Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Chá de Inhame e como tomar

O chá de inhame pode ser consumido tanto por homens quanto por mulheres, pois é capaz de fortalecer o sistema imunológico, melhorar o processo digestivo, controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.

As mulheres em idade fértil costumam fazer uso do chá de inhame principalmente para engravidar, pois é capaz de aumentar os níveis de progesterona no sangue e, assim, favorecer a ovulação. No entanto, essa relação entre o chá de inhame e aumento da fertilidade ainda não está comprovada cientificamente.

Para que serve o Chá de Inhame e como tomar

Para que serve

O inhame é um alimento de baixo índice glicêmico e rico em proteínas, fibras e vitaminas, principalmente vitamina C e do complexo B, possuindo, portanto, diversos benefícios para saúde, como a melhora do processo de digestivo, controle dos níveis de colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e ajuda no processo de emagrecimento, por exemplo. Conheça outros benefícios do inhame.

O inhame pode ser consumido cru, em receitas ou em forma de chá, sendo esta forma muito utilizada pelas mulheres que desejam engravidar. Isso porque o inhame possui em sua composição um hormônio que é transformado em DHEA no organismo, um outro hormônio responsável pela regulação dos níveis dos hormônios sexuais femininos circulantes no sangue, controlando os níveis de estrogênio e aumentando os níveis de progesterona, havendo estimulação da ovulação.

Apesar de ser bastante utilizada pelas mulheres para favorecer a gravidez, ainda não há comprovações científicas de que isso de fato aconteça, por isso é importante consultar o ginecologista para que sejam adotadas estratégias para estimular a ovulação. Veja também outras formas de estimular a ovulação.

Homem pode tomar o Chá de Inhame?

Apesar do chá de inhame ser utilizado principalmente pela mulheres com o objetivo de estimular a ovulação, mesmo não havendo comprovações científicas, o chá de inhame também pode ser consumido pelos homens, já que possui outros benefícios, como por exemplo o aumento da energia e disposição, combate de processos inflamatórios e fortalecimento do sistema imune.

Além do chá, o inhame pode ser consumido de outras formas, como por exemplo cozido, cru ou como ingrediente de bolos, por exemplo. Confira algumas receitas com inhame.

Como fazer o Chá de Inhame

O Chá de Inhame pode ser tomado por qualquer pessoa a qualquer hora do dia, no entanto é importante que não seja ingerida grandes quantidades, pois pode resultar em ganho de peso e diarreia, por exemplo.

Ingredientes

  • Casca de 1 inhame;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Para fazer o chá de inhame basta colocar a casca do inhame na água fervente e deixar por cerca de 5 minutos com a panela tampada. Em seguida, deixar esfriar, coar e beber em jejum. Como o chá de inhame não tem muito sabor, pode ser interessante acrescentar algum adoçante para que fique melhor.

No caso das mulheres que tomam o chá de inhame para engravidar, é recomendado tomar próximo ao período fértil para que haja estimulação da ovulação e aumente as chances de gravidez. Veja como identificar o período fértil.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem