Como usar as cápsula de Alcachofra para emagrecer

janeiro 2019

O modo de uso da alcachofra pode variar de um fabricante para o outro e por isso ela deve ser tomada seguindo as orientações presentes na bula, mas sempre com o aconselhamento do médico ou nutricionista. A dose habitual das cápsulas de alcachofra para emagrecer é de 1 cápsula antes do café da manhã, almoço e jantar, totalizando 3 cápsulas por dia. No entanto, não há estudos científicos que comprovem sua eficácia na perda de peso.

A cápsula de alcachofra (Cynara scolymus L) é um suplemento alimentar geralmente utilizado em dietas para emagrecer e melhorar a digestão por estimular a produção de bile pelo fígado e facilita a digestão dos alimentos com alto teor de gordura. Algumas marcas que comercializam as cápsulas de alcachofra são: Herbarium; Bionatus; Arkopharma e Biofil.

Para que serve

As cápsulas de alcachofra podem ajudar a emagrecer porque facilitam a digestão, reduzindo os gases e o enjoo causados pela produção inadequada da bile, além de atuar como laxante suave, que facilita a eliminação das fezes. Assim, após a sua utilização há um alívio destes sintomas fazendo com que os alimentos sejam melhor digeridos e a barriga fica menos inchada.

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo do extrato de alcachofra pode ajudar a reduzir a produção de colesterol pelo fígado, diminuindo os níveis de colesterol total e de LDL, que é o colesterol ruim. A alcachofra também parece ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, podendo ser mais uma fonte para auxiliar no controle da glicemia de pré diabéticos e diabéticos.

Alcachofra emagrece?

Apesar de melhorar a digestão e ajudar no controle do colesterol, nenhum estudo científico comprova a eficácia da alcachofra na redução do peso.

No entanto, sua utilização melhora o funcionamento intestinal, aumenta a saciedade devido à presença de fibras na alcachofra e ajuda a combater a retenção de líquidos, o que juntamente com uma alimentação saudável e a prática de atividade física, pode ajudar no emagrecimento. Veja um exemplo de dieta para emagrecer em dieta da proteína.

Preço 

A caixa com 45 cápsulas de Alcachofra 350 mg pode variar entre R$ 18,00 e R$ 24,00, e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou suplementos de nutrição.

Efeitos Colaterais 

As cápsulas de alcachofra possuem efeito laxante, e podem reduzir a eficácia de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea, como ácido acetilsalicílico e anticoagulantes cumarínicos, como por exemplo a Varfarina.

Contraindicação 

As cápsulas de alcachofra são contraindicadas para crianças com menos de 12 anos, em caso de obstrução do ducto biliar, gravidez risco C, lactação e em caso de alergia à plantas da família Asteraceae.

A alcachofra em cápsulas é contraindicada durante a gravidez pela falta de estudos científicos disponíveis sobre o assunto, e é contraindicada durante a amamentação pois os extratos amargos da planta passam para o leite materno alterando seu sabor. Além disso, este suplemento também deve ser evitado em casos de hipertensão ou de doença cardíaca.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.