Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando a diminuição dos movimentos do bebê na barriga é preocupante

A diminuição dos movimentos do bebê é preocupante quando ocorrem menos de 4 movimentos por hora, principalmente em mulheres com histórico de pressão alta, diabetes, problemas na placenta ou no útero, ou uso de álcool e cigarro.

Os movimentos do bebê na barriga podem ser contabilizados a partir da 28ª semana de gestação, e a redução na movimentação pode ser motivo de preocupação, porque pode indicar que o bebê está recebendo menos oxigênio e em caso de suspeita de redução de movimentos o médico deve ser informado.

Como contar os movimentos fetais

A contagem deve ser feita sempre em um período do dia que o bebê está mais ativo, normalmente após uma refeição. Deve-se contar os movimentos feitos durante 1 hora, sendo a média normal de 4 a 6 movimentos por hora.

Quando medir os movimentos fetaisQuando medir os movimentos fetais

Outra maneira é contar quanto tempo o bebê leva para fazer 10 movimentos, devendo-se procurar o médico se os 10 movimentos levarem mais de 2 horas para serem feitos ou se o bebê fizer menos de 4 movimentos durante a hora de contagem.

Também é importante lembrar que algumas mulheres se acostumam com o bebê se mexendo e não notam seus movimentos, o que pode ser confundido com diminuição dos movimentos fetais, e por isso é preciso bastante atenção durante a contagem.

Você poderá anotar os movimentos do bebê num calendário como esse:

Calendário de movimentos do bebêCalendário de movimentos do bebê

Como estimular o bebê a se mexer

Alguns truques que podem ser usados para estimular o bebê a se mexer são:

  • Tomar líquidos bem gelados;
  • Caminhar;
  • Conversar com o bebê e mexer a barriga com as mãos;
  • Deitar com as penas para cima, apoiadas em almofadas ou na cabeceira da cama, e relaxar.

A diminuição dos movimentos deve considerar o ritmo de cada criança, mas se o bebê não mexer após usar essas dicas durante 2 horas, deve-se conversar com o médico para receber novas orientações ou, se necessário, realizar exames para ver o bem estar do bebê.

Como estimular os movimentos fetaisComo estimular os movimentos fetais

Complicações da diminuição dos movimentos

A diminuição dos movimentos pode indicar que o feto está em sofrimento, com falta de oxigênio ou de nutrientes para manter seu desenvolvimento adequado. Se não tratado rapidamente, o sofrimento fetal pode causar parto prematuro e danos no sistema nervoso do bebê, provocando problemas como distúrbios mentais ou epilepsia.

No entanto, se a gestação é acompanhada corretamente e todos os exames de pré-natal são realizados, qualquer problema no bem estar do bebê é identificados precocemente, facilitando seu tratamento. Além disso, é essencial tirar todas as dúvidas com o médico e procurar ajuda quando alterações forem notadas.

Além de estar atenta aos movimentos do bebê, também é importante conhecer os sinais do trabalho de parto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...