Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Valeriana para ansiedade

O chá de valeriana é uma excelente opção natural para tratar ansiedade, especialmente nos casos mais leves ou moderados, já que esta é uma planta rica em propriedades sedativas e calmantes que ajudam a evitar o estresse.

Além disso, o chá de valeriana também pode ser utilizado para facilitar o sono e aliviar a tensão física e mental de um dia de trabalho cansativo. Para isso, o ideal é que o chá seja tomado até 30 minutos antes de dormir, pois pode causar ligeira agitação antes de iniciar seu efeito relaxante.

Saiba mais para que serve a valeriana e suas propriedades.

Valeriana para ansiedade

Este chá não deve ser ingerido por grávidas, nem crianças com menos de 3 anos. Também não se deve exceder o consumo de 2 xícaras de chá por dia, pois pode provocar o efeito contrário, causando agitação e insônia:

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante 10 minutos. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia. No caso de insônia, o chá deve ser ingerido até 30 minutos antes de dormir.

Como funciona a valeriana

Embora o mecanismo de ação desta planta não seja totalmente conhecido, muitos estudos indicam que a valeriana causa um aumento dos níveis de GABA no organismo.

O GABA é um neurotransmissor importante que ajuda a regular o sistema nervoso, acalmando e combatendo a ansiedade. Dessa forma, a valeriana pode ter um efeito semelhante ao de alguns medicamentos usados para tratar casos de ansiedade, como o Alprazolam ou o Diazepam, por exemplo.

Valeriana para ansiedade

Outras bebidas para ansiedade

Assim como a valeriana, alguns alimentos e ervas possuem propriedades calmantes e, dessa forma, podem ser consumidos para controlar a ansiedade:

  1. Chá de camomila com erva-cidreira: a erva-cidreira possui é capaz de relaxar e acalmar o sistema nervoso central, aliviando os sinais e sintomas da ansiedade. Veja quais são os benefícios do chá de erva-cidreira;
  2. Chá de erva-de-são-joão: essa erva, assim como a erva-cidreira e a valeriana, é capaz de agir no sistema nervoso, promovendo o relaxamento. Veja como pode ser feito o chá de erva-de-são-joão e outros remédios naturais para ansiedade;
  3. Suco de maracujá: o maracujá possui ação sedativa, refrescante, analgésica e calmante, sendo uma ótima opção para combater a ansiedade. Saiba quais são os benefícios do maracujá.

Veja outras outras opções de remédios caseiros para ansiedade, no vídeo seguinte:

Calmantes naturais: Melhores plantas para Ansiedade

16 mil visualizações

Outras técnicas para combater a ansiedade

Para aumentar o efeito do chá de valeriana, algumas dicas para aliviar a ansiedade são:

  • Ficar num local calmo e sem barulho;
  • Ouvir uma música relaxante;
  • Respirar fundo, prestando atenção somente na respiração;
  • Evitar ficar pensando nos problemas;
  • Utilizar uma bola anti-estresse.

Além destas dicas, outra boa solução é fazer respirações profundas e focar a mente apenas na respiração. Um bom esquema de respiração profunda consiste em inspirar lentamente pelo nariz, manter o ar dentro dos pulmões por 2 a 3 segundos e depois expirar pela boca, repetindo as vezes necessárias.

Confira outras 7 dicas, que realmente funcionam, para controlar a ansiedade.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem