9 benefícios do melão (com receitas saudáveis)

junho 2022

O melão é uma fruta com propriedades diuréticas e antioxidantes, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Além disso, é rico em nutrientes como cálcio, potássio e fibras, ajuda a fortalecer os ossos e dentes, reduzir a pressão arterial e favorecer a perda de peso.

Além disso, o melão é um alimento rico em água que melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e ajudando na hidratação do corpo, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes. O melão deve ser consumido, pelo menos, 3 a 4 vezes por semana e incluído numa alimentação saudável, equilibrada e variada.

Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho. 

Os principais benefícios do melão são:

1. Ajuda a emagrecer

O melão pode ser útil para emagrecer porque é uma fruta que tem baixa quantidade de calorias e contém fibras que ajudam a aumentar a saciedade e a reduzir o apetite, evitando que a pessoa coma em excesso.

Além disso, o melão é um diurético natural, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos, favorecendo a redução de peso.

Para que o melão ajude na perda de peso é importante ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada, obtendo todos os nutrientes e vitaminas para um corpo saudável.

2. Previne o envelhecimento precoce da pele

O melão contém oxidantes, o que previne o envelhecimento precoce da pele, ajudando a manter a pele firme, mais jovem e mais saudável.  Além disso, as sementes do melão, que podem ser usadas sob a forma de óleo, contém ômega 6, que promove a renovação e a conservação da pele, e ômega 9, que ajuda a proteger a pele e a evitar que fique desidratada.

Para manter a pele saudável, é importante que, além do consumo de melão, sejam feitos outros cuidados como limpar e hidratar a pele, diariamente, e protegê-la do sol. Conheça 5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita.

3. Melhora o trânsito intestinal

O melão pode melhorar o trânsito intestinal, porque contém fibras, que ajudam a soltar o intestino e a diminuir o desconforto que a pessoa sente.

Além disso, como é rico em água, ajuda na prevenção da prisão de ventre, promovendo a regularidade do intestino, fortalecendo a sua saúde e mantendo as fezes hidratadas e menos duras.

4.  Ajuda no controle da pressão arterial

Por ser rico em potássio, o melão pode ajudar a controlar a pressão arterial, uma vez que contém uma ação hipotensora, ajudando a diminuir e manter estável a pressão em pessoas com pressão alta.

No entanto, para um melhor controle da pressão arterial é importante que a pessoa tenha outros cuidados como diminuir a quantidade de sal que consome e praticar exercício físico regularmente.

5. Fortalece os ossos e dentes

As sementes do melão promovem o fortalecimento dos ossos e dentes, uma vez que são ricas em cálcio, ajudando a mantê-los mais saudáveis e prevenindo doenças como osteoporose, osteopenia e cáries.

6. Previne doenças cardíacas

O melão é uma fruta rica em carotenoides, que atuam prevenindo doenças cardíacas, e em potássio, que permite reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminuir o risco de complicações do coração como o infarto. 

Além disso, é um alimento rico em fibras que ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, evitando o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos e, com propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar elementos que podem ser prejudiciais para as células, mantendo a saúde do coração.

7. Manter o corpo hidratado

O melão é rico em água, pois cada 100 gramas contém 91,8 gramas de água e, por isso, ajuda a manter o organismo hidratado. Além disso, é rico em eletrólitos como sódio, potássio, cálcio e magnésio, e, por isso, é considerado uma excelente opção para os dias mais quentes ou para consumir logo após a prática de atividade física.

8. Melhorar o sistema imune

O melão contém boa quantidade de vitamina C e vitamina A, que ajudam a melhorar o sistema imune, pois aumentam as células de defesa do organismo e diminuindo o estresse oxidativo devido ao seu poder antioxidante.

9. Melhorar a saúde visual

Por ser rica em vitamina A e carotenoides, o consumo regular de melão pode ajudar a cuidar da visão, já que esses componentes possuem ação antioxidante, prevenindo doenças como cegueira noturna e a degeneração macular relacionada com a idade, além de atrasar a deterioração da visão que acontece naturalmente à medida que se envelhece.

Informação nutricional

A tabela a seguir descreve a informação nutricional para 100 g de melão:

Componente

Quantidade

Energia

29 kcal

Água91,8 g

Proteína

0,7 g

Carboidrato

7,5 g

Gordura

0g

Fibras

0,3 g

Sódio12 mg

Potássio

216 mg

Cálcio

3 mg

Magnésio

6 mg

Vitamina A167 mcg
Carotenos1000 mcg
Vitamina C30 mg

É importante ter em mente que para obter todo os benefícios do melão, essa fruta deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser fundamental a prática de atividade física regular.

Receitas saudáveis

O melão pode ser consumido na sua forma fresca ou na forma de sucos e vitaminas, sendo também bastante utilizado para refrescar dias mais quentes ou de praia.

A porção recomendada diária de melão é de 1 xícara da fruta cortada em cubos ou 1 fatia média, de 5 centímetros aproximadamente.

Algumas opções de receitas saudáveis são:

1.  Suco detox de melão, pepino, limão e gengibre

O melão, o pepino e o limão são alimentos ricos em fibras e antioxidantes que ajudam no correto funcionamento do intestino e, assim como o gengibre, que acelera o metabolismo, são ótimos para a perda de peso. 

Além disso, a hortelã é muito usada para tratar problemas digestivos como má digestão ou flatulência.

Ingredientes:

  • 1 pepino;
  • ½ xícara de polpa de melão;
  • suco de 1/2 limão;
  • Raspas de gengibre;
  • 2 colheres de hortelã fresco;
  • Pitada de pimenta caiena;

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.

2. Salada refrescante de melão, cereja e queijo fresco

Assim como o melão, a cereja é um fruto com propriedades antioxidantes e rico em fibras, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e na perda de peso. Além disso, o queijo fresco é baixo em calorias, sendo útil na perda de peso, além de ser rico em cálcio, ajudando na saúde dos ossos e dentes.

Ingredientes:

  • 1 melão de polpa verde;
  • 1 melão de polpa amarela;
  • 10 - 12 tomates cereja;
  • 1 talo de cebolinha picada;
  • 100 g de queijo fresco em cubos pequenos;
  • Hortelã picada a gosto;
  • sal e azeite para temperar;

Modo de preparo:

Cortar os melões em forma de pequenos cubos ou bolinhas e colocá-los em um recipiente fundo, próprio para saladas. Adicionar os tomates cortados ao meio, o queijo, a cebolinha picada e a hortelã picada. Misturar tudo delicadamente e temperar com uma pitada de sal e azeite.

3.  Água aromatizada com melão, mirtilos, limão e manjericão

Os mirtilos e o limão, assim como o melão, são frutos ricos em vitamina C que ajuda no controle da pressão arterial e, por conterem fibras, ajudam no controle da saciedade e diminuição do apetite. Além disso, o manjericão é uma planta com propriedades antiespasmódicas que ajudam em problemas intestinais, como cólicas e náuseas.

Ingredientes:

  • 1L de água fresca;
  • 1 fatia de melão;
  • 15 mirtilos;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 ramo de manjericão.

Modo de preparo:

Retirar a casca da fatia de melão e cortá-la em pequenos cubos. Cortar os mirtilos em metades e espremer o suco de ½ lima. Colocar a água fresca num jarro, colocar todos os frutos e o manjericão. Servir fresca.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em junho de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em junho de 2022.

Bibliografia

  • SILVA, flavio. Perfil químico e caracterização físico-química do óleo de sementes das cultivares de melão: Valenciano amarelo e Pele de Sapo (Cucurbitaceae) cultivado em Boa Vista. Dissertação de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Química, 2017. Universidade Federal de Roraima.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. O osso, o Cálcio e a Vitamina D. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/50-dr-ney-cavalcanti/274-o-osso-o-calcio-e-a-vitamina-d>. Acesso em 11 fev 2021
Mostrar bibliografia completa
  • FOOD INGREDIENTS BRASIL. Omegas: Tipos e Benefícios. 2018. Disponível em: <https://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201811/2018110288717001542803511.pdf>. Acesso em 11 fev 2021
  • DINIZ, Silva. Vitaminas Antioxidantes, Carotenóides, Polifenóis e Envelhecimento. Artigo de Revisão, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
  • PESSOA, João. ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COOKIE PRODUZIDO COM FARINHA DE SEMENTE DE MELÃO (Cucumis melo L.). Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção de título de Bacharel em Nutrição, 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.
  • MARQUES, Alexandra et al. Benefícios das fibras e polifenóis na diminuição dos níveis de colesterol: perceção da população Portuguesa. SAÚDE & TECNOLOGIA . 21. 18-25, 2019
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 27 ago 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.