Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar Cetoconazol - creme, comprimido e shampoo

O Cetoconazol é um medicamento antifúngico, que está disponível em forma de comprimidos, creme ou shampoo, sendo eficaz contra micoses de pele, candidíase oral, vaginal e dermatite seborreica.

Esta substância ativa está disponível em genérico ou com os nomes comerciais Nizoral, Candoral, Lozan ou Cetonax, por exemplo, e só deve ser usado por indicação médica pelo tempo por ele recomendado, podendo ser comprado em farmácias, por um preço que pode variar de 3 a 58 reais, dependendo da forma farmacêutica e da dimensão da embalagem. Veja os cuidados que se devem ter ao comprar medicamentos pela internet.

Como usar Cetoconazol - creme, comprimido e shampoo

Para que serve

O Cetoconazol em comprimidos pode ser usado para tratar problemas como candidíase vaginal, candidíase oral, dermatite seborreica, caspa ou micose da pele.

Além disso, para micoses de pele, como candidíase cutânea, Tinea corporis, Tinea cruris, pé de atleta e pano branco, por exemplo, recomenda-se o cetoconazol em creme e no caso de pano branco, dermatite seborreica e caspa, pode ainda ser usado o cetoconazol em shampoo.

Como usar

1. Comprimidos

Os comprimidos de Cetoconazol devem ser tomados em conjunto com uma refeição. Geralmente, a dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg uma vez ao dia e em alguns casos, quando a resposta clínica for insuficiente para a dose de 200 mg, pode ser aumentada, pelo médico, para 2 comprimidos por dia.

No caso de crianças acima de 2 anos, também deve ser tomado com a refeição, sendo que a dose varia com o peso:

  • Crianças com um peso entre 15 e 30 kg: A dose recomendada é de 100 mg de Cetoconazol (metade do comprimido), em dose única.
  • Crianças com um peso acima de 30 kg: A dose recomendada é de 200 mg de Cetoconazol (comprimido inteiro), em dose única. Em alguns casos, o médico pode recomendar o aumento desta dose para 400 mg.

2. Creme

O creme deve ser aplicado 1 vez ao dia, sendo que também devem ser praticadas medidas de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação e reinfecção. Os resultados são observados após 4 semanas de tratamento.

3. Shampoo

O shampoo de cetoconazol deve ser aplicado no couro cabeludo, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar, sendo que no caso de dermatite seborreica e caspa é indicada 1 aplicação, 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais variam com a forma de uso, sendo que no caso oral pode provocar vômito, náusea, dor de barriga, dor de cabeça e diarreia. No caso do creme pode ocorrer coceira, irritação local e sensação de picadas e no caso do shampoo, pode causar queda de cabelo, irritação, mudança na textura do cabelo, coceira, pele seca ou oleosidade e feridas no couro cabeludo.

Quem não deve usar

O cetoconazol não deve ser usado em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, os comprimidos não devem ser usados em pessoas com doença do fígado aguda ou crônica, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, sem orientação médica.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...