Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bebê abaixo do peso

O bebê abaixo do peso é aquele que nasce com menos de 2.5 kg, que pode ser diagnosticado como pequeno para idade gestacional durante a gravidez.

Pode-se identificar que o bebê está abaixo do peso através do exame de ultrassom, durante a gravidez ou logo após o nascimento. Quando o médico identifica que o bebê está abaixo do peso para a idade gestacional, deverá indicar que a mãe faça repouso e alimente-se adequadamente.

Causas do bebê abaixo do peso

Geralmente, as causas do bebê nascer abaixo do peso estão relacionadas a uma insuficiência placentária, que é o fornecimento  inadequado de sangue da mãe para o bebê. As possíveis causas da insuficiência placentária podem ser:

  • Hipertensão,
  • Diabetes,
  • Gravidez prolongada, ou seja bebês que nascem com mais de 9 meses de gestação,
  • Devido ao fumo, 
  • Consumo excessivo de álcool, ou
  • Gravidez de mais de 2 bebês ao mesmo tempo.

No entanto, em alguns casos, a causa do nascimento do bebê abaixo do peso ideal não é identificada.

Bebê abaixo do peso, o que fazer:

O que se deve fazer com o bebê que nasce abaixo do peso é vesti-lo adequadamente porque estes bebês costumam sentir muito frio e garantir que ele seja alimentado de forma adequada para que possa engordar saudavelmente.

Estes bebês podem apresentar uma maior dificuldade para mamar, mas apesar disso, a mãe deve ser estimulada a dar de mamar várias vezes ao dia, evitando recorrer ao leite artificial. No entanto, quando o bebê não consegue ganhar peso suficiente somente mamando no peito, o pediatra poderá sugerir que após a mamada, a mãe dê um suplemento de leite adaptado para o bebê, para garantir a ingestão adequada de nutrientes e calorias.

Outros cuidados com o bebê de baixo peso

Outros cuidados importantes para cuidar do bebê de baixo peso incluem:

  • Manter o bebê num local quente: manter o quarto com temperatura entre 28ºC e 30ºC e sem correntes de ar;
  • Vestir o bebê de acordo com a estação do ano: colocar mais uma peça de roupa do que a pessoa adulta, por exemplo, se a mãe tem uma blusa, deve vestir duas ao bebê. Saiba mais em: Como saber se o bebê está com frio ou calor.
  • Medir a temperatura do bebê: é recomendado avaliar a temperatura de 2 em 2 horas com termômetro, devendo-se manter entre 36.5ºC e 37.5ºC. Veja como usar corretamente o termômetro em: Como usar o termômetro.
  • Evitar expor o bebê a ambientes poluídos: o bebê não deve estar em contacto com fumaça ou muitas pessoas devido à fragilidade do sistema respiratório;

Além destes cuidados, é importante saber que o bebê só deve tomar as primeiras vacinas, como a vacina BCG e Hepatite B, quando pesa, mais de 2 Kg e, por isso, é frequente que tenha de fazer as vacinas no posto de saúde.

Links úteis:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem