Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Características do bebê High Need

O bebê high need, é um bebê que tem alta necessidade de atenção e de cuidado dos pais, principalmente da mãe. Ele precisa de colo o tempo todo, desde que nasce, chora muito e quer mamar de hora em hora, além de não dormir mais de 45 minutos seguidos.

A descrição das características do bebê de alta necessidade foi feita pelo pediatra William Sears após observar o comportamento do seu filho mais novo, que era muito diferente dos irmãos mais velhos. No entanto, essas características não podem ser descritas como sendo uma doença ou uma síndrome, sendo apenas um tipo de personalidade da criança.

Características do bebê High Need

Características do bebê high need

O bebê que tem alta necessidade de atenção e cuidados apresentam as seguintes características:

  • Chora muito: O choro é alto e forte e pode durar praticamente todo o dia, com pequenos intervalos de 20 a 30 minutos. É comum que os pais pensem inicialmente que o bebê está sofrendo com alguma doença, porque o choro parece ser inconsolável, o que leva a muitos pediatras e a realização de exames, sendo que todos os resultados são normais.
  • Dorme pouco: Geralmente esse bebê não dorme mais de 45 minutos seguidos e acordam sempre chorando, precisando de colo para se acalmar. Técnicas como 'deixar chorar' até parar não funcionam porque o bebê não para de chorar mesmo depois de mais de 1 hora e estudos comprovam que o choro excessivo pode causar danos cerebrais além de deixar marcas na personalidade da criança, como a insegurança e a desconfiança.
  • Tem os músculos sempre contraídos: Ainda que o bebê não esteja chorando é possível que seu tônus corporal esteja muito intenso, o que indica que os músculos estão sempre rígidos e tem as mãos fechadas com força, mostrando sua insatisfação e desejo de se livrar de algo, como se estivem sempre prontos para fugir. Alguns bebês parecem gostar de ficar enrolados numa manta, que pressionada levemente seu corpo, enquanto que outros simplesmente não suportam esse tipo de abordagem. 
  • Suga a energia dos pais:  Cuidar de um bebê com alta necessidade é muito cansativo porque eles parecem que sugam toda energia da mãe, precisando de atenção plena a maior parte dos dias. O mais comum é que a mãe não consiga se afastar do bebê por mais de meia hora, tendo que ser ela a trocar a fralda, dar a comida, colocar para dormir, acalmar o choro, brincar e tudo o que é preciso para cuidar de um bebê. Nenhuma outra pessoa parece conseguir suprir as necessidade de um bebê high need.
  • Come muito: o bebê com alta necessidade parece que está sempre com fome e insatisfeito, mas como gastam tanta energia, não chegam a ficar muito acima do peso. Esse bebê gosta de mamar no peito e não usa o leite da mãe para nutrir seu corpo, mas também suas emoções, por isso as mamadas são prolongadas e o bebê gosta muito de ser amamentado, fazendo o possível para ficar nessa posição confortável onde se sente protegido e amado, por muito mais tempo que o normal, como que de hora em hora.
  • É difícil de acalmar e nunca se acalma sozinho:  Uma queixa comum dos pais com bebês de alta necessidade é que as técnicas que o conseguiram acalmar hoje podem não funcionar amanhã, sendo preciso adotar todo tipo de estratégia para acalmar o bebê que está chorando muito, como andar com ele no colo, no carrinho, cantar canções de ninar, chupeta, apostar no contato pele a pele, colocar para mamar, apagar a luz.

Ter um bebê com alta necessidade exige muita dedicação dos pais, e o mais comum é a mãe se sentir frustrada e achar que não sabe cuidar do seu bebê, já que ele quer sempre mais e mais colo, atenção, comer e mesmo que ela faça tudo por ele, ainda assim, pode parecer sempre muito insatisfeito.

Como cuidar de um bebê com alta necessidade

Características do bebê High Need

A melhor forma de conseguir confortar um bebe com alta necessidade é tendo tempo para ele. O ideal é que a mãe não trabalhe fora e tenha a possibilidade de contar com a ajuda do pai ou de outras pessoas para dividir outras tarefas que não sejam cuidar do bebê, como limpar a casa, fazer compras ou cozinhar.

O pai também pode estar presente no dia a dia da criança e é normal que conforme o bebê vai crescendo ele vai se habituando a ideia de que não existe apenas a mãe na sua vida.

Como é o desenvolvimento do bebê high need

O desenvolvimento psicomotor do bebê high need é normal e dentro do esperado, por isso, por volta de 1 ano deve começar a andar e com 2 anos pode começar a juntar duas palavras, formando uma 'frase'.

Quando a criança começa a comunicar apontando para objetos ou engatinhar em direção a eles, o que acontece por volta dos 6 a 8 meses, os pais conseguem entender melhor o que o bebê precisa, facilitando o cuidado diário. E quando essa criança começa a falar por volta dos 2 anos de idade, fica mais fácil entender o que ela quer porque consegue verbalizar exatamente o que está sentido e o que precisa. 

Como fica a saúde da mãe

A mãe normalmente fica muito cansada, sobrecarregada, com olheiras e pouco tempo para descansar e se cuidar. Sentimentos como ansiedade são comuns principalmente nos primeiros meses de vida do bebê ou até que o pediatra chegue ao diagnóstico que o filho tem alta necessidade.

Mas com o passar dos anos a criança aprende a se distrair e se divertir com as outras e a mãe a passa a não ser mais o centro da atenção. Nessa fase é comum a mãe precisam de acompanhamento psicológico porque é possível que ela esteja tão habituada a viver exclusivamente para a criança high need que pode ser difícil se afastar dela, mesmo que seja para ela entrar para o jardim de infância.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...