Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Artrite infantil

A artrite infantil é uma doença rara que surge em crianças até os 16 anos e que provoca a inflamação de uma ou mais articulações, causando sintomas como dor, febre ou dificuldade para mexer um braço ou perna, por exemplo.

A artrite infantil não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia, permitindo que a criança tenha uma vida normal.

Causas da artrite infantil

A principal causa de artrite infantil é uma alteração no sistema imune da criança que leva o organismo a atacar a membrana da articulação, provocando lesão e inflamação provoca a destruição da membrana da articulação.

Porém, o problema não é hereditário e, por isso, não passa de pais para filhos, sendo comum a existência de apenas um caso na família.

Tratamento para artrite infantil

O tratamento para artrite infantil deve ser orientado por um reumatologista pediátrico, mas normalmente, é iniciado com o uso de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo, com doses adaptadas ao peso da criança.

No entanto, quando estes medicamentos não produzem efeito, o médico pode ainda receitar remédios especiais que atrasam o desenvolvimento da doença, como Metotrexato ou Sulfassalazina, que ajudam a aliviar os sintomas e a evitar o surgimento de novas lesões nas articulações.

Além disso, quando a artrite infantil afeta apenas uma articulação, o reumatologista pode ainda receitar injeções de corticoides, como Prednisona, para complementar o tratamento feito com os outros remédios e aliviar os sintomas durante alguns meses.

Fisioterapia para artrite infantil

A criança com artrite deve fazer uma sessão de fisioterapia por semana para melhorar o funcionamento da articulação e aliviar a inflamação, permitindo até praticar vários tipos de atividade física, de acordo com indicação do médico e do fisioterapeuta.

Sintomas da artrite infantil

Os principais sintomas da artrite infantil incluem:

  • Dor em uma ou mais articulações;
  • Inchaço das articulações;
  • Febre constante abaixo de 38ºC, especialmente à noite;
  • Dificuldade para movimentar um braço ou perna;
  • Cansaço excessivo e falta de apetite.

Algumas crianças podem não se queixar de dor nas articulações e, por isso, alguns sinais que podem indicar artrite são mancar, ficar muito quieta ou ter dificuldade para usar as mãos para fazer movimentos delicados, como escrever ou pintar, por exemplo.

O diagnóstico da artrite infantil nem sempre é fácil de fazer, porque não há um exame de sangue que ajude a identificar a doença, como no caso dos adultos. Assim, o médico pode fazer vários exames para eliminar algumas hipóteses até chegar no diagnóstico de artrite infantil.

A Artrite Infantil também pode ser conhecida como Artrite Reumatoide Infantil ou Artrite Idiopática Infantil.

Veja outras formas de aliviar os sintomas de artrite infantil em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...