Banho de assento com bicarbonato: para que serve e como fazer

Atualizado em agosto 2023

O banho de assento com bicarbonato de sódio é um remédio caseiro e natural indicado para acalmar a pele da região genital e reduzir a coceira e a irritação na vagina e na vulva, causadas por infecções, como a candidíase.

O bicarbonato de sódio ajuda tem ação antifúngica e anti-inflamatória pois ajuda a alcalinizar o pH vaginal, deixando a região genital menos ácida, o que faz com que o fungo causador da candidíase, não tenha condições para o seu crescimento, ajudando a aliviar os sintomas.

O banho de assento com bicarbonato de sódio pode ser uma opção natural para complementar o tratamento indicado pelo médico, por isso, no caso da mulher apresentar coceira, irritação ou corrimento, deve consultar o ginecologista para tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O banho de assento com bicarbonato de sódio é indicado principalmente para auxiliar no tratamento de:

  • Candidíase;
  • Infecções urinárias;
  • Vaginose citolítica.

É importante ressaltar que o banho de assento com bicarbonato, assim com outros banhos de assento, pode ser feito para complementar o tratamento indicado pelo ginecologista. Veja outros tipos e benefícios do banho de assento.

Se deseja uma avaliação de um ginecologista, marque uma consulta na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Banho de assento com bicarbonato cura infecções vaginais?

O banho de assento com bicarbonato não cura infecções vaginais, mas ajuda a aliviar os sintomas na região genital, como irritação na vulva, inchaço, vermelhidão, coceira e sensação de ardor ou queimação.

Como funciona

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que tem ação anti-inflamatória e antifúngica, uma vez que pode ajudar a regular o pH vaginal, principalmente no caso da candidíase e vaginose citolítica.

Além disso, o banho de assento com bicarbonato de sódio deixa a região genital menos ácida, o que dificulta a proliferação da Candida albicans, que é o principal fungo causador da candidíase, além de diminuir a quantidade de Lactobacillus que podem causar vaginose citolítica. Entenda o que é a vaginose citolítica.

Como fazer

O banho de assento com bicarbonato de sódio pode ser feito em uma banheira ou bidê ou utilizando uma bacia, devidamente higienizados.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água morna, fervida previamente.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes, esperar esfriar e fazer o banho de assento colocando esta solução no bidê ou numa bacia e permanecer sentada, em contato com esta água por aproximadamente 15 a 20 minutos. 

No caso da candidíase, pode-se fazer esse banho de assento até 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas. Veja outras opções de banho de assento para candidíase.  

Já para a vaginose citolítica, é recomendado fazer o banho de assento 2 vezes por semana, a cada 2 semanas, ou conforme orientado pelo ginecologista. 

Cuidados ao fazer o banho de assento

Alguns cuidados são importantes ao fazer o banho de assento com bicarbonato, como:

  • Limpar e higienizar a bacia, bidê ou banheira, antes e após fazer o banho de assento;
  • Fazer a higiene íntima antes de iniciar o banho de assento;
  • Secar a região íntima com uma toalha limpa e seca após o banho de assento;
  • Não usar água muito quente, mas apenas morna, para evitar queimaduras ou desconforto na região genital;
  • Não fazer o banho de assento em excesso, pois pode aumentar o risco de efeitos colaterais;
  • Seguir o tratamento indicado pelo ginecologista de acordo com o tipo de infecção vaginal.

Além disso, antes de fazer o banho de assento com bicarbonato, deve-se verificar se possui alergia a essa substância e, por isso, é recomendado fazer uma pasta de bicarbonato misturando 1 colher (de chá) de bicarbonato e a mesma quantidade de água.

Aplicar um pouco dessa pasta na parte interna do antebraço e aguardar 24 horas. Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas, deve-se lavar a pele e não fazer o banho de assento.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do banho de assento com bicarbonato são secura ou irritação vaginal, quando feito mais vezes do que o recomendado.

Além disso, como aumenta o pH vaginal, quando feito em excesso pode desregular o pH da região genital, aumentando o risco de infecções.

Por isso, o banho de assento com bicarbonato deve ser feito com orientação do ginecologista.

Quem não deve fazer

O banho de assento com bicarbonato não deve ser feito por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao bicarbonato.

Além disso, esse banho de assento não deve ser feito por pessoas com diabetes, doenças cardíacas, ou feridas ou infecções graves na região genital.

O banho de assento com bicarbonato também não deve ser feito por pessoas que tenham tendências a tontura ou desmaio, pois o banho pode provocar um relaxamento do corpo, e tontura ao levantar.