O sagu é tradicionalmente feito a partir de palmeiras específicas da região da Ásia, e que oferece benefícios para a saúde como fornecer energia, ajudar na prevenção da anemia e favorecer a saúde dos ossos.
Já no Brasil, o sagu normalmente é feito a partir da farinha fina da mandioca, conhecida como fécula, podendo ser usado com a mesma finalidade que o verdadeiro. Assim, o sagu pode ser feito com vinho, leite ou usado no preparo de chás ou pipoca, por exemplo.
Leia também: Mandioca: 10 principais benefícios e como consumir (com receitas) tuasaude.com/mandiocaO sagu pode ser encontrado em mercados, feiras de rua e lojas de produtos naturais, na forma crua e o seu preparo varia conforme a receita em que é usado.
Benefícios do sagu
Os principais benefícios do sagu são:
- Fornecer energia para atividades físicas, porque o sagu é um alimento rico em carboidratos;
- Ajudar a prevenir a anemia ferropriva, devido ao ferro na sua composição;
- Favorecer a saúde dos ossos, por conter minerais como cálcio e fósforo;
- Ajudar no controle da glicose no sangue, especialmente o sagu verdadeiro, que apresenta baixo índice glicêmico;
- Contribuir para redução da ingestão de alimentos, porque é rico em carboidratos que favorecem a sensação de saciedade.
Além disso, o sagu não contém glúten, podendo ser uma opção de alimento para pessoas com doença celíaca. Saiba como deve ser a dieta para doença celíaca.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional d 30g e 100 g de sagu cru feito a partir da mandioca:
Para se obter todos os seus benefícios, o sagu deve ser incluído em uma alimentação saudável e equilibrada, associada a práticas regulares de atividades físicas.
Como consumir
O sagu é consumido principalmente cozido, mas também pode ser preparado assado, estourado ou mesmo frito, dependendo da receita em que é utilizado.
O verdadeiro sagu é extraído de palmeiras específicas da região da Ásia, podendo não ser facilmente encontrado. No entanto, especialmente no Brasil, o sagu é feito a partir da mandioca, que resulta em produto similar.
Independente da sua origem, o sagu pode ser usado em receitas salgadas ou doces com vinho, leite e outros ingredientes. Existem também receitas de cremes e pastas de sagu ou mesmo chás, como "bubble tea", que o usam no seu preparo.
Para saber como incluir o sagu em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas de sagu
Alguns exemplos de receitas de sagu são:
1. Sagu com vinho
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de sagu;
- 9 xícaras de chá de água;
- 10 colheres de sopa de açúcar;
- 10 cravos-da-índia;
- 2 paus de canela;
- 4 xícaras de chá de vinho tinto.
Modo de preparo:
Ferver a água com os cravos e a canela, retirando os cravos após cerca de 3 minutos de fervura. Acrescentar o sagu e mexer com frequência, deixando cozinhar por 30 minutos ou até as bolinhas ficarem transparentes.
Adicionar o vinho tinto e cozinhar mais um pouco, lembrando sempre de mexer. Em seguida, acrescentar o açúcar, mantendo a mistura em fogo baixo por mais cerca de 5 minutos. Desligar e deixar esfriar naturalmente.
2. Sagu de leite
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 1 litro de leite;
- 1 xícara de chá de sagu;
- 1 lata de leite condensado light;
- Canela em pó a gosto.
Modo de preparo:
Numa tigela, colocar o sagu na água e deixar descansar até que ele fique inchado. Em seguida, colocar o leite e o sagu hidratado em uma panela, e cozinhar em fogo médio pra baixo, mexendo sempre, por cerca de 30 minutos.
Acrescentar o leite condensado e mexer por mais 5 a 10 minutos, desligando o fogo em seguida para acrescentar a canela em pó.
Essa receita pode ser servida quente ou gelada e, por ser rica em açúcar, deve ser consumida em pequenas quantidades.
3. Pipoca de sagu
Ingredientes:
- 1/2 xícara de sagu;
- 1 fio de azeite ou outro óleo vegetal;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Misturar o óleo vegetal com o sagu em uma panela e, depois, levar ao fogo baixo. Mexer o sagu até os grãos começarem a estourar, tampando a panela em seguida por aproximadamente 3 minutos.
Transferir para uma tigela, polvilhar o sal por cima e servir. A pipoca de sagu é mais macia, sendo mais facilmente consumida por crianças.