Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quais os sintomas e como tratar o Bloqueio de Ramo Esquerdo

O bloqueio de ramo esquerdo caracteriza-se por um atraso ou bloqueio na condução de impulsos elétricos na região intraventricular do lado esquerdo do coração, levando a um prolongamento do intervalo QRS no eletrocardiograma, podendo ser parcial ou total.

Geralmente, esta condição ocorre devido à existência de outras doenças cardíacas, mas na maior parte dos casos nao provoca sintomas e o tratamento consiste em identificar e tratar a causa que está na origem do problema, no entanto nem sempre é necessário.

Quais os sintomas e como tratar o Bloqueio de Ramo Esquerdo

Quais os sintomas

Em maior parte dos casos, o bloqueio do ramo esquerdo não causa sintomas e por isso, algumas pessoas que sofrem desta condição, não sabem que têm a doença, a não ser que realizem um eletrocardiograma. Saiba o que é e como é feito um eletrocardiograma.

Os sintomas mais comuns que podem ocorrer em pessoas com bloqueio de ramo esquerdo são desmaio ou sensação de desmaio.

Possíveis causas

O bloqueio do ramo esquerdo é frequentemente um indicador de condições associadas a um maior risco de morbilidade e mortalidade, como doença arterial coronariana, hipertensão arterial, valvopatia da aorta e miocardiopatias. Veja quais as doenças cardíacas mais comuns no idoso.

Em que consiste o diagnóstico

Geralmente o diagnóstico é realizado quando a pessoa apresenta sintomas da doença ou acidentalmente num exame de rotina e consiste na realização de um eletrocardiograma ou ecocardiograma.

Como é feito o tratamento

Maior parte das pessoas que sofrem de um bloqueio de ramo esquerdo não apresentam sintomas e não necessitam de tratamento. No entanto, se sofrerem de uma doença cardíaca que esteja na origem deste bloqueio, pode ser necessário tomar medicamentos para baixar a pressão arterial ou para atenuar os efeitos causados pela insuficiência cardíaca.

Além disso, dependendo da gravidade da doença e dos sintomas observados, o médico pode recomendar a utilização de um pacemaker, também conhecido por marcapasso, que vai ajudar o coração a bater corretamente. Saiba como é feita a cirurgia de colocação de um marcapasso e quais os cuidados a ter após a sua colocação.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem