Chá de berinjela: para que serve e como preparar

Setembro 2021

O chá de berinjela é uma ótima opção para consumir a berinjela e aproveitar seus benefícios, pois os nutrientes ficam mais concentrados, resultando em maior efeito anti-inflamatório, regulador dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, e antioxidante, podendo ser usado para complementar o tratamento da diabetes e colesterol alto, por exemplo.

Além disso, o chá de berinjela pode ser acrescentado à rotina de emagrecimento, pois esse legume é pobre em calorias, rico em água e fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino e aumentando a sensação de saciedade.

Apesar de ser rica em vitaminas, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, para garantir os benefícios do chá de berinjela, é importante que se tenha uma alimentação saudável e que seja praticada atividade física de forma regular. Além disso, o consumo do chá de berinjela não deve substituir o tratamento indicado pelo médico. Veja mais sobre os benefícios da berinjela.

Chá de berinjela: para que serve e como preparar

Para que serve

O chá de berinjela é rico em flavonoides, ácido aspártico, ácido ascórbico, triptofano, alcaloides e esteroides, além de ser fonte de fibras, água, cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio, o que garante propriedade anti-inflamatória, anti-hipertensiva e antioxidante, podendo servir para:

  • Diminuir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Diminuir a pressão arterial, no caso de pressão alta;
  • Aliviar os sintomas de asma;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Promover a hidratação do corpo;
  • Combate o envelhecimento precoce.

Além disso, o chá de berinjela pode ser consumido para ajudar no processo de emagrecimento, já que não contém muitas calorias e nem grande quantidade de carboidrato e aumenta a sensação de saciedade. No entanto, para que o chá de berinjela tenha os efeitos desejados, é importante que o seu consumo faça parte de uma alimentação saudável e da prática de atividade física regular.

Nos casos em que o consumo do chá de berinjela é feito para aliviar os sintomas de asma, controlar a pressão ou combater a diabetes, é importante que o médico seja consultado e que o chá não substitua o tratamento médico.

Como preparar o chá

O chá de berinjela pode ser preparado usando o legume juntamente com as folhas e é recomendado que seja consumida 1 xícara por dia de acordo com a recomendação médica. É também indicado que o consumo do chá não seja feito por mais de 7 dias seguidos, pois pode causar hipotensão ou hipoglicemia.

Ingredientes

  • 1 berinjela com folhas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Fatiar a berinjela e colocar em uma panela com água, juntamente com as folhas, e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, retirar a panela do fogo, tampar até amornar, coar e beber.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NAEEM Muhammad et al. Nutritional Content and Health Benefits of Eggplant. Turkish Journal of Agriculture - Food Science and Technology. 7. 31-36, 2019
  • ZAMBRANO-MORENO, Erika L.; CHÁVEZ-JÁUREGUI, Rosa N.; PLAZA, Maria Lurdes; WESSEL-BEAVER, Linda. Phenolic content and antioxidant capacity in organically and conventionally grown eggplant (Solanum melongena) fruits following thermal processing. Food Sci. Technol. Vol 35. 3 ed; 414-420, 2015
Mais sobre este assunto: