Bloqueio de ramo esquerdo: sintomas e tratamento

Revisão médica: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
agosto 2022

O bloqueio de ramo esquerdo é uma interrupção ou atraso na condução dos impulsos elétricos do lado esquerdo do coração, que leva a um prolongamento do intervalo QRS no eletrocardiograma.

Geralmente, o bloqueio de ramo esquerdo não causa sintomas e surge devido a outras doenças cardíacas, embora, em alguns casos, não tenha uma causa definida.

O tratamento consista em identificar e tratar a causa. Nos casos assintomáticos e sem causa definida, pode ser apenas necessário fazer o acompanhamento regular com o cardiologista.

Principais sintomas

O bloqueio do ramo esquerdo normalmente não causa sintomas e, por isso, muitas pessoas só descobrem a condição quando realizam um eletrocardiograma de rotina. Saiba o que é e como é feito o eletrocardiograma.

Os sintomas, quando presentes, estão associados a alguma doença cardíaca já existente. Por exemplo, se a pessoa tiver histórico de angina de peito, o bloqueio pode causar dor torácica, já se sofrer de arritmia, o bloqueio pode provocar desmaios frequentes, e no caso de ter insuficiência cardíaca, o bloqueio pode levar ao surgimento de falta de ar progressiva.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico geralmente é confirmar através do resultado do eletrocardiograma, quando existe uma duração aumentada do intervalo QRS, acima de 120 ms.

Possíveis causas

O bloqueio do ramo esquerdo é frequentemente causado por:

  • Doença arterial coronariana;
  • Aumento do tamanho do coração;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença de Chagas;
  • Arritmias cardíacas. 

Caso a pessoa não tenha histórico de nenhuma destas patologias, o médico pode pedir outros exames para tentar confirmar a sua presença ou qualquer outra causa. No entanto, também é possível que o bloqueio surja sem qualquer razão aparente.

Como é feito o tratamento

A maior parte das pessoas que sofre de bloqueio do ramo esquerdo não necessita de tratamento específico. No entanto, se existir alguma doença cardíaca que esteja na origem deste bloqueio, pode ser necessário fazer tratamento para a doença, como tomar medicamentos para a pressão arterial ou para atenuar os efeitos causados pela insuficiência cardíaca.

Além disso, dependendo da gravidade da doença cardíaca e dos sintomas observados, o médico pode recomendar a utilização de um pacemaker, também conhecido por marcapasso, que vai ajudar o coração a bater corretamente. Entenda melhor o que é o marcapasso e quando é recomendado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em agosto de 2019.
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886.