Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar Cancro Mole

O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, que, apesar do nome sugerir, não é nenhum tipo de câncer, sendo caracterizada por feridas na região genital, de formato irregular, que podem surgir até 3 a 10 dias após uma relação desprotegida.

O cancro mole tem cura, no entanto, precisa ser tratado com antibióticos indicados por um urologista, ginecologista ou infectologista, de forma a evitar complicações como cicatrizes permanentes. Por isso, se existir suspeita de alguma infecção após uma relação sexual desprotegida é muito importante ir ao médico, não apenas para despistar a presença de cancro mole, mas também de outras doenças sexualmente transmissíveis.

O cancro mole também é conhecido por úlcera mole venérea, cancroide, cancro venéreo simples e por vezes, pode ser confundido com a sífilis.

Veja uma lista de alguns sintomas que podem indicar uma DST.

Como identificar e tratar Cancro Mole

Principais sintomas

Os primeiros sintomas de cancro mole surgem até 10 dias após a infecção pela bactéria e, geralmente, incluem:

  • Caroços e ínguas avermelhadas na região genital;
  • Desenvolvimento de feridas abertas;
  • Dor constante na região íntima;
  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Corrimento anormal pela uretra ou sangramento ao urinar.

As feridas podem aparecer nos órgãos genitais masculinos e femininos ou no ânus e, por isso, podem causar dor durante o contato íntimo e para evacuar. Elas também podem ser encontradas nos lábios, boca e garganta.

Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa e também podem existir casos em que não surge qualquer sintoma, além de um pequeno inchaço na região genital. Esta situação é mais comum em mulheres, que algumas vezes só descobrem a infecção durante uma consulta de rotina no ginecologista.

Como confirmar se é cancro mole

Para fazer o diagnóstico do cancro mole deve-se consultar um ginecologista, urologista ou infectologista para que ele observe os genitais à procura de feridas ou lesões. Para confirmar a doença pode ser preciso fazer exames que incluem uma raspagem da ferida e envio para análise laboratorial.

Além disso, como a doença é um pouco parecida com a sífilis, o médico poderá pedir também um exame de sangue específico para sífilis, o VDRL, que deve ser repetido 30 dias depois do início do tratamento.

Diferenças entre cancro mole e sífilis:

Cancro moleCandro duro (Sífilis)
Primeiros sintomas surgem em 3 a 10 diasPrimeiros sintomas surgem em 21 a 30 dias
Várias feridasÚnica ferida
Base da ferida é moleBase da ferida é dura
Íngua inflamada e dolorida em apenas um ladoÍnguas inchadas dos dois lados
Causa dorNão causa nenhuma dor

Como ocorre em toda suspeita de DST o médico também poderá solicitar exames para identificar uma possível infecção pelo vírus do HIV.

Como é feito o tratamento

Normalmente, o tratamento do cancro mole é feito com a o uso de antibióticos receitados pelo médico, que podem ser feitos em dose única, ou durante um período de 3 a 15 dias, de acordo com os sintomas e grau da infecção.

Além disso, é recomendado manter os cuidados básicos de higiene, lavando a região com água morna e, se necessário, com um sabão para a região genital, para evitar possíveis infecções. Deve-se também evitar o contato íntimo durante o tratamento, já que existe um risco elevado de transmitir a bactéria, mesmo com o uso de preservativo.

Idealmente, o parceiro que possa ter transmitido a doença também deve fazer o tratamento.

Veja quais os antibióticos mais utilizados no tratamento e quais os sinais de melhora.


Bibliografia

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem