Chá de Inhame: para que serve e como fazer

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

O chá de inhame pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar o processo digestivo, controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.

As mulheres em idade fértil costumam fazer uso do chá de inhame principalmente para engravidar, pois é capaz de aumentar os níveis de estrogênio no sangue e, assim, favorecer a ovulação. No entanto, a relação entre o chá de inhame e aumento da fertilidade ainda não está comprovada cientificamente.

Devido aos seus benefícios, o chá de inhame, feito com a casca desse tubérculo, pode ser consumido tanto por homens quanto por mulheres, e deve ser usado com orientação médica ou do fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de inhame diversos benefícios para saúde, como:

1. Melhora a digestão

O chá de inhame é rico em fibras que ajudam a melhorar o processo digestivo e o funcionamento dos intestinos, podendo também ajudar a combater a prisão de ventre.

2. Controla os níveis de colesterol

O chá de inhame pode ajudar a baixar o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos do sangue, pois é rico em fibras que reduzem a absorção de gorduras da alimentação. 

3. Previne doenças cardiovasculares

Por reduzir o colesterol ruim e triglicerídeos, o chá de inhame pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC, por exemplo. 

Além disso, como esse chá ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, também pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares associadas à diabetes.

4. Controla a glicemia

O chá de inhame, por ser rico em fibras, pode reduzir a absorção de açúcares pelo intestino, o que ajuda a controlar a glicemia.

Desta forma, tomar o chá de inhame pode ajudar a prevenir ou auxiliar no tratamento da diabetes.

5. Fortalece o sistema imune

O chá de inhame é rico em vitamina C com ação antioxidante que ajuda a evitar os danos causados pelos radicais livres nas células do corpo, inclusive as células de defesa do sistema imunológico, o por isso pode fortalecer o sistema imune. Conheça outros benefícios do inhame.

6. Alivia os sintomas da menopausa

O chá de inhame é rico em diosgenina um fitoestrogênio que possui ação semelhante ao estrogênio produzido pelo corpo, o que pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor, suor noturno ou insônia.

7. Ajuda a engravidar

O chá de inhame possui em sua composição a diosgenina um tipo de fito-hormônio que é transformado em DHEA no organismo, um outro hormônio responsável pela regulação dos níveis dos hormônios sexuais femininos, especialmente do estrogênio, o que pode estimular da ovulação.

Apesar de ser bastante utilizada pelas mulheres para favorecer a gravidez, ainda não há comprovações científicas de que isso de fato aconteça, por isso, é importante consultar o ginecologista para que sejam adotadas estratégias para estimular a ovulação. Veja também outras formas de estimular a ovulação.

Homem pode tomar chá de inhame?

Apesar do chá de inhame ser utilizado principalmente pela mulheres com o objetivo de estimular a ovulação, mesmo não havendo comprovações científicas, o chá de inhame também pode ser consumido pelos homens, já que possui outros benefícios, como por exemplo o aumento da energia e disposição, combate de processos inflamatórios e fortalecimento do sistema imune.

Além do chá, o inhame pode ser consumido de outras formas, como por exemplo cozido, cru ou como ingrediente de bolos, por exemplo. Confira algumas receitas com inhame.

Como fazer o chá de inhame

O Chá de Inhame pode ser tomado por qualquer pessoa a qualquer hora do dia, no entanto é importante que não seja ingerida grandes quantidades, pois pode resultar em ganho de peso e diarreia, por exemplo.

Ingredientes

  • Casca de 1 inhame;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Colocar a casca do inhame na água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos com a panela tampada. Em seguida, deixar esfriar, coar e beber em jejum. Como o chá de inhame não tem muito sabor, pode ser interessante acrescentar algum adoçante para que fique melhor.

No caso das mulheres que tomam o chá de inhame para engravidar, é recomendado tomar próximo ao período fértil para que haja estimulação da ovulação e aumente as chances de gravidez. Veja como identificar o período fértil.

Possíveis efeitos colaterais

O chá de inhame geralmente é bem tolerado quando consumido nas quantidades recomendadas. No entanto, quando consumido em excesso, pode causar náuseas, vômitos ou diarreia.

Quem não deve usar

O chá de inhame não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.