Bochecha inchada: 6 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

Na maioria das vezes, a bochecha inchada é causada por dormir com o lado do rosto contra o travesseiro ou por uma pancada na face, mas também pode ser provocada pela picada de insetos, infecções dentárias ou tumor nos casos mais graves.

Além do inchaço na bochecha, também podem surgir outros sintomas como dor, vermelhidão na pele, calor, febre, coceira ou dificuldade para movimentar a boca dependendo da sua causa.

Em caso da bochecha estar inchada, especialmente se surgirem outros sintomas, é recomendado consultar um clínico geral. O tratamento depende da sua causa e pode envolver o uso de antibióticos, antialérgicos ou, em alguns casos, cirurgia, por exemplo. 

Imagem ilustrativa número 1

Causas de bochecha inchada

As principais causas de bochecha inchada são:

1. Dormir sobre um lado do rosto

Dormir sobre um lado do rosto pode causar um inchaço na bochecha de apenas um dos lados, devido à pressão do rosto sobre o travesseiro. Normalmente, a bochecha não fica muito inchada nesses casos e não é comum surgirem outros sintomas. 

O que fazer: o inchaço da bochecha por dormir sobre um dos lados do rosto geralmente não causa outros sintomas e desaparece em algumas horas. No entanto, caso o inchaço não melhore ao longo do dia e/ou surjam outros sintomas é recomendado consultar um clínico geral assim que possível.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

 

2. Pancada na face

Uma pancada em um dos lados do rosto pode deixar a bochecha inchada, avermelhada e/ou dolorida. Além disso, nos casos mais graves, pode causar também sintomas como confusão mental, sonolência, perda da consciência ou vômitos.

O que fazer: aplicar água fria e gelo sobre a bochecha pode ajudar a melhorar o inchaço e aliviar a dor. No entanto, caso surjam sintomas, como vômitos, perda de memória ou sonolência, após a pancada é importante procurar uma emergência para uma avaliação. 

3. Picada de insetos

A bochecha pode ficar inchada após a picada de um inseto, sendo comum também surgirem outros sintomas como vermelhidão, coceira e dor no local da picada. Veja os principais sintomas da picada de inseto.

Além disso, em caso de reações alérgicas, a vermelhidão e inchaço na bochecha podem ser intensos e afetar também outras partes do rosto e, nos casos mais graves, podem também surgir sintomas como falta de ar e queda da pressão arterial.  

O que fazer: deve-se lavar o local da picada com água e sabão e mantê-lo sempre limpo. Além disso, é recomendado evitar coçar a região afetada e aplicar compressas com gelo sobre a bochecha inchada para aliviar os sintomas.

Caso a dor ou coceira sejam intensas, é recomendado consultar um clínico geral, que pode indicar o uso de medicamentos como analgésicos e antialérgicos. Além disso, em caso de suspeita de uma reação alérgica, é recomendado procurar uma emergência.

4. Infecções dentárias

Infecções dentárias podem deixar a bochecha inchada principalmente quando levam à formação de um abscesso. Neste caso, além do inchaço na bochecha também podem existir sintomas como dor, febre e dificuldade para mastigar.

O que fazer: em caso de suspeita de infecção dentária é importante consultar um dentista para uma avaliação. O tratamento pode envolver a extração do dente infectado, o uso de antibióticos e, em caso de abscesso dentário, a sua drenagem por meio de cirurgia.

5. Celulite infecciosa

A celulite infecciosa é um tipo de infecção da pele que pode afetar o rosto fazendo com que a bochecha fique inchada e causando outros sintomas como vermelhidão, calor, dor, febre e/ou mal-estar. Entenda melhor o que é celulite infecciosa e os sintomas.

O que fazer: em caso de suspeita de celulite infecciosa, é recomendado procurar uma emergência para avaliação. O tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos e pode necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital para receber medicamentos diretamente na veia. Saiba como é feito o tratamento da celulite infecciosa.

6. Tumor

Embora seja raro, a bochecha inchada também pode ser causada por alguns tipos de tumores, como o lipoma ou leiomiossarcoma. Neste caso, o inchaço tende a piorar com o tempo e a pessoa pode começar a apresentar dificuldade e/ou desconforto para movimentar a boca. 

Além disso, dependendo do tipo de tumor, também podem surgir sintomas como cansaço, febre, perda de peso e caroços ou ínguas no pescoço. Confira os principais sintomas que podem indicar câncer.

O que fazer: é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação detalhada em caso de suspeita de tumor. O tratamento depende do tipo de tumor identificado e sua gravidade, podendo envolver a remoção do tumor por meio de cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia, por exemplo.