Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que acontece se beber água destilada

A água destilada é o resultado de um processo chamado de destilação, que consiste em ferver a água para separar e remover todas as impurezas e outras substâncias, deixando-a na sua forma mais pura.

Embora pareça uma opção mais saudável, por remover substância tóxicas, por exemplo, este tipo de água pode não possui os mesmos benefícios da água mineral ou filtrada e, por isso, deve ser utilizada com cuidado e apenas com indicação de um médico ou nutricionista.

O que acontece se beber água destilada

É seguro beber água destilada?

A água destilada é segura para consumo e, por isso, não provoca qualquer tipo de envenenamento quando ingerida. No entanto, suas propriedades não são iguais aos da água filtrada ou mineral, podendo, ao longo do tempo, causar alterações como:

1. Pode aumentar a acidez do corpo

O pH de um corpo saudável deve ser ligeiramente alcalino e, por isso, o sangue geralmente está em um intervalo de pH entre os 7,3 e os 7,4 para manter o normal funcionamento das células e evitar o surgimento de algumas doenças degenerativas, como câncer, e até envelhecimento precoce.

Já a água destilada, possui um pH neuro, de 7, que acaba sendo ligeiramente inferior e mais ácido que o do sangue. Embora o estômago seja capaz de balancear o pH da água, quando este tipo de água é consumido em excesso com outros alimentos de pH ácido, como doces ou carnes, pode acabar contibuindo para a diminuição do pH do sangue.

Dessa forma, deve-se preferir a água mineral, que geralmente possui um pH superior a 7 e que, por isso, ajuda o corpo a manter o corpo mais alcalino. Entenda quais os benefícios de fazer uma dieta alcalina para o corpo.

2. Não hidrata o corpo adequadamente

A absorção de líquidos no corpo está dependente do tamanho das moléculas de água, sendo que, quanto menor o tamanho, melhor a água será absorbida. Normalmente, a água destilada possui moléculas ligeiramente maiores que a água normal e, por isso, o processo de absorção da água pode estar dificultado, evitando que o corpo fique bem hidratado.

Além disso, a água destilada também perde sua estrutura natural durante o processo de destilação, o que dificulta ainda mais seu uso pelo corpo.

3. Pode levar a perda de minerais

Durante o processo de destilação, além de perder as substâncias e químicos que podem ser tóxicos, a água também perde seus minerais importantes, como cálcio, magnésio ou ferro, por exemplo. Dessa forma, pessoas que fazem dietas menos diversificadas podem começar a perder minerais, o que acaba comprometendo o crescimento dos ossos e o desemprenho dos músculos, por exemplo.

Qual a melhor água para beber?

A melhor água para beber é a água filtrada ou mineral engarrafada com um pH superior a 7.

Dessa forma, além de se evitar o consumo contínuo de água destilada, também se deve evitar a água da torneira, pois, embora seja tratada em muitos locais, pode conter vestígios de chumbo e outros metais pesados que ainda existem em alguns tipos de encanamento.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...