Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Artrite Séptica, sintomas e como é o tratamento

A artrite séptica é a infecção de uma articulação provocada bactérias após uma cirurgia ou como consequência de infecções em outros locais do corpo, como infecção urinária ou em uma ferida presente na pele, favorecendo o espalhamento do agente infeccioso pelo sangue até as articulações quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido.

Os locais mais afetados na artrite séptica são as articulações do joelho e do quadril, sendo mais frequentes em idosos que fizeram cirurgia para colocação de próteses, por exemplo.

A artrite séptica tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado no hospital com o uso de antibióticos diretamente na veia, assim como drenagem da articulação com agulha. Após isso, o tratamento deve ser continuado por meio de fisioterapia para recuperar os movimentos da articulação e evitar o surgimento de dor.

O que é Artrite Séptica, sintomas e como é o tratamento

Sintomas da artrite séptica

A artrite séptica leva à degeneração progressiva da articulação, podendo resultar na sua destruição quando essa infecção não é identificada e tratada corretamente. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento aos sinais e sintomas da artrite séptica, cujos principais são:

  • Dor intensa ao movimentar o membro afetado;
  • Dificuldade para movimentar a articulação afetada;
  • Inchaço e vermelhidão na articulação;
  • Febre acima de 38º C;
  • Sensação de queimação da articulação.

Os sintomas de artrite séptica são mais frequentes em crianças e idosos com feridas infectadas nas regiões próximas de articulações, além de também ser mais comum em pacientes com doenças autoimunes ou com condições pré-existentes como diabetes ou câncer.

As articulações mais afetadas são as do joelho e as do quadril, sendo esta última muito grave quando acontece em crianças, pois pode haver o comprometimento do desenvolvimento. Saiba como identificar a artrite séptica no quadril.

Diagnóstico da artrite séptica

O diagnóstico da artrite séptica deve ser feito pelo ortopedista baseado nos sintomas apresentados pela pessoa, história clínica e exames laboratoriais e de imagem.

O exame laboratorial é considerado o principal exame para diagnosticar a artrite séptica, já que por meio desse é possível identificar o microrganismo relacionado. Para isso, é feita a coleta de uma pequena amostra do líquido da articulação, que é enviado para o laboratório para que seja analisado e seja verificado qual o microrganismo que está provocando a infecção.

Além disso, o médico também pode pedir outros exames de diagnóstico, como raio X ou exames de sangue, pois ajudam a observar os danos provocados nas estruturas da articulação e a avaliar o sucesso do tratamento.

Como é feito o tratamento

O tratamento para artrite séptica é iniciado em internamento no hospital para permitir a injeção de antibióticos diretamente na veia e combater mais rapidamente as bactérias que estão causando o problema e, assim, controlar os sintomas e evitar a progressão da doença.

Normalmente, o internamento dura cerca de 2 semanas e, nesse tempo, além dos antibióticos, o ortopedista pode ainda utilizar uma agulha para retirar o excesso de pus da articulação, permitindo aliviar a dor e diminuir o inchaço da articulação.

Fisioterapia para artrite séptica

Ao longo do tratamento, conforme o inchaço da articulação vai diminuindo e a dor desaparecendo, o médico pode indicar a realização de fisioterapia para que sejam iniciados exercícios com o objetivo de recuperar os movimentos do membro afetado e acelerar o tratamento. Estes exercícios devem ser mantidos mesmo após a alta do hospital, por mais 4 a 6 semanas, de acordo com a indicação do fisioterapeuta, em uma clínica de fisioterapia.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem