Bloqueio de ramo esquerdo: o que é, sintomas, causas e tratamento

O bloqueio de ramo esquerdo, ou BRE, é a interrupção ou atraso na condução dos impulsos elétricos do lado esquerdo do coração, o que leva a um prolongamento do intervalo QRS no eletrocardiograma.

Geralmente, o bloqueio de ramo esquerdo não causa sintomas e é causada por outras doenças cardíacas, apesar de que em alguns casos não ter uma causa definida.

O tratamento do bloqueio de ramo esquerdo pode variar de acordo com a causa da alteração e se há ou não sintomas associados. Nos casos assintomáticos e sem causa definida, pode ser apenas necessário fazer o acompanhamento regular com o cardiologista.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

O bloqueio do ramo esquerdo normalmente não causa sintomas e, por isso, muitas pessoas só descobrem a condição quando realizam um eletrocardiograma de rotina.

Leia também: Eletrocardiograma: como é feito, resultados e quando é indicado tuasaude.com/eletrocardiograma

Os sintomas, quando presentes, estão associados a alguma doença cardíaca já existente. Os sintomas podem incluir desmaios ou diminuição dos batidos do coração.

Outros sintomas podem variar de acordo com a doença pré-existente. Por exemplo, se a pessoa tiver histórico de angina de peito, o bloqueio pode causar dor torácica, já se sofrer de arritmia, o bloqueio pode provocar desmaios frequentes, e no caso de ter insuficiência cardíaca, o bloqueio pode levar ao surgimento de falta de ar progressiva.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico geralmente é confirmar através do resultado do eletrocardiograma, quando existe uma duração aumentada do intervalo QRS, acima de 120 ms.

Caso o BRE seja confirmado pelo eletrocardiograma, o cardiologista pode recomendar outros exames, como análise de sangue e ecocardiograma, por exemplo.

Marque uma consulta com o cardiologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para investigar o bloqueio do ramo esquerdo:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

O bloqueio do ramo esquerdo é causado por um dano no coração, o que pode ser causado por:

  • Doença arterial coronariana;
  • Ataque cardíaco;
  • Pressão alta;
  • Aumento do tamanho do coração;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Miocardite;
  • Problemas nas válvulas do coração;
  • Cardiomiopatia;
  • Arritmias cardíacas. 

Caso a pessoa não tenha histórico de nenhuma destas doenças, o médico pode pedir outros exames para tentar confirmar a sua presença ou qualquer outra causa. No entanto, também é possível que o bloqueio surja sem qualquer razão aparente.

Como é feito o tratamento

A maior parte das pessoas que sofre de bloqueio do ramo esquerdo não necessita de tratamento específico. No entanto, se existir alguma doença cardíaca que esteja na origem deste bloqueio, pode ser necessário fazer tratamento para a doença, como tomar medicamentos para a pressão arterial ou para atenuar os efeitos causados pela insuficiência cardíaca.

Além disso, dependendo da gravidade da doença cardíaca e dos sintomas observados, o médico pode recomendar a utilização de um pacemaker, também conhecido por marcapasso, que vai ajudar o coração a bater corretamente. Entenda melhor o que é o marcapasso e quando é recomendado.

Além do tratamento recomendado pelo médico, é indicado que a pessoa tenha hábitos saudáveis como ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar, assim como controlar o estresse.