Benerva: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

outubro 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contraindicações

O Benerva é um remédio indicado para o tratamento ou prevenção da deficiência de vitamina B1, também chamada de tiamina, que é essencial para o metabolismo de carboidratos e geração de energia para o bom funcionamento dos músculos, coração e sistema nervoso.

Esse remédio contém cloridrato de tiamina na sua composição, que age fornecendo vitamina B1 para o corpo, prevenindo os sintomas da falta dessa vitamina, como cansaço, irritabilidade, falta de apetite, perda de peso, alterações da memória recente, confusão mental ou fraqueza muscular, por exemplo.

O Benerva pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos contendo 300 mg de cloridrato de tiamina, e deve ser usado somente com indicação médica.

Para que serve

O Benerva é indicado para a prevenção da deficiência da vitamina B1, em pessoas que têm maior risco de carência dessa vitamina, como idosos, dependentes de álcool ou pessoas com problemas crônicos de absorção intestinal.

Além disso, o Benerva também pode ser usado no tratamento de casos graves de deficiência de vitamina B1, como acontece no béribéri ou na síndrome de Wernicke-Korsakoff, que podem causar danos nos nervos, dor nas pernas, cãibras, insuficiência cardíaca, confusão mental ou psicose, por exemplo.

Benerva serve para dor nas pernas?

O Benerva pode ser usado para dor nas pernas ou câimbra, nos caso de estarem relacionadas ao beribéri, pois são sintomas comuns dessa doença. Veja outros sintomas do beriberi.

No entanto, não existe indicação oficial do uso do Benerva para outras condições de saúde que podem ter como sintoma a dor nas pernas, e não serem causadas pela falta de vitamina B1 no organismo. Confira as principais causas de dor nas pernas e o que fazer.

Como tomar

O comprimido de Benerva deve ser tomado por via oral, com um copo de água, de preferência junto com uma refeição, ou conforme orientado pelo médico. O comprimido de Benerva não deve ser partido ou mastigado.

A dose normalmente indicada para adultos é de 1 a 2 comprimidos de Benerva 300 mg, por dia, conforme orientação médica. O tempo de tratamento com Benerva deve ser orientado pelo médico, sendo importante não interromper o seu uso por conta própria.

Para aumentar a quantidade de tiamina no corpo, pode-se também consumir alimentos ricos em vitamina B1, como gérmen de trigo ou levedura de cerveja em pó, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos ricos em vitamina B1.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso do Benerva são diarreia, vômitos, náuseas ou dores abdominais.

Além disso, o Benerva também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como manchas na pele, coceira, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou sensação de falta de ar. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Benerva engorda?

O Benerva não engorda, pois não possui calorias, nem açúcar na sua composição. No entanto, é indicado para a prevenção ou tratamento da falta de vitamina B1, que são condições que podem causar perda do apetite. Por isso, esse remédio pode melhorar o apetite, favorecendo o ganho de peso em pessoas com deficiência de vitamina B1.

Quem não deve tomar

O Benerva não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ou sensibilidade a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por mulheres que estejam amamentando. Durante a gravidez, o Benerva só pode ser usado sob orientação de um médico.

O Benerva também não deve ser usado por pessoas que utilizam os remédios tiossemicarbazona ou 5-fluorouracil, pois essas substâncias neutralizam o efeito da vitamina B1, reduzindo sua eficácia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • CELLERA FARMA. Benerva® Comprimido revestido - cloridrato de tiamina 300 mg. Disponível em: <https://www.cellerafarma.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Bula-paciente-benerva-Bayer.pdf>. Acesso em 07 jul 2022
  • DRUGS.COM. Thiamine (Vitamin B1) Capsules and Tablets. 2022. Disponível em: <https://www.drugs.com/cdi/thiamine-vitamin-b1-capsules-and-tablets.html>. Acesso em 07 jul 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.