Benefícios da aula de jump

Revisão clínica: Carlos Bruce
Personal Trainer
outubro 2018

A aula de Jump emagrece e combate a celulite porque gasta muitas calorias e tonifica as pernas e os glúteos, combatendo a gordura localizada que dá origem à celulite. Numa aula de 45 minutos de Jump é possível perder até 600 calorias.

Os exercícios são realizados num "mini trampolim", que exigem uma boa coordenação motora e são realizados ao som de música alta e divertida, com coreografias que podem ser inicialmente simples, mas que ficam cada vez mais elaboradas, dependendo do condicionamento físico do indivíduo. Assim, o jump pode ser considerado uma atividade física aeróbica de alta intensidade e que possui diversos benefícios para a saúde.

Benefícios da aula de Jump

A aula de jump é um ótimo exercício aeróbico e, dependendo das músicas e coreografias realizadas na aula, pode ser considerado um exercício de alta intensidade. Os principais benefícios da aula de jump são:

  • Emagrecimento e diminuição da gordura corporal, já que tanto a circulação quanto o metabolismo são ativados, estimulando o gasto calórico;
  • Diminuição da celulite, pois há ativação do sistema linfático, além da tonificação dos músculos - conheça outros exercícios para acabar com a celulite;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Melhora do contorno corporal, pois é capaz de tonificar e definir os músculos da perna e os glúteo, além de panturrilha, braços e abdômen;
  • Melhora da coordenação motora e do equilíbrio.

Além disso, as aulas de jump ajudam a prevenir a osteoporose, pois estimulam a circulação sanguínea, prevenindo a perda de cálcio, além de promover a desintoxicação do corpo, pois aumenta os batimentos cardíacos, estimulando a filtração sanguínea.

Os benefícios da aula de jump normalmente são notados após 1 mês de aulas, que devem ser praticadas de forma regular.

Quando não fazer

As aulas de jump, apesar de muito benéficas, não são recomendadas para gestantes, pessoas que possuem problemas na coluna ou nas articulações, pessoas muito acima do peso e com varizes. Essas contraindicações existem porque as aulas de jump são de grande impacto nas articulações do tornozelo, joelhos e quadris, podendo agravar condições que a pessoa já tem ou gerar novas alterações, como no caso das pessoas que estão muito acima do peso, por exemplo.

É importante também que as aulas de jump sejam feitas usando um tênis adequado para a atividade e bebendo água durante a prática da atividade, para evitar o risco de desidratação, já que é um exercício de alta intensidade. Além disso, é recomendado tomar cuidado durante o exercício para evitar possíveis lesões.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2018. Revisão clínica por Carlos Bruce - Personal Trainer, em maio de 2016.
Revisão clínica:
Carlos Bruce
Personal Trainer
Formado pela Universidade Federal do Rio De Janeiro em 2012, com registro profissional no CREF 038849-G/RJ.