Cetoconazol é um antifúngico indicado para o tratamento de infecções causadas por fungos, como dermatite seborreica, caspa, candidíase oral ou vaginal, ou infecções pulmonares como blastomicose ou histoplasmose, por exemplo.
Esse remédio está disponível em farmácias e drogarias na forma de comprimidos, pomada ou shampoo, com os nomes comerciais Nizoral, Candoral, Candicort ou Fungonazol, por exemplo.
Leia também: Antifúngicos: o que são, para que servem e tipos (oral, cremes e mais) tuasaude.com/antifungicoO modo de uso do cetoconazol deve ser orientado pelo médico, pois pode variar de acordo com a forma do medicamento, objetivo do tratamento e idade da pessoa.

Para que serve
O cetoconazol é indicado para:
- Candidíase oral ou vaginal;
- Dermatite seborreica ou caspa;
- Candidíase cutânea;
- Micose de pele, no couro cabeludo ou na virilha;
- Pé de atleta ou frieira.
Além disso, o cetoconazol pode ser indicado para infecções fúngicas pulmonares, como blastomicose, histoplasmose, paracoccidioidomicose ou coccidioidomicose.
Leia também: 10 doenças causadas por fungos: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-causadas-por-fungosComo usar
A forma de uso do cetoconazol varia de acordo com a apresentação. No caso de de comprimido deve ser tomado por via oral, a pomada deve ser aplicada diretamente na pele e o shampoo utilizado no couro cabeludo.
1. Cetoconazol comprimido 200 mg
O comprimido de cetoconazol 200 mg deve ser tomado por via oral com um copo de água, junto com uma refeição, sempre no mesmo horário, e pelo período de tempo estabelecido pelo médico.
A posologia do cetoconazol comprimido varia de acordo com a idade, que inclui:
O tempo de tratamento com cetoconazol comprimido pode variar de acordo com o tipo de micose, devendo-se sempre seguir as orientações médicas.
2. Cetoconazol pomada 20 mg/g
O cetoconazol pomada deve ser aplicado 1 vez por dia, sobre a região da pele com micose, frieira ou pano branco, sendo recomendado lavar e secar bem a pele antes de passar a pomada.
Geralmente, o tratamento com o cetoconazol pomada deve ser feito por pelo menos 4 semanas, mas pode variar de acordo com o tipo de micose, devendo ser orientado pelo dermatologista.
3. Cetoconazol shampoo 20 mg/mL
O cetoconazol shampoo 20 mg/mL deve ser aplicado no couro cabeludo, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar.
Para o tratamento da dermatite seborreica ou caspa em adultos, deve-se usar o cetoconazol shampoo 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas.
Além disso, para prevenir o reaparecimento da dermatite seborreica ou caspa, o dermatologista pode indicar aplicar o shampoo de cetoconazol 1 vez por semana ou 1 vez a cada 2 semanas.
4. Cetoconazol + dipropionato de betametasona
O cetoconazol + dipropionato de betametasona é uma pomada que além do antifúngico, contém corticoide, que ajuda a reduzir a inflamação da pele.
Essa pomada é indicada para uso adulto e pediátrico nos casos de dermatites de contato, atópica ou seborreica, intertrigo, disidrose, neurodermatite, eczemas ou dermatoses.
A pomada de cetoconazol 20 mg/g + dipropionato de betametasona 0,64 mg/g deve ser aplicada sobre a pele na região a ser tratada, 1 ou 2 vezes por dia, por no máximo 2 semanas de tratamento.
Leia também: Betametasona: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/betametasonaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do cetoconazol variam com a forma de uso, sendo que no caso dos comprimidos pode ocorrer vômito, náusea, dor de barriga, dor de cabeça ou diarreia.
No caso da pomada pode ocorrer coceira, pele seca, irritação local e sensação de picada na pele.
Já o cetoconazol shampoo pode causar sensação de queimação no couro cabeludo, irritação ou vermelhidão da pele, queda de cabelo, mudança na textura do cabelo, coceira, pele seca ou feridas no couro cabeludo.
Quem não deve usar
O cetoconazol não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas alérgicas ao cetoconazol ou outros antifúngicos como miconazol, fluconazol ou itraconazol, por exemplo.
Além disso, o cetoconazol comprimido não deve ser usado por pessoas com doença do fígado aguda ou crônica.