, como chocolate, café e coca-cola também podem alterar o ciclo menstrual. Além disso, outras doenças como a síndrome do ovário policístico também pode levar a menstruação a atrasar ou adiantar. Saiba mais sobre as causas de menstruação atrasada.

Nos casos, em que a mulher está com dúvida se está grávida, não deve tomar nenhum destes chás.

Teste online de sintomas de gravidez

Faça o nosso teste online para saber qual o seu risco de estar grávida:

  1. 1. Teve relações sem usar camisinha ou outro método contraceptivo, no último mês?
  2. 2. Notou algum corrimento vaginal rosado ultimamente?
  3. 3. Sente que fica enjoada ou tem vontade de vomitar de manhã?
  4. 4. Está mais sensível a cheiros (cheiro de cigarro, perfume, comida...)?
  5. 5. Sua barriga parece mais inchada , sendo mais difícil manter as calças apertadas?
  6. 6. Sente que as suas mamas estão mais sensíveis ou inchadas?
  7. 7. Acha que a sua pele parece mais oleosa e com tendência a ter espinhas?
  8. 8. Sente-se mais cansada que o habitual, mesmo para realizar tarefas que fazia antes?
  9. 9. Sua menstruação está atrasada há mais de 5 dias?
  10. 10. Tomou a pílula do dia seguinte até 3 dias após a relação desprotegida?
  11. 11. Fez algum teste de gravidez de farmácia, no último mês, com resultado positivo?

Quando ir ao médico

O atraso na menstruação é um acontecimento relativamente comum e que acontece pelo menos 1 vez na vida de quase todas as mulheres. Na maior parte das vezes esse atraso está relacionado com pequenas alterações no equilíbrio hormonal, que acabam se resolvendo naturalmente em poucos dias.

No entanto, se o atraso acontecer por mais de 1 semana ou se for acompanhado de cólica ou dor abdominal muito intensa, o ideal é consultar um ginecologista para identificar a possível causa.