Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

AVC Hemorrágico

O AVC – Acidente Vascular Cerebral hemorrágico é caracterizado pelo sangramento numa parte do cérebro causado por um rompimento de um vaso sanguíneo cerebral.

A principal causa do AVC hemorrágico é a pressão alta descontrolada, outras causas incluem aneurisma, aterosclerose ou distúrbios na coagulação sanguínea.

Sintomas do AVC hemorrágico

Os sintomas do AVC hemorrágico são:

  • Dor de cabeça muito forte;
  • Perda da força de um dos lados do corpo;
  • Paralisia súbita de um dos lado do corpo, principalmente, braço ou perna;
  • Dificuldade em falar e de compreender;
  • Perder uma parte ou totalmente a visão;
  • Dormência do rosto, mãos e pernas;
  • Dificuldade súbita de andar, tontura, perda de equilíbrio ou perda de coordenação.

Caso o indivíduo apresente estes sintomas é aconselhado chamar uma ambulância ou levá-lo para o hospital para o diagnóstico e início do tratamento, para diminuir o risco de lesões no cérebro do indivíduo.

Os principais fatores de risco do AVC hemorrágico são a obesidade, hipertensão, diabetes, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e colesterol alto. Os homens têm mais risco de ter AVC hemorrágico que as mulheres, principalmente se tiverem casos de AVC na família.

Tratamento do AVC hemorrágico

O tratamento do AVC hemorrágico pode ser feito através de uma cirurgia no cérebro ou com a administração de medicamentos, dependendo do tamanho da lesão, da sua localização e do estado do paciente.

A cirurgia tem como objetivo retirar o sangue derramado de dentro do cérebro, remover o coágulo de sangue que possa ter causado a ruptura, fechar o aneurisma e aliviar o excesso de pressão dentro do cérebro causado pelo sangramento.

O tratamento clínico consiste no uso de medicamentos para tratar a pressão arterial elevada, crises convulsivas ou infeções. Em casos mais graves pode ser necessário transfusões de sangue.

Após a melhora do paciente deve ser iniciada a fisioterapia e/ou terapia ocupacional para melhorar a qualidade de vida do paciente e diminuir as lesões.

Sequelas do AVC hemorrágico

Algumas possíveis sequelas do AVC hemorrágico são: paralisia, dificuldade para falar, engolir, pensar ou fazer as atividades da vida diária. O AVC hemorrágico não é tão comum como o AVC isquêmico, porém causa mais frequentemente a morte do indivíduo.

A prevenção do AVC hemorrágico pode ser feito com a alteração de alguns hábitos de vida, como a prática de exercício físico regular, dieta pobre em gorduras e sal, e acompanhamento médico adequado para o bom controle da pressão arterial.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...