Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chá de valeriana para ansiedade

O chá de valeriana para ansiedade é uma opção natural muito utilizada, uma vez que a planta é rica em propriedades sedativas e calmantes que ajudam a evitar o estresse.

Por isso, o chá de valeriana também pode ser utilizado para facilitar o sono e aliviar a tensão física e mental de um dia de trabalho cansativo. Para isso, o ideal é que o chá seja tomado cerca de uma hora antes de dormir, pois pode causar ligeira agitação antes de iniciar seu efeito relaxante. Saiba mais para que serve a valeriana e suas propriedades.

Este chá não deve ser ingerido por grávidas e não se deve exceder o consumo de 2 xícaras de chá por dia, pois pode provocar o efeito contrário, causando agitação e insônia.

Chá de valeriana para ansiedade

Chá de valeriana

Ingredientes

  • 10 g de raiz de valeriana;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante 10 minutos. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia.

Como combater mais facilmente a ansiedade

Para aumentar o efeito do chá de valeriana, algumas dicas para aliviar a ansiedade são:

  • Ficar num local calmo e sem barulho;
  • Ouvir uma música relaxante;
  • Respirar fundo, prestando atenção somente na respiração;
  • Evitar ficar pensando nos problemas;
  • Utilizar uma bola anti-estresse.

Além destas dicas, a pessoa pode optar por ver um filme ou programa que goste, ocupando a mente com bons pensamentos. Confira 7 dicas, que realmente funcionam, para controlar a ansiedade.

Outras opções para ansiedade

Assim com a valeriana, alguns alimentos e ervas possuem propriedades calmantes e, dessa forma, podem ser consumidos para controlar a ansiedade:

  1. Chá de camomila com erva-cidreira: a erva-cidreira possui é capaz de relaxar e acalmar o sistema nervoso central, aliviando os sinais e sintomas da ansiedade. Veja quais são os benefícios do chá de erva-cidreira;
  2. Chá de erva-de-são-joão: essa erva, assim como a erva-cidreira e a valeriana é capaz de agir no sistema nervoso, promovendo o relaxamento. Veja como pode ser feito o chá de erva-de-são-joão e outros remédios naturais para ansiedade;
  3. Suco de maracujá: o maracujá possui ação sedativa, refrescante, analgésica e calmante, sendo uma ótima opção para combater a ansiedade. Saiba quais são os benefícios do maracujá.

Veja outras outras opções de remédios caseiros para ansiedade.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...