Taioba: 9 principais benefícios e como consumir

julho 2022

A taioba, ou taioba mansa, é uma hortaliça rica em nutrientes como fibras, vitamina C, e minerais como potássio e magnésio que ajudam no combate ao envelhecimento precoce da pele, fortalecem o sistema imunológico e evitam doenças cardiovasculares.

Embora ofereça muitos benefícios para a saúde, apenas a taioba da espécie Xanthosoma sagittifolium, conhecida como taioba mansa, pode ser consumida. Isto porque a taioba do tipo brava, conhecida como Colocasia antiquorum, é tóxica podendo causar asfixia, ardência e inchaço na boca e lábios.

A taioba é encontrada em feiras e supermercados e deve ser consumida apenas cozida ou refogada, podendo ser usada em preparações como saladas, omeletes e sopas, por exemplo.

Os principais benefícios da taioba são:

1. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

A taioba é rica em fibras que melhoram a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor, aumentando a formação do bolo fecal e acelerando o trânsito intestinal, sendo muito útil para combater a prisão de ventre. 

2. Previne a anemia

A taioba ajuda a prevenir a anemia porque contém ferro, um mineral essencial para a formação de hemoglobina, que é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue e que, quando está em falta no organismo, causa anemia. 

Além disso, a taioba também também possui ácido fólico na sua composição, que é necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, o que também ajuda a prevenir a anemia.

3. Melhora o humor

A taioba é rica em vitamina B6 que é importante para aumentar a produção de neurotransmissores cerebrais, como GABA, serotonina e dopamina, que são responsáveis por manter e melhorar o humor, reduzir a ansiedade e a depressão, além contribuir para aumentar a sensação de relaxamento do corpo e combater o cansaço.

Além disso, alguns estudos mostram que a vitamina B6 da taioba, por aumentar a produção de neurotransmissores no cérebro, pode ser útil para auxiliar no tratamento do autismo.

4. Protege contra doenças cardiovasculares

As fibras presentes na taioba agem aumentando a digestão e diminuindo a absorção de gorduras provenientes da alimentação. Assim, auxilia na redução do colesterol ruim, que é a substância responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio ou aterosclerose, por exemplo.

Além disso, a taioba é rica em vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis. O potássio presente na taioba ajuda a reduzir a pressão alta, o que contribui para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

5. Melhora a saúde dos olhos

A taioba é rica em betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, importante para manter a visão, especialmente a visão noturna e por isso contribui para melhorar a saúde dos olhos. Além do betacaroteno, a taioba também possui vitamina A na sua composição, o que aumenta a proteção aos olhos e evita problemas de visão como olhos secos e cegueira noturna.

6. Mantém os ossos saudáveis

A taioba é rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo os ossos saudáveis e ajudando a prevenir o desenvolvimento de osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo, além de reduzir o risco de fraturas.

7. Fortalece o sistema imunológico

A taioba é rica em ácido fólico e vitamina A, vitamina B e vitamina C, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

8. Retarda o envelhecimento

A taioba é rica em betacaroteno, vitamina A e vitamina C, que são antioxidantes potentes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

Além disso, a vitamina C presente na taioba também ajuda a estimular a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão, e a vitamina A protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol.

9. Auxilia no combate aos problemas da tireoide

A taioba possui cobre na sua composição, que é um mineral que ajuda a equilibrar os níveis de hormônios da tireoide, o que ajuda a combater ou prevenir problemas de tireoide como hiper ou hipotireoidismo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para cada 100 g de taioba cozida.

Componentes

Quantidade por 100 g de taioba cozida

Energia

170 calorias

Proteínas

3,3 g

Fibras

5 g

Gorduras

1,2 g

Carboidratos

6,8 g

Ácido fólico

53,6 mcg

Vitamina A

993 mcg

Betacaroteno

5 mcg

Vitamina B3

0,7 mg

Vitamina B5

0,2 mg

Vitamina B6

0,11 mg

Vitamina C

8,1 mg

Cálcio

110 mg

Ferro

1,6 mg

Magnésio

20,1 mg

Fósforo

53,9 mg

Potássio

164 mg

Zinco

0,5 mg

Cobre

0,2 mg

Selênio

0,4 mcg

É importante ressaltar que para se obter todos os benefícios da taioba, é importante também manter uma alimentação saudável e variada e praticar exercícios físicos regularmente.

Como consumir

Somente a taioba mansa, que possui talos e folhas de cor verdes-claras e apresenta uma linha desenhada em toda a sua borda, pode ser consumida. Isto porque a taioba brava, que possui folhas verdes- escuras e talos de cor roxa, é tóxica.

Por conter oxalato, uma substância que, quando consumida em excesso, favorece a formação de pedras nos rins, a taioba só pode ser consumida na forma cozida ou refogada, podendo ser adicionada em saladas, sucos, bolos, sopas ou vitaminas.

O sabor da taioba é parecido com o do espinafre, mas é mais leve e mais fácil de encaixar em diversas receitas, mesmo para crianças e adultos que não costumam gostar de vegetais.

Receitas saudáveis com taioba

Algumas receitas com taioba saudáveis, fáceis de preparar e nutritivas são:

1. Taioba refogada

Ingredientes:

  • 2 folhas e talos de taioba lavados;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 colher de azeite de oliva;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Descascar os talos da taioba e picar as folhas e os talos. Em uma panela, adicionar o azeite, o alho e o sal. Quando o alho estiver dourado, colocar a taioba e refogar. Aguardar amornar e servir em seguida.

2. Suco de taioba

Ingredientes:

  • 1 pepino pequeno lavado, descascado e picado;
  • 3 colheres de sopa de taioba lavada e picada e cozida;
  • Suco de 1 laranja média;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Cozinhar a taioba com um pouco de água. Em seguida, bater todos os ingredientes no liquidificador e beber.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em julho de 2022.

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Disponível em: <http://www.fcf.usp.br/tbca>. Acesso em 05 jul 2022
  • JACKIX, Elisa de Almeida; et al. Taioba (Xanthosoma sagittifolium) leaves: nutrient composition and physiological effects on healthy rats. J Food Sci. 78. 12; H1929-1934, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • BOAKYE, Abena A.; et al. Utilizing cocoyam ( Xanthosoma sagittifolium) for food and nutrition security: A review. Food Sci Nutr. 6. 4; 703-713, 2018
  • SATO, Kohji. Why is vitamin B6 effective in alleviating the symptoms of autism?. Medical Hypotheses. 115. 103-106, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.