Catarro amarelo: 5 principais causas (e o que fazer)

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
janeiro 2023

O catarro amarelo normalmente é sinal de algum tipo de infecção bacteriana, como uma sinusite, faringite, bronquite ou, até, pneumonia, por exemplo.

Isso acontece principalmente porque, quando existem bactérias se desenvolvendo, o muco fica mais espesso para grudar nos microrganismos e eliminá-los através da tosse, ficando com uma coloração mais amarelada. Conforme a infecção vai-se agravando, é possível que a cor do catarro também vá alterando, podendo ficar mais esverdeado. Veja o que pode indicar o catarro verde e o que fazer.

Quando surge catarro amarelo, especialmente acompanhado de outros sintomas, como febre, dor de garganta ou falta de ar, é importante consultar um pneumologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser catarro amarelo

As causas mais comuns de catarro amarelo são:

1. Faringite

Outra das causas de catarro amarelo é a faringite bacteriana, que é caracterizada pela inflamação da faringe. Devido à presença de bactérias, além do catarro, podem surgir outros sintomas como dor de garganta intensa, dificuldade para engolir, febre e dor de cabeça. Conheça os principais sintomas da faringite e como tratar. 

O que fazer: em caso de suspeita de faringite, é importante consultar o clínico geral para que os sintomas sejam avaliados e possa ser indicado o tratamento mais indicado que, normalmente, é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, que reduzem a inflamação da faringe, aliviam as dores e diminuem a febre.

2. Sinusite

A presença de catarro amarelo pode estar associada a uma sinusite bacteriana, que acontece devido à inflamação dos seios nasais causada por bactérias.

Nestes casos, além do catarro, é normal que apareçam outros sintomas como coriza frequente, febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar devido ao nariz entupido. Saiba quais os sintomas da sinusite bacteriana e o tratamento.

O que fazer: o tratamento da sinusite bacteriana deve ser indicado pelo otorrinolaringologista após ser feita uma avaliação dos sintomas, mas normalmente é indicado o uso de antibióticos. Além disso, pode ser recomendado fazer inalação do vapor de água para ajudar a desentupir o nariz, permitindo respirar melhor.

Assista o vídeo sobre outros remédios caseiros para a sinusite:

3. Bronquite

O catarro amarelo pode surgir em caso de uma bronquite provocada por bactérias, uma vez que os brônquios ficam inflamados e produzem um catarro mais espesso para eliminar as bactérias através da tosse.

Quando existe uma bronquite, além do catarro amarelo, é normal que surjam outros sintomas como tosse, falta de ar, febre e cansaço. Entenda tudo sobre a bronquite, sintomas, causas e tratamento.

O que fazer: quando o catarro está associado aos outros sinais de bronquite, é importante consultar um pneumologista para avaliar os sintomas e indicar qual o tratamento mais indicado, que normalmente é feito com remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides e expectorantes. Além disso, é importante beber muitos líquidos para ajudar o muco a sair mais facilmente.

4. Pneumonia bacteriana

A pneumonia bacteriana, normalmente não é contagiosa e pode ser uma das causas do catarro amarelo, uma vez que é caracterizada pela presença de bactérias nos pulmões.

Além do catarro amarelo, a pneumonia bacteriana pode provocar também outros sintomas como febre, dor no peito, dificuldade para respirar e tosse que permite eliminar as bactérias dos pulmões.

O que fazer: o tratamento da pneumonia bacteriana é feito com antibióticos e deve ser indicado pelo pneumologista uma vez que devem ser avaliados todos os sintomas.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre o tratamento da pneumonia bacteriana:

5. Bronquiectasia pulmonar

O catarro amarelo também pode estar associado à bronquiectasia pulmonar, que é uma doença em que os brônquios se encontram mais dilatados, devido à obstrução das vias respiratórias ou devido à presença de bactérias, o que provoca a produção de um muco mais espesso.

Um dos principais sintomas da bronquiectasia é o catarro, no entanto, é frequente surgirem outros sintomas como tosse com sangue, falta de ar, mal-estar geral e dor no peito.

O que fazer: embora a bronquiectasia pulmonar não tenha cura, é possível fazer um tratamento, indicado pelo pneumologista, que ajuda a diminuir os sintomas, aliviando o desconforto. O tratamento pode ser feito com antibiótico e broncodilatadores, que facilitem a respiração. Veja o que é a bronquiectasia pulmonar e como é feito o tratamento.

Esta informação foi útil?

Escrito por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar. Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2023. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em março de 2021.

Bibliografia

  • HEALTHLINE. Yellow, Brown, Green, and More: What Does the Color of My Phlegm Mean?. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/green-phlegm>. Acesso em 02 mar 2021
  • VERYWELL HEALTH. What Causes the Amount of Sputum to Increase?. Disponível em: <https://www.verywellhealth.com/what-is-sputum-2249192>. Acesso em 02 mar 2021
Mostrar bibliografia completa
  • SHEPHERD, Eileen. Specimen collection 4: procedure for obtaining a sputum specimen. Nursing Times. 113. 10; 49-51, 2017
  • SCIENCEDIRECT. Sputum. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/topics/immunology-and-microbiology/sputum>. Acesso em 02 mar 2021
  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS. 2010. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf>. Acesso em 02 mar 2021
  • MEDICAL NEWS TODAY. What can sputum tell us?. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/318924>. Acesso em 02 mar 2021
  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sinusite. 2011. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/235_sinusite.html>. Acesso em 02 mar 2021
  • KINKADE, Scotte; LONG, Natalie. Acute Bronchitis. Am Fam Physician. 94. 7; 560-565, 2016
  • NHS. NATALIE A. LONG. 2017. Disponível em: <https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/11194Pbronchiectasis.pdf>. Acesso em 02 mar 2021
  • WINDFUHR, Jochen et al. Clinical practice guideline: tonsillitis I. Diagnostics and nonsurgical management. NCBI. 273. 4; 973–987, 2016
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

    08:37 | 22508 visualizações
  • Remédios Caseiros para Sinusite

    01:35 | 1227061 visualizações