Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a calcitonina e qual a sua função

A calcitonina é um hormônio produzido na tireóide que tem como função diminuir a concentração de cálcio no sangue, diminuir a absorção de cálcio pelos intestinos e impedir a atividade dos osteoclastos.

Assim, a calcitonina é muito importante para a manutenção da saúde dos ossos, e por isso existem medicamentos com este hormônio na composição, que são usados em doenças como osteoporose, doença de Paget ou síndrome de Sudeck, por exemplo.

O que é a calcitonina e qual a sua função

Para que serve

Os medicamentos com calcitonina são usados para tratar doenças como:

  • Osteoporose, ou dor óssea associada, em que os ossos estão muito finos e fracos;
  • Doença óssea de Paget, que é uma doença lenta e progressiva que pode causar alterações no tamanho e forma de certos ossos;
  • Hipercalcemia, que se caracteriza por um valor muito elevado de cálcio no sangue;
  • Distrofia sintomática reflexa, que é  uma doença que causa dor e alterações no osso, que pode envolver a perda óssea local.

A calcitonina tem como função a regulação dos níveis de cálcio no sangue, sendo por isso usada para reverter a perda óssea. Além disso, também se acredita que este hormônio está também envolvido na formação óssea.

Quando não se deve usar

Geralmente, a calcitonina usada nos medicamentos com este hormônio é a calcitonina de salmão, e por isso é contra-indicada em pessoas com alergia a esta substância, ou a qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, também não é recomendado para grávidas, mulheres a amamentar e pessoas com menos de 18 anos de idade.

Como usar 

A dose recomendada de calcitonina depende do problema a tratar: 

  • Osteoporose: A dose recomendada é de 50 UI ao dia ou 100 UI ao dia ou a cada dois dias, por injeção subcutânea ou intramuscular.
  • Dor óssea: A dose recomendada é de 100 a 200 UI, ao dia por infusão intravenosa lenta em solução salina fisiológica ou por injeção subcutânea ou intramuscular, em doses divididas, distribuídas ao longo do dia, até se obter resposta satisfatória.
  • Doença de Paget: A dose recomendada é de 100 UI ao dia ou a cada dois dias, por injeção subcutânea ou intramuscular.
  • Tratamento de emergência de crise hipercalcêmica: A dose recomendada é de 5 a 10 UI por quilo de peso corpóreo ao dia, por infusão intravenosa, durante pelo menos 6 horas, ou por injeção intravenosa lenta em 2 a 4 doses divididas ao longo do dia.
  • Tratamento prolongado de hipercalcemia crônica: A dose recomendada é de 5 a 10 UI por quilo de peso corpóreo ao dia, por injeção subcutânea ou intramuscular, em dose única ou em duas doses divididas.
  • Distrofia sintomática reflexa: A dose recomendada é de 100 UI, por dia por injeção subcutânea ou intramuscular por 2 até 4 semanas.

Cabe ao médico determinar por quanto tempo o tratamento deve ser continuado. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos adversos mais comuns que podem ocorrer com o uso de calcitonina são tontura, dor de cabeça, alterações do paladar, vermelhidão do rosto ou do pescoço, enjoo, diarreia, dor abdominal, dor nos ossos ou nas articulações e cansaço.

Além disso, embora com menos frequência podem também ocorrer distúrbios de visão, pressão arterial alta, vômitos, dor nos músculos, ossos ou articulações, sintomas de gripe e inchaço dos braços ou pernas.

Quando é feito o exame de calcitonina

O exame para dosagem dos valores de calcitonina é indicado, principalmente, para identificar e acompanhar a presença do carcinoma medular da tireoide, doença que provoca elevações significativas deste hormônio.

Além disso, a calcitonina também pode ser útil para identificar outras condições, como a hiperplasia da células C da tireoide, que são as células produtoras da calcitonina, assim como para acomapanhar outros tipos de câncer, como leucemia, câncer de pulmão, mama, pâncreas ou próstata, por exemplo. Saiba mais sobre para que serve o exame de calcitonina e como é feito

Mais sobre este assunto:


Carregando
...