Banho de boldo: para que serve e como fazer

Evidência científica

O banho de boldo é uma prática feita com a infusão das folhas de boldo, que oferece proteção antioxidante à pele e pode ser indicada para aliviar dores e ajudar no tratamento de feridas e piolhos.

Esses benefícios se devem ao fato de as folhas de boldo conterem alcaloides, flavonoides, ácidos fenólicos e óleos essenciais, compostos bioativos que têm ação antioxidante, inseticida e anti-inflamatória.

Leia também: Boldo: para que serve, benefícios e como usar (chá, banho e outros) tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-boldo

No entanto, o banho de boldo deve ser usado de preferência com a indicação de um profissional de saúde. Isto porque esse remédio caseiro não é indicado em algumas situações e pode causar efeitos colaterais.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o banho de boldo

As principais indicações do banho de boldo são:

1. Proteção antioxidante da pele

O banho de boldo oferece proteção antioxidante à pele, ajudando a inibir os radicais livres e o estresse oxidativo, além de evitar danos nas células causadas pela radiação UV ao DNA.

Isso acontece porque o boldo contém altos níveis de alcaloides, como a boldina, flavonoides, como a catequina, ácidos fenólicos e óleos essenciais, que são compostos bioativos com ação antioxidante.

2. Clareia a pele

O banho de boldo pode ser indicado para clarear a pele, ajudando no tratamento do melasma e da hiperpigmentação.

Esse benefício se deve à presença do alcaloide boldina nesta planta, que ajuda a inibir a formação de melanina, que é o pigmento responsável por dar cor à pele e que está elevada nestas situações.

Leia também: Como clarear a pele: 10 opções para clarear as manchas tuasaude.com/como-clarear-a-pele

Entretanto, o banho de boldo para ajudar a tratar estas condições só deve ser feito com a indicação e orientação do médico, e de forma complementar ao tratamento.

3. Ajuda a aliviar dores

Por ter ação anti-inflamatória, o banho de boldo é usado na medicina popular para aliviar dores reumáticas e neurálgicas. Conheça melhor os sintomas da neuralgia.

4. Combate piolhos

O banho de boldo também é usado popularmente para combater piolhos, devido a uma potencial ação inseticida e antiparasitário dos óleos essenciais, como o ascaridol, desta planta.

Leia também: 4 dicas para acabar (de vez!) com piolhos tuasaude.com/4-dicas-para-acabar-com-piolho

5. Ajuda a tratar dermatites e feridas

O banho de boldo, feito com a infusão das folhas desta planta, é usado popularmente para ajudar no tratamento de dermatites, feridas e úlceras na pele, por ter ação cicatrizante e anti-inflamatória.

Como fazer o banho de boldo

O banho de boldo pode ser feito conforme os objetivos a serem tratados.

1. Banho de boldo para alívio de dores

O banho de boldo para aliviar as dores, geralmente é feito com a infusão da espécie Peumus boldus, conhecido como boldo do Chile.

Ingredientes:

  • 6 folhas de boldo (Peumus boldus);
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar a água e levar para ferver. Ao apagar o fogo, adicionar as folhas de boldo, tampar a panela e deixar descansar por 5 a 10 minutos .

Em seguida, coar e despejar a infusão de boldo na água da banheira, misturando bem, e ficar imerso por cerca de 10 minutos.

Pode-se também jogar a infusão já morna, sobre o corpo, para finalizar o banho.

2. Banho de boldo para combater piolhos

Este banho normalmente é feito com as folhas da espécie Plectranthus barbatus, conhecida como boldo brasileiro, boldo africano ou falso boldo.

Ingredientes:

  • 6 folhas de boldo (Plectranthus barbatus). Para crianças com menos de 4 anos, usar apenas 1 folha;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água numa panela e levar ao fogo para ferver. Em seguida, apagar o fogo, adicionar as folhas de boldo, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos.

Coar a mistura, deixar esfriar e aplicar a infusão no couro cabeludo já limpo.

Possíveis efeitos colaterais

Em algumas pessoas, o banho de boldo pode causar irritação e reação alérgica na pele ou couro cabeludo.

Além disso, o uso do banho de boldo para tratar feridas na pele pode causar vômitos e diarreia.

Quem não pode usar

Pessoas com alergia a qualquer espécie de boldo, não devem usar o banho de boldo.

Mulheres grávidas ou em período de amamentação, assim como pessoas com problemas de saúde e crianças, devem consultar o médico ou outro profissional de saúde antes de usar o banho de boldo.

Vídeos relacionados

CHÁ DE BOLDO: como fazer e para que serve

12:08 | 1.194.986 visualizações

4 PASSOS PARA ACABAR COM OS PIOLHOS

04:52 | 1.549.031 visualizações