Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é água destilada, para que serve e efeitos no corpo

A água destilada é o resultado de um processo chamado de destilação, que consiste em aquecer a água até que evapore, de forma que durante o processo de evaporação, os minerais e impurezas presentes na água são perdidos.

Embora pareça uma opção mais saudável, por remover substância tóxicas, este tipo de água pode não possui os mesmos benefícios da água mineral ou filtrada e, por isso, deve ser utilizada com cuidado e apenas com indicação de um médico ou nutricionista.

O que é água destilada, para que serve e efeitos no corpo

Para que serve a água destilada

A água destilada é principalmente utilizada em processos industriais e em laboratórios com o objetivo de preparar reagentes e solventes, já que não possuem sais minerais em sua composição, o que poderia interferir nas reações realizadas.

Além disso, esse tipo de água é normalmente utilizado na bateria dos carros e nos ferros de engomar roupa para evitar a deposição de cálcio.

É seguro beber água destilada?

A água destilada não possui químicos em sua composição e, por isso, quando consumida não tem qualquer efeito tóxico no organismo. No entanto é importante ter atenção à procedência da água destilada, uma vez que devido ao processo de embalamento, que muitas vezes é manual, pode haver contaminação por microrganismos, o que pode resultar em infecção.

Além disso, alguns dos efeitos do consumo de água destilada ao longo do tempo são:

  • Desidratação, já que apesar da pessoa estar bebendo água, os minerais não estão sendo consumidos e absorvidos pelo organismo, havendo alterações no metabolismo, além de perda contínua de água pela urina, fezes e suor;
  • Infecção, uma vez que a água destilada pode conter contaminantes microbiológicos;
  • Comprometimento do desenvolvimento ósseo, já que os minerais presentes na água filtrada, como cálcio e magnésio, não estão sendo fornecidos, interferindo no processo de formação do osso;
  • Alteração no desempenho muscular, devido à menor quantidade de minerais presentes no organismo;

Dessa forma, o ideal é que seja consumida água filtrada ou mineral engarrafada, já que possui os minerais necessários para o funcionamento do organismo. No entanto, caso não haja possibilidade da ingestão de água filtrada, é importante que a dieta forneça todos os minerais necessários para a saúde da pessoa.

Além de se evitar o consumo contínuo de água destilada, também se deve evitar a água da torneira, pois, embora seja tratada em muitos locais, pode conter vestígios de chumbo e outros metais pesados que ainda existem em alguns tipos de encanamento. Veja como tornar a água boa para beber.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem