Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Doenças que a Caxumba pode provocar

A caxumba é uma doença altamente contagiosa transmitida pelo ar, através de gotículas de saliva ou perdigotos causada pelo vírus Paramyxovirus. Seu principal sintoma é o inchaço das glândulas salivares que gera um aumento da região localizada entre a orelha e a mandíbula.

Normalmente a doença evolui de forma benigna, contudo em alguns casos, pode haver complicações que surgem durante ou logo após a caxumba começar a se manifestar. Isso pode acontecer porque o vírus se multiplica na região na mucosa da região do nariz e laringe mas pode chegar ao sangue e se espalhar pelo corpo, sendo que os locais prediletos deste vírus são as glândulas salivares, e por isso ocorre a caxumba, meninges do sistema nervoso central, testículos e ovários. Assim, as complicações da caxumba podem ser:

5 Doenças que a Caxumba pode provocar

1. Meningite viral

Pode ocorrer porque o vírus da caxumba é atraído pelo sistema nervoso central, e por isso pode haver inflamação das meninges, que são um tecido que reveste todo o sistema nervoso: a medula e o cérebro causando uma forte dor de cabeça. Normalmente esta meningite é benigna e não traz grandes complicações para pessoa. Saiba como é feito seu tratamento clicando aqui

2. Miocardite

É uma inflamação no músculo cardíaco que geralmente só é descoberta através de exames específicos e não é grave, nem traz grandes alterações ou complicações.

3. Surdez

Quando a pessoa apresenta inchaço de somente um dos lados da face pode haver surdez neste lado, que pode ser temporária ou permanente, e por isso se a pessoa estiver com caxumba e observar que está com alguma dificuldade de ouvir qualquer som, deverá voltar no médico para verificar o que pode ser feito.

4. Orquite

Em alguns casos, no Homem a Caxumba pode causar uma inflamação conhecida como Orquite, que destrói o epitélio germinativo dos testículos e que pode causar infertilidade. Saiba porque isto acontece em Entenda porque a Caxumba pode causar Infertilidade no Homem. Nas mulheres, este tipo de complicações é mais raro, mas esta doença pode provocar uma inflamação nos ovários conhecida como Ooforite

5. Pancreatite

Embora seja raro, a pancreatite pode ocorrer após a caxumba e é caracterizada pelo surgimento de sintomas como dor abdominal, calafrios, febre e vômitos persistentes e por isso ao observar estes sintomas deve-se entrar em contato com o médico para iniciar o tratamento da pancreatite. Saiba mais sobre esta doença clicando aqui

Aborto espontâneo

Quando a mulher pega caxumba no primeiro trimestre de gestação, ela corre o risco de perder o bebê devido a um aborto espontâneo que ocorre quando o próprio corpo da mulher luta contra o bebê devido a um erro no sistema imune. Por isso, todas as grávidas mesmo que já tenham tomado a vacina contra tríplice viral não ficar próximas de pessoas com caxumba, lavando sempre as mãos e usando álcool em gel após lavar as mãos.

Como tratar a caxumba para evitar complicações

O tratamento para caxumba é feito de forma a controlar os sintomas da doença, porque não é necessário um tratamento muito específico para eliminar este vírus. Assim, o médico poderá recomendar:

  • Paracetamol para diminuir as dores e a febre;
  • Repouso e hidratação para ficar curado mais rápido;
  • Alimentação pastosa para facilitar a deglutição;
  • Gargarejos com água morna e sal para aliviar o desconforto na garganta;
  • Colocar uma compressa fria no rosto para diminui a dor o desconforto na face;
  • Evitar alimentos ácidos como laranja, limão, abacaxi além de alimentos ricos em sal porque eles estimulam a produção de saliva, aumentando a dor.

Assim como acontece na dengue, não é recomendado o uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico em sua composição, como Aspirina e Doril. Veja outros nomes de medicamentos que não devem ser utilizados clicando aqui

A prevenção da caxumba é feita através da toma da vacina tetraviral que protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...