Canagliflozina (Invokana): o que é, para que serve e como usar

Atualizado em abril 2020

A canagliflozina é uma substância que bloqueia a ação de uma proteína nos rins que reabsorve o açúcar da urina e o libera novamente no sangue. Dessa forma, esta substância age aumentando a quantidade de açúcar eliminada na urina, baixando os níveis de açúcar no sangue, sendo, por isso, muito utilizada no tratamento da diabetes tipo 2.

Esta substância pode ser comprada em comprimidos de 100 mg ou 300 mg, nas farmácias convencionais, com o nome comercial de Invokana, mediante a apresentação de receita médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Invokana está indicado para controlar os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2, com idade superior a 18 anos.

Em alguns casos, a canagliflozina pode ainda ser utilizada para emagrecer mais rápido, no entanto é necessário prescrição médica e orientação de um nutricionista para fazer uma dieta equilibrada.

Como usar

A dose inicial geralmente é de 100 mg uma vez por dia, no entanto, após exames da função renal a dose pode ser aumentada para 300 mg, caso seja necessário fazer um controle mais apertado dos níveis de açúcar no sangue.

Saiba como identificar os sintomas de diabetes e como distinguir a diabetes tipo 1 da tipo 2.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais frequentes do uso da canagliflozina incluem redução acentuada dos níveis de açúcar no sangue, desidratação, tonturas, diminuição da pressão arterial, prisão de ventre, aumento da sede, náuseas, urticária na pele, infecções urinárias mais frequentes, candidíase e alterações do hematócrito no exame de sangue.

Quem não deve usar

Este remédio está contraindicado para grávidas e mulheres a amamentar, assim como pessoas com diabetes tipo 1, cetoacidose diabética ou com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula.