Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Taioba - o que é e porque comer esta planta

A taioba é uma planta de folhas grandes que é cultivada e consumida especialmente na região de Minas Gerais, e que é rica em nutrientes como vitamina A, vitamina C, cálcio e fósforo. Em outras regiões ela também conhecida como orelha-de-elefante, mangarás, macabo, mangará-mirim, mangarito, mangareto, taiá ou yautia.

Em geral, a taioba é utilizada na culinária em pratos de saladas refogadas, preparando-a da mesma forma que a couve manteiga, mas também pode ser adicionada em sucos verdes e sopas detox. Dentre os seus principais benefícios, estão:

Taioba - o que é e porque comer esta planta

1. Melhorar o trânsito intestinal

Por ser uma folha rica em fibras, a taioba ajuda a aumentar o bolo fecal e acelerar o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre. Para aumentar esse efeito, uma boa dica é fazer um suco com 1 folha de taioba, 1 laranja, 2 ameixas secas e limão. Veja outras receitas de sucos laxantes.

2. Melhorar a visão

A taioba é rica em vitamina A, nutriente importante para a saúde da visão. Ter uma alimentação rica em vitamina A previne problemas como degeneração macular, cegueira noturna e catarata, que aparecem com o avançar da idade. além da taioba, veja outros alimentos ricos em vitamina A.

3. Atuar como antioxidante

As folhas da taioba são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua no organismo fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como gripes, resfriados, câncer e aterosclerose.

4. Prevenir a anemia

A taioba é rica em ferro, mineral essencial para o transporte de oxigênio no sangue e que, quando está em falta no organismo, causa anemia. Assim, tomar 1 copo de suco com uma folha de taioba por dia ajuda a prevenir e combater anemias.

Além disso, ela também é rica em vitaminas do complexo B, que atuam aumentando a produção de energia no organismo e combatendo o cansaço que normalmente acompanha a anemia. Veja outros sucos que também curam a anemia.

5. Prevenir osteoporose

Por ser rica em cálcio e fósforo, a taioba é uma excelente fonte de nutrientes para mantes os ossos fortes, prevenindo problemas como osteoporose, que aparece principalmente em idosos e em mulheres após a menopausa.

Além disso, esses minerais também são importante para manter a saúde dos dentes e para se ter uma boa contração muscular, melhorando a força e favorecendo o bom funcionamento do coração.

Como consumir

Taioba - o que é e porque comer esta planta

A taioba pode ser incluída em saladas refogadas, sucos verdes, recheios de pizzas, crepes e bolinhos, e pode ser acrescentada em sopas e vitaminas para trazer um maior valor nutritivo pra refeição.

Ela tem um sabor parecido com o do espinafre, mas é mais leve e mais fácil de encaixar em diversas receitas, mesmo para crianças e adultos que não costumam gostar de vegetais.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...