Argila rosa: para que serve, benefícios (e como usar)

A argila rosa é a mistura das argilas branca e vermelha e, normalmente, é indicada para o tratamento da acne, limpeza e clareamento de manchas da pele, sendo usada principalmente na forma de máscara facial.

O uso da argila com fins medicinais e estéticos é conhecido como argiloterapia e a argila rosa é um dos tipos de argila mais utilizados em tratamentos estéticos. Confira o que é argiloterapia e os principais tipos de argila.

Em caso de dúvidas sobre o uso de argila rosa, é indicado consultar um dermatologista, que é o médico mais apropriado para orientar quanto aos cuidados que se deve ter com qualquer tipo de pele.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A argila rosa é indicada para:

  • Tratamento de acne;
  • Limpeza de pele;
  • Clarear manchas na pele;
  • Manter a pele hidratada. 

Por ser uma mistura da argila branca e vermelha, a argila rosa tende a ser menos absorvente e mais leve que a argila verde, sendo indicada para peles mais secas e sensíveis. Saiba qual o seu tipo de pele e como cuidar.

Benefícios da argila rosa

Os principais benefícios da argila rosa são:

1. Mantém a pele hidratada

A argila rosa é menos absorvente, ajudando a manter a pele hidratada. Este efeito se deve em parte pela capacidade da argila branca na sua mistura de controlar a oleosidade da pele sem causar a sua desidratação. Conheça mais benefícios da argila branca.

2. Protege do envelhecimento

Devido a presença de quartzo, esmectita, ilita, caulinita e hematita na sua composição, a argila rosa tem ação antioxidante, ajudando a proteger a pele da ação dos radicais livres e, portanto, do envelhecimento.

3. Favorece a elasticidade da pele

A argila rosa apresenta silício na sua composição, um mineral que estimula a produção de colágeno na pele, ajudando a manter a sua elasticidade e firmeza.

4. Controla a oleosidade

A argila rosa também ajuda no controle da oleosidade da pele, especialmente devido à capacidade da argila branca utilizada na sua mistura em absorver os óleos produzidos pelas glândulas sebáceas.

5. Remove células mortas da pele

Devido a um efeito de peeling superficial, a argila rosa auxilia na remoção de células mortas da pele e estimula sua renovação, o que pode clarear ou eliminar manchas, por exemplo.

Como usar argila rosa

A argila rosa normalmente é usada como máscara facial ou na forma de compressas, devendo ser preparada por meio da adição de água ao pó da argila até que a mistura adquira uma textura de fácil aplicação sobre a pele. 

Além disso, algumas vezes a argila rosa pode também ser misturada a polpas e extratos de frutas específicos para potencializar os seus efeitos.

A argila rosa pode ser usada da seguinte forma, de acordo com a sua indicação: 

  • Máscara para limpar e clarear manchas na pele: misturar a pasta de argila rosa com vinagre de maçã e aplicar sobre o local desejado por 60 minutos. Em seguida, remover a argila com água fria. Repetir a aplicação 2 a 3 vezes por semana por 3 meses. É recomendado usar um hidratante natural após cada aplicação;
  • Máscara para acne, espinhas e cravos: aplicar uma compressa de argila rosa com vinagre de maçã sobre a pele, deixar agir por 60 minutos e remover usando água fria ou chá de camomila. Repetir a aplicação em dias alternados até a melhora da pele.  

A máscara de argila rosa normalmente causa uma sensação agradável ao ser aplicada no rosto, devendo ser removida em caso de desconforto durante o uso. 

Cuidados ao usar argila rosa

Crianças, gestantes e idosos normalmente possuem peles mais delicadas, sendo recomendado consultar um dermatologista antes de usar a argila rosa. 

Especialmente em caso de diabetes, é necessário ter cuidado devido ao risco de lesões na pele pelo uso da argila. Além disso, a argila rosa não deve ser aplicada diretamente sobre feridas abertas.

Vídeos relacionados