Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Apendicite crônica: o que é, sintomas e tratamento

A apendicite crônica corresponde à inflamação lenta e progressiva do apêndice, que é um pequeno órgão localizado no lado direito do abdômen. Essa situação acontece normalmente devido ao processo de bloqueio progressivo do órgão por fezes dentro do apêndice, resultando em dor no abdômen forte e recorrente, podendo ser acompanhado ou não de náuseas e febre.

Apesar da apendicite crônica e aguda serem caracterizadas pela inflamação do apêndice, elas são diferentes. A diferença entre apendicite crônica e aguda é que a apendicite crônica afeta poucas pessoas, tem um ritmo lento de progressão e os sintomas são mais leves e a apendicite aguda é muito comum, tem um ritmo rápido de progressão e os sintomas são intensos. Saiba mais sobre a apendicite aguda.

Apendicite crônica: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas de apendicite crônica

Os sintomas de apendicite crônica apenas estão relacionados com dor abdominal difusa, mas que pode ser mais forte na região direita e em baixo do abdômen, que persiste por meses e até anos. Além disso, a dor forte e constante pode ser acompanhada ou não pelos sintomas de apendicite aguda, como por exemplo náuseas e febre. Veja quais são os sintomas de apendicite.

A apendicite crônica é mais comum após os 40 anos de idade devido ao ressecamento das fezes e obstrução do apêndice. Por isso, é importante que sejam feitos exames de rotina, caso haja predisposição, para que a apendicite crônica seja identificada e tratada.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de apendicite crônica é difícil, pois normalmente não gera outros sintomas e a dor e a inflamação podem diminuir com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, sendo facilmente confundida com outras doenças, como gastroenterite e diverticulite, por exemplo.

No entanto, o exame de sangue, endoscopia e tomografia computadorizada abdominal podem ajudar no diagnóstico de apendicite crônica.

Tratamento para apendicite crônica

O tratamento para apendicite crônica é feito de acordo com a orientação do clínico geral, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e antibióticos, caso haja suspeita de infecção.

No entanto, o tratamento mais eficaz para a apendicite crônica é a remoção do apêndice por meio de procedimento cirúrgica, pois assim é possível eliminar os sintomas de vez e impedir a recorrência da doença e o rompimento do órgão. Entenda como é feita a cirurgia para remover o apêndice.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem