Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Bloqueio de ramo direito e Como tratar

O bloqueio de ramo direito consiste em uma alteração no padrão normal do eletrocardiograma (ECG), mais especificamente no segmento QRS, que se torna ligeiramente mais longo, durando mais de 120 ms. Isto significa que o sinal elétrico do coração apresenta alguma dificuldade para percorrer o ramo direito do coração, levando o ventrículo direito a contrair um pouco mais tarde.

Na maioria dos casos o bloqueio de ramo direito não é grave e é até relativamente comum, não sendo sinal imediato de uma doença cardíaca, embora também possa surgir devido a alterações no coração, como infecção do músculo cardíaco ou um coágulo no pulmão.

Uma vez que este bloqueio é identificado pelo médico em um ECG de rotina, normalmente já é feita uma avaliação do histórico e sintomas da pessoa para avaliar se é necessário iniciar algum tipo de tratamento. No entanto, pode ser aconselhado realizar algumas consultas frequentes no cardiologista para manter a alteração sob vigilância.

O que é o Bloqueio de ramo direito e Como tratar

Principais sintomas

Em muitas pessoas o bloqueio de ramo direito não causa qualquer tipo de sintoma e, por isso, a alteração geralmente só é identificada durante exames de rotina.

No entanto, em algumas pessoas podem surgir sintomas relacionados com o bloqueio, como:

  • Sensação de desmaio;
  • Palpitações;
  • Desmaio.

Embora alguns destes sintomas sejam relativamente comuns, se surgirem muito frequentemente podem indicar um problema cardíaco e, por isso, mesmo que não sejam sinal de bloqueio do ramo direito, devem ser avaliados por um cardiologista.

Confira outros sintomas que podem indicar problemas cardíacos.

O que causa o bloqueio de ramo direito

Em alguns casos não existe uma causa específica para o surgimento do bloquei de ramo direito do coração, aparecendo como uma alteração normal da condução cardíaca.

Porém, quando é causado por uma causa específica, geralmente o bloqueio surge por:

  • Defeito congênito do coração, como defeito do septo ou de uma válvula cardíaca;
  • Infecção do músculo cardíaco;
  • Pressão alta na artéria pulmonar;
  • Coágulo nos pulmões.

Assim, embora seja quase sempre uma alteração benigna, é importante fazer outros exames, como raio X do tórax ou ecocardiograma, para garantir que não existe algum problema causando o bloqueio, que necessite de um tratamento mais específico.

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, o bloqueio de ramo direito não causa sintomas e, dessa forma, é comum que não necessite de tratamento. Nestes casos, a pessoa pode ter uma vida completamente normal sem aumento do risco de doenças cardíacas e sem diminuição da qualidade de vida.

Contudo, se existirem sintomas ou se o bloqueio for causado por uma causa específica, o cardiologista pode recomendar tratamento com:

  • Remédios para pressão alta, como Captopril ou Bisoprolol: ajudam a aliviar a pressão sobre as artérias, caso essa seja a principal causa do bloqueio;
  • Remédios cardiotônicos, como Digoxina: fortalecem o músculo cardíaco, facilitando a sua contração;
  • Uso de pacemaker temporário: embora seja relativamente raro, é colocado um aparelho debaixo da pele que fica ligado ao ventrículo direito através de dois pequenos fios que ajudam a regular a atividade elétrica do coração.

Além disso, caso a pessoa apresente desmaios muito frequentes, o médico pode ainda avaliar se existe um bloqueio do ramo esquerdo e, nesses casos, pode recomendar o uso permanente de um pacemaker ou a realização de terapia de ressincronização cardíaca, que é semelhante ao uso de pacemaker, mas que possui um terceiro fio que fica ligado diretamente ao ventrículo esquerdo, coordenando o batimento cardíaco dos dois ventrículos.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem