O bloqueio de ramo esquerdo caracteriza-se por um atraso ou bloqueio na condução de impulsos elétricos na região intraventricular do lado esquerdo do coração, levando a um prolongamento do intervalo QRS no eletrocardiograma, podendo ser parcial ou total.
Geralmente, esta condição pode ocorrer devido à existência de outras doenças cardíacas, mas na maior parte dos casos não existe uma causa definida e também não surgem sintomas. Assim, e embora o tratamento consista em identificar e tratar a causa, nos casos assintomáticos e sem causa definida, pode ser apenas necessário fazer o acompanhamento regular com o cardiologista.

Quais os sintomas
Em maior parte dos casos, o bloqueio do ramo esquerdo não causa sintomas e por isso, muitas pessoas que sofrem desta condição, não sabem que têm a doença, a não ser que realizem um eletrocardiograma. Saiba o que é e como é feito um eletrocardiograma.
Os sintomas, quando presentes, estão associados a alguma condição clínica já existente. Por exemplo, se a pessoa tiver histórico de infarto ou angina de peito, o bloqueio pode causar dor torácica, já se sofrer de arritmia, o bloqueio pode provocar desmaios frequentes, e no caso de ter insuficiência cardíaca, o bloqueio pode levar ao surgimento de falta de ar progressiva.
Possíveis causas
O bloqueio do ramo esquerdo é frequentemente um indicador de condições associadas a um maior risco de morbilidade e mortalidade, como:
- Doença arterial coronariana;
- Aumento do tamanho do coração;
- Insuficiência cardíaca;
- Doença de Chagas;
- Arritmias cardíacas.
Caso a pessoa não tenha histórico de nenhuma destas patologias, o médico pode pedir outros exames para tentar confirmar a sua presença ou qualquer outra causa. No entanto, também é possível que o bloqueio surja sem qualquer razão aparente.
Em que consiste o diagnóstico
Geralmente o diagnóstico é realizado quando a pessoa apresenta sintomas da doença ou acidentalmente num exame de rotina com o eletrocardiograma.
Como é feito o tratamento
Maior parte das pessoas que sofrem de um bloqueio de ramo esquerdo não apresentam sintomas e não necessitam de tratamento. No entanto, se sofrerem de uma doença cardíaca que esteja na origem deste bloqueio, pode ser necessário tomar medicamentos para baixar a pressão arterial ou para atenuar os efeitos causados pela insuficiência cardíaca.
Além disso, dependendo da gravidade da doença e dos sintomas observados, o médico pode recomendar a utilização de um pacemaker, também conhecido por marcapasso, que vai ajudar o coração a bater corretamente. Saiba como é feita a cirurgia de colocação de um marcapasso e quais os cuidados a ter após a sua colocação.