Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do Leite de Amêndoas e como fazer

O leite de amêndoas é uma bebida vegetal, preparada a partir da mistura de amêndoas e água como ingredientes principais, sendo muito utilizada como substituto do leite animal, por não conter lactose, e em dietas para emagrecer, por fornecer poucas calorias.

Esta bebida vegetal é rica em ácidos graxos saudáveis ​​e carboidratos com baixo índice glicêmico. Também fornece outros nutrientes importantes para a saúde, como cálcio, magnésio, zinco, potássio, vitamina E e vitaminas do complexo B.

O leite de amêndoa pode ser consumido no café da manhã com granola ou cereais, no preparo de panquecas e até para acompanhar o café. Também pode ser usado para preparar batidos de frutas e para preparar biscoitos e bolos por exemplo.

Benefícios do Leite de Amêndoas e como fazer

Benefícios para a saúde

Os benefícios que o leite de amêndoa pode trazer para a saúde são:

  • Ajudar a emagrecer, já que cada 100 mL contém apenas 66 kcal;
  • Regular a glicemia, por ser uma bebida com baixo índice glicêmico, ou seja, eleva ligeiramente a glicemia após a ingestão (desde que preparada em casa, pois alguns produtos industrializados podem conter adição de açúcares);
  • Prevenir a osteoporose e cuidar da saúde dos dentes, pois é rico em cálcio e magnésio;
  • Ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois é rico em gorduras mono e poliinsaturadas saudáveis ​​que ajudam a cuidar da saúde do coração. Além disso, alguns estudos indicam que pode ajudar a diminuir o colesterol LDL (mau colesterol) e os triglicerídeos;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, pois contém vitamina E, com propriedades antioxidantes que previne os danos celulares causados ​​pelos radicais livres, cuidando da pele e evitando a formação de rugas.

Além disso, o leite de amêndoa é uma excelente opção para pessoas com intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca, alergia à soja, e por vegetarianos e veganos.

Ao contrário do leite de vaca, o leite de amêndoa fornece pouca proteína, por isso pode não ser a melhor opção para crianças em crescimento ou para quem quer aumentar a massa muscular. Nestes casos, o ideal é consultar uma nutricionista para um aconselhamento personalizado.

Valor nutricional do leite de amêndoas

O leite de amêndoas tem poucas calorias. Além disso, tem carboidratos, mas que são de baixo índice glicêmico e uma boa quantidade de fibra que ajuda a regular o intestino.

ComponentesQuantidade por 100 mL
Energia16,7 kcal
Proteínas0,40 g
Gorduras1,30 g
Carboidratos0,80 g
Fibras0,4 g
Cálcio83,3 mg
Ferro0,20 mg
Potássio79 mg
Magnésio6,70 mg
Fósforo 16,70 mg
Vitamina E4,2 mg


Pode-se comprar o leite de amêndoas, que na verdade é uma bebida de amêndoa, em supermercados e lojas de produtos naturais. Em alternativa, pode-se fazer o leite de amêndoas em casa, para ficar mais em conta.

Como fazer leite de amêndoas em casa

Para fazer o leite de amêndoas em casa é preciso:

Ingredientes:

  • 2 xícara de amêndoas cruas e sem sal;
  • 6 a 8 xícaras de água.

Modo de preparo:

Deixar as amêndoas de molho durante a noite. No dia seguinte, jogar a água fora e dar uma secadinha nas amêndoas com um pano de prato. Colocar as amêndoas no liquidificador ou processador e bater com a água. Coar com um coador de pano fininho e está pronto para beber. Se for feito com menos água (cerca de 4 xícaras) a bebida fica mais espessa e dessa forma pode substituir o leite de vaca em várias receitas.

Além de trocar o leite de vaca pelo leite de amêndoa, para uma vida mais saudável e amiga do ambiente também se pode trocar os potinhos de plástico pelos de vidro.

Quem não deve consumir o leite de amêndoas

O leite de amêndoa deve ser evitado por pessoas alérgicas a frutos secos. Além disso, também não deve ser dado para crianças menores de 1 ano, pois contém poucas calorias, é pobre em proteínas e outros nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento do bebê

Veja que outras trocas saudáveis se pode adotar para evitar doenças como diabetes, colesterol, triglicerídeos e para ter uma vida mais plena neste vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

Bibliografia >

  • Soumik Kalita; Shweta Khandelwal. Almonds and Cardiovascular Health: A Review. Nutrients. 10. 1-10, 2018
  • Jozaa Zaidan Al Tamimi. Effects of Almond Milk on Body Measurements and Blood Pressure. Food and Nutrition Sciences. 7. 466-471, 2016
  • Alozie Yetunde E; Udofia, Ukpong. Nutritional and Sensory Properties of Almond (Prunus amygdalu Var. Dulcis) Seed Milk. World Journal of Dairy & Food Sciences . 10. 2; 117-121, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem