Carambola: 6 principais benefícios e como consumir (com receitas)

A carambola, conhecida cientificamente por Averrhoa carambola, é uma fruta exótica, com ótimas quantidades de antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina, que ajudam na prevenção de problemas de saúde, como infarto, diabetes, derrame e aterosclerose.

Além disso, a carambola tem excelentes quantidades de água e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, eliminam o excesso de líquido corporal, e prolongam a saciedade, promovendo o emagrecimento.

A carambola pode ser encontrada em feiras ou supermercados, e geralmente é consumida ao natural ou na forma de sucos, doces ou geleias. No entanto, a carambola não deve ser consumida por quem tem insuficiência renal, pois a fruta pode aumentar os níveis de caramboxina no sangue, uma substância que pode causar sintomas como soluços, vômito, confusão mental ou convulsões e, em casos mais graves, pode causar a morte.

Carambola:  6 principais benefícios e como consumir (com receitas)

Os principais benefícios para a saúde com o consumo da carambola são:

1. Controlar o colesterol

A carambola tem altas quantidades de fibras, que contribuem para a redução da absorção de gordura dos alimentos, controlando os níveis de colesterol total e do colesterol “ruim”, LDL, no sangue.

Além disso, a carambola é rica em antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e o ácido gálico, que combatem os radicais livres, prevenindo a oxidação e aumento dos níveis de colesterol total e LDL no sangue, prevenindo a aterosclerose, infarto ou derrame.

2. Favorecer o emagrecimento

As fibras, presentes em ótimas quantidades na carambola, ajudam a prolongar o tempo de digestão, controlando a fome e ajudando no emagrecimento.

A carambola também é rica em água, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal e desinchando, e tem poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso.

3. Controlar e prevenir a diabetes

Por ter boas quantidades de fibras, a carambola é uma fruta que ajuda a diminuir a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue, prevenindo e controlando a diabetes. Veja outras frutas com ótimas quantidades de fibras.

Além disso, a carambola é rica em antioxidantes, como flavonoides e ácido gálico, que inibem os radicais livres, evitando danos nas células que produzem insulina, o hormônio responsável pelo equilíbrio de açúcar no organismo. Conheça mais alimentos ricos em antioxidantes.

4. Combater a prisão de ventre

Por ter ótimas quantidades de fibras, a carambola ajuda na formação do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre.

As fibras da carambola também atuam como um prebiótico, fortalecendo as bactérias benéficas do intestino e melhorando o trânsito intestinal. Saiba como obter todos os benefícios dos prebióticos.

5. Prevenir câncer

A carambola é uma fruta rica em antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina, que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, prevenindo alguns tipos de câncer.

Além disso, as fibras presentes na carambola servem como prebióticos para as bactérias benéficas do intestino, que mantêm o equilíbrio da flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico, prevenindo o câncer de cólon.

6 Controlar a pressão alta

A carambola é rica em potássio e água, ajudando a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, o que ajuda a controlar e prevenir a pressão alta. Conheça outros alimentos ricos em potássio que ajudam a controlar a pressão alta.

Informação nutricional da carambola

A tabela a seguir indica a composição nutricional de 70g (1 unidade pequena) de carambola:

Componentes

Quantidade por 70g (1 unidade pequena)

Energia

21,7 calorias

Proteínas

0,7 g

Gorduras

0,23 g

Carboidratos

4,7 g

Fibra

1,9 mg

Vitamina C

24,1 mg

Betacaroteno

17,5 mcg

Cálcio

2,1 mg

Magnésio

7 mg

Fósforo

8,4 mg

Potássio

93 mg

É importante lembrar que, para obter todos os benefícios da carambola, é importante manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

A carambola é uma fruta com sabor levemente adocicado, podendo ser consumida ao natural ou em preparações como sucos, doces ou geleias. A fruta também pode ser usada em pratos salgados, como saladas ou molhos.

Quem não pode consumir

Pessoas com problemas renais não podem consumir a carambola, pois a fruta contém caramboxina, uma substância que é filtrada e eliminada pelos rins.

Pessoas com problemas renais e que consomem a carambola, não conseguem eliminar a caramboxina pela urina, apresentando, assim, altas quantidades da substância no sangue, o que causa sintomas como soluços, vômito, confusão mental, convulsões e, em casos mais graves, pode provocar a morte.

Receitas saborosas com carambola

Algumas receitas saborosas e saudáveis com a carambola são:

1. Suco de carambola

Carambola:  6 principais benefícios e como consumir (com receitas)

Ingredientes: 

  • 5 carambolas maduras;
  • 400 ml de água filtrada;
  • gelo a gosto;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

Lavar bem e cortar as carambolas em cubos. Levar as carambolas, a água, as pedras de gelo e o mel ao liquidificador. Bater por 3 a 5 minutos e servir.

2. Salada de folhas com carambola

Ingredientes:

  • 1 carambola;
  • ½ maço de alface lisa;
  • ½  maço de alface roxa;
  • ½  maço de de agrião;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Vinagre de vinho a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • ½  colher de café de sal.

Modo de preparo:

Lavar bem a carambola, as alfaces e o agrião e secar bem. Cortar as carambolas em fatias finas, no formato de estrelas e reservar. Rasgar com as mãos as folhas de alface e o agrião. Em uma travessa, colocar as folhas de alface e de agrião e misturar bem. Adicionar as fatias de carambola, temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta e servir.

3. Vinagrete de carambola

Ingredientes:

  • 2 carambolas;
  • ½ cebola roxa;
  • Suco de 1 limão;
  • 2  ½ colheres de vinagre de vinho tinto;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 ramos de coentro;
  • Cubos de gelo a gosto;
  • ½ colher de café de sal.

Modo de preparo:

Lavar bem a carambola e as folhas de coentro e secar. Cortar a cebola em cubos, colocar em uma tigela com ½ colher de vinagre e os cubos de gelo, deixando descansar na solução por 10 minutos. Cortar a carambola em cubos pequenos. Picar as folhas de coentro e reservar. Escorrer a cebola e transferir para uma tigela. Adicionar a carambola, as folhas de coentro, o  suco de limão, o azeite, o restante do vinagre e o sal. Mexer delicadamente com uma colher e levar à geladeira por 30 minutos, servindo em seguida.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Setembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Setembro de 2021.

Bibliografia

  • OLIVEIRA, M, S, Eduarda; AGUIAR, S, Aline. Por que a ingestão de carambola é proibida para pacientes com doença renal crônica?. Brazilian Journal of Nephrology . vol.37. 2.ed; 241-247, 2015
  • LEELARUNGRAYUB, Jirakrit et al. A preliminary study on the effects of star fruit consumption on antioxidant and lipid status in elderly Thai individuals. Clinical Interventions in Aging . Vol.11. 1183–1192, 2016
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Carambola, (starfruit), raw. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171715/nutrients>. Acesso em 27 Set 2021
Mais sobre este assunto: