Bexigoma é uma condição em que a bexiga aumenta de tamanho devido ao acúmulo de urina, o que pode acontecer devido à obstrução do trato urinário devido a presença de pedras nos rins ou na bexiga ou ser consequência do uso de medicamentos ou de cirurgias no sistema urinário.
Devido ao acúmulo de urina, é possível notar alguns sintomas, como dor e desconforto abdominal, incontinência urinária, vontade frequente para urinar, porém dificuldade para iniciar e para esvaziar a bexiga por completo.
É importante consultar o urologista assim que surgirem os primeiro sintomas indicativos de bexigoma, pois assim é possível que seja investigada a causa e iniciado o melhor tratamento, que normalmente é feito por meio da colocação de uma sonda na bexiga que promove a eliminação da urina acumulada, aliviando os sintomas.

Principais sintomas
Os principais sintomas de bexigoma são:
- Dor na parte de baixo da barriga;
- Desconforto abdominal;
- Vontade frequente para urinar, porém dificuldade começar a urinar e a bexiga;
- Jato de urina intermitente, ou seja, que não para;
- Incontinência urinária.
É importante que o urologista seja consultado assim que forem notados os primeiros sintomas para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento logo em seguida, prevenindo complicações.
Como confirmar
A confirmação do bexigoma é feita pelo urologista por meio da observação dos sintomas apresentados pela pessoa, palpação da região pélvica e por meio da realização de exames de imagem, como ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada, que permitem identificar as características da bexiga.
Além disso, o médico pode realizar testes urodinâmicos que ajudam a avaliar o armazenamento e esvaziamento da bexiga. Conheça mais sobre o estudo urodinâmico.
Marque uma consulta com o urologista mais próximo para avaliar a possibilidade de bexigoma:
Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Marcar consultaDisponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Causas de bexigoma
As principais causas de bexigoma são:
- Obstrução das vias urinárias devido à presença de pedras nos rins ou na bexiga;
- Inflamação da uretra;
- Câncer de próstata ou de útero;
- Aumento da próstata, nos homens;
- Após cirurgias no sistema urinário;
- Parto vaginal.
Além disso, alterações neurológicas, como o AVC, lesão na medula e o uso de alguns medicamentos, como antipsicóticos e antidepressivos, por exemplo, também podem aumentar o risco de bexigoma.
Como é feito o tratamento
O tratamento do bexigoma deve ser orientado pelo urologista e tem como objetivo promover a eliminação da urina acumulada e, assim, aliviar os sintomas. Para isso, o médico pode indicar a colocação de uma sonda na bexiga que ajuda a eliminar a urina.
Nos casos em que é possível identificar a causa do bexigoma, o médico também pode indicar a realização de tratamento específico, podendo ser indicado o uso de antibióticos, medicamentos corticoides ou anti-inflamatórios, ou a realização de cirurgia para tratar a causa.
Principais complicações
As complicações do bexigoma podem acontecer quando a condição não é identificada e tratada, de forma que a urina continua sendo acumulada e a bexiga distendida. Assim, há maior risco de infecção urinária, lesão nos rins, desenvolvimento de cálculo na bexiga e doença renal crônica.