Chá de pitanga: para que serve, como fazer (e dúvidas comuns)

Evidência científica

O chá de pitanga oferece vários benefícios à saúde, como ajudar a reduzir a pressão arterial, combater os radicais livres, auxiliar na regulação da glicose no sangue e contribuir para o alívio da diarreia.

Esses benefícios do chá de pitanga estão associados à presença de diversos compostos bioativos, especialmente polifenóis, incluindo flavonoides, taninos e resveratrol, que apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória.

Leia também: Pitanga: 8 benefícios e como fazer o chá da folha (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-pitanga

Preparado a partir da infusão das folhas da planta, o chá de pitanga não deve ultrapassar o consumo diário de 300 mL. Além disso, seu uso deve ser associado a hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de pitanga pode trazer benefícios, como:

1. Diminuir a pressão arterial

O chá de pitanga pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, aumentar a eliminação de líquidos pelo organismo e reduzir a ação de enzimas que elevam a pressão. Veja outros chá para baixar a pressão alta.

Esses efeitos estão ligados a compostos como quercetina e resveratrol, que favorecem a saúde do coração e ajudam a manter a pressão mais equilibrada.

2. Reduzir a inflamação

Alguns compostos do chá de pitanga, como flavonoides, taninos e antocianinas, ajudam a reduzir a produção de substâncias que causam inchaço, vermelhidão e dor. 

Por isso, o chá de pitanga pode contribuir para diminuir processos inflamatórios leves, aliviar irritações e reduzir desconfortos, como dores nas articulações.

Leia também: 10 melhores chás anti-inflamatórios naturais tuasaude.com/anti-inflamatorio-natural

3. Combater os radicais livres

O chá de pitanga é rico em compostos fenólicos e flavonoides, que possuem ação antioxidante e ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.

Por ser antioxidante, o chá de pitanga contribui para proteger os tecidos e órgãos, retardar o envelhecimento precoce e manter o corpo funcionando de forma mais saudável. Conheça mais alimentos antioxidantes.

4. Regular o açúcar no sangue

Compostos presentes no chá de pitanga, como polifenóis, resveratrol e ácido gálico, podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue e proteger contra complicações do diabetes.

O chá de pitanga atua principalmente diminuindo a absorção da glicose pelo intestino e modulando enzimas envolvidas no metabolismo do açúcar, contribuindo para manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

Leia também: 12 remédios caseiros para diabetes (comprovados!) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-diabetes

5. Tratar a diarreia

O chá de pitanga pode ser usado para tratar diarreia, já que reduz a velocidade do trânsito intestinal, ajudando a controlar episódios de diarreia.

Também apresenta efeito relaxante sobre os músculos do intestino, o que pode aliviar cólicas e desconfortos digestivos.

6. Combater microrganismos

O chá de pitanga contém compostos como taninos e flavonoides que ajudam a combater microrganismos, incluindo espécies que causam infecções intestinais, gengivais e respiratórias. 

Embora o chá tenha um efeito mais moderado que a fruta pitanga, pode contribuir para proteger o corpo contra microrganismos e até potencializar a ação de alguns medicamentos.

Como fazer o chá de pitanga

Para fazer o chá de pitanga deve-se utilizar as folhas da planta, da seguinte maneira:

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de pitanga;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo:

Aqueça a água em uma panela ou chaleira até levantar fervura e desligue o fogo. Coloque as folhas de pitanga na água, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe antes de beber e não ultrapasse o consumo diário de 300 mL.

Chá de pitanga para diarreia

Para usar o chá de pitanga no alívio da diarreia, coe a infusão das folhas e tome 30 mL após cada evacuação. A dose pode ser repetida até dez vezes ao dia, respeitando um período máximo de uso de 30 dias.

Quem não deve tomar

O consumo do chá de pitanga não é recomendado para gestantes, lactantes ou menores de 18 anos, pois não há estudos que comprovem sua segurança nessas situações.

Além disso, pessoas com pressão baixa ou que usem medicamentos para hipertensão ou diuréticos, devem utilizar o chá apenas com orientação de um profissional especializado em fitoterapia, pois pode ocorrer queda da pressão arterial.

Dúvidas comuns

Algumas dúvidas sobre o chá de pitanga são:

1. Chá de folha de pitanga é bom para infecção urinária?

O chá de folha de pitanga pode ser utilizado como auxiliar no tratamento de infecção urinária devido às suas propriedades antimicrobianas, além de ajudar a aumentar a produção de urina.

Leia também: 10 receitas de chás para infecção urinária (e como preparar) tuasaude.com/tratamento-natural-para-infeccao-urinaria

Entretanto, estudos específicos sobre o chá de pitanga para infecção urinária ainda são limitados, sendo baseado principalmente no uso popular.

2. Chá de folha de pitanga é bom para tosse?

Embora o uso seja principalmente popular, o chá de folha de pitanga pode ajudar a reduzir a inflamação local e a irritação da mucosa, contribuindo para aliviar a tosse leve. 

Não há ainda estudos que comprovem sua eficácia contra a tosse, portanto seu uso deve ser considerado como complemento, e não substituto do tratamento médico. Confira alguns chás bons para tosse.

3. Chá de pitanga é calmante?

Não há evidências que comprovem um efeito direto do chá de pitanga sobre ansiedade ou relaxamento.

Leia também: 7 calmantes naturais (para ansiedade, insônia e nervosismo) tuasaude.com/calmante-natural

4. Chá de pitanga emagrece?

Embora possua propriedades diuréticas e antioxidantes, não existem comprovações que o seu consumo leve à perda de peso. 

5. Chá de folha de pitanga é bom para diabetes?

O chá de folha de pitanga pode ser usado como um complemento no controle do diabetes, pois ajuda a reduzir a absorção de glicose e a melhorar o metabolismo do açúcar no sangue. No entanto, não deve substituir o tratamento médico.

Vídeos relacionados

O que comer para a diarreia

03:24 | 1.460.334 visualizações

Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar

04:49 | 4.652.439 visualizações